18 abril 2023

Como deixar sua sala comercial mais sustentável

Dicas | Tendências
Como deixar sua sala comercial mais sustentável

Pensar no meio ambiente e no futuro do planeta é benéfico tanto para a geração atual, mas, principalmente, para a que está por vir; veja como deixar sua sala comercial mais sustentável

Empresas sustentáveis são muito bem vistas no mercado. Não só pela sustentabilidade estar na moda e na boca de quem pensa no futuro. Mas também por ser uma preocupação real e necessária. E é possível deixar sua sala comercial mais sustentável e de bem com o meio ambiente.

Pesquisa realizada por uma empresa global de edificações inteligentes e sustentáveis apontou que 72% dos entrevistados procuram implementar programas de sustentabilidade em suas empresas. Cerca de 8 em cada 10 instituições enxergam a temática como prioridade de negócios, considerada uma melhora para a reputação da marca, redução de custos, crescimento de receita e fidelização de clientes.

Por isso que, cada vez mais, as empresas buscam por edificações certificadas e que também pensam no futuro, como as com selo LEED e que se baseiam no ESG, sigla para governança ambiental, social e corporativa, em inglês. 

Já falamos sobre os benefícios que as edificações sustentáveis trazem para a saúde e agora chegou a vez das salas e lajes comerciais. Com tantos números positivos e em alta, é importante pensar em estratégias para implementar na sua empresa, não apenas pelos futuros clientes que irão aparecer, mas também pensando em um mundo melhor habitável.

Veja algumas estratégias para implementar na sua empresa:

Empresa mais sustentável

Quando falamos em empresas sustentáveis pensamos em todos os pequenos detalhes que podem ser feitos por uma companhia para que ela atue em equilíbrio entre as suas necessidades e a preservação de recursos naturais.

Para isso, é preciso analisar desde a estrutura da empresa, os números de colaboradores e espaço que ela oferece, além dos consumos e lixos gerados. São muitas coisas que, mudando aos poucos, podem trazer resultados e economia.

Design mais natural

Vamos começar pelo básico?, a estrutura do local. Projetar ambientes que utilizem elementos naturais, que tenham áreas verdes e mais natureza traz centenas de benefícios aos colaboradores, incluindo aumento do bem-estar e da produtividade, conforme apontamos neste artigo.

Outro ponto importante é a iluminação: luz natural sempre que possível. A iluminação circadiana não influencia somente na produtividade do colaborador, mas também na qualidade do sono – que naturalmente, interfere na produtividade. Portanto, pense bem antes de investir na iluminação do ambiente e não esqueça de usar lâmpadas de LED ou fluorescentes, que gastam menos energia.

E por falar em gastar menos energia, que tal desligar alguns equipamentos menos utilizados no dia a dia ao sair do escritório? Desligar equipamentos, apagar todas as luzes, são práticas que quando adotadas diariamente trazem uma economia considerável de energia.

Lixo separado

Separar o lixo orgânico do reciclável já deveria ser prática para todos. Se o condomínio onde você está separa o lixo em outras categorias, como papel, metal, vidro, plástico, mantenha a rotina e instrua seus funcionários.

Caso o edifício não tenha essa separação, que tal sugerir ao síndico? A maior parte das cidades conta com a coleta seletiva, que auxilia muitas pessoas envolvidas neste processo.

E mais… se tiver uma área na sua empresa, que tal realizar a compostagem com os resíduos orgânicos? O material pode ser usado posteriormente como adubo ou ainda doado para instituições. Menos lixo, mais utilidade.

Ainda no quesito limpeza, escolha produtos ecológicos, que não contaminem a água e o lixo, biodegradáveis, panos reutilizáveis, entre outros. 

Decoração eco

Mantendo a vibe da reciclagem, você sabia que é possível encontrar muitos materiais de escritório feitos de reciclagem? Ou ainda, criar novos objetos com material que iria para o lixo?

Use a criatividade e incentive seus colaboradores a colocarem a mão na massa. É possível fazer porta-canetas, nichos, banquetas, entre outros.

São pequenas ações que tornam um mundo melhor. Invista em uma sala comercial mais sustentável, o meio ambiente agradece.

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.