Como aproveitar o espaço da sala comercial
Local deve ser organizado e versátil, para atender a todas as demandas; veja como otimizar o espaço da sala...
LEIA MAISPermitir a presença da natureza em escritórios e salas comerciais resulta em inúmeros benefícios para os colaboradores, conforme demonstram diversos estudos
Uma tendência atual da arquitetura e do design é tentar agregar a natureza em espaços fechados. Isso passa pela constatação de que passamos 90% da vida em ambientes fechados – normalmente, circulando entre trabalho e residência. Nesse sentido, a biofilia na arquitetura visa conectar a necessidade do homem de estar em contato com a natureza em ambientes fechados.
A presença da natureza gera vantagens claras para as empresas, tais como: 15% de aumento na sensação de bem-estar, 6% na produtividade e 15% na criatividade. Esses dados são resultados de um estudo conduzido com 7,6 mil funcionários de empresas de 16 países, com o propósito de mostrar a importância dos ambientes de escritórios no bem-estar dos colaboradores.
Chamado de “O Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho”, a pesquisa ouviu pessoas de 16 nações, incluindo o Brasil. A maior parte delas (58%) tinha entre 25 e 44 anos e passava de 40 a 49 horas por semana nos escritórios. Entre as principais conclusões do estudo, destaque para:
– Um terço (33%) dos trabalhadores de escritório diz que o design afetaria sua decisão de trabalhar em uma empresa;
– Pouco mais de 10% dos funcionários de escritório relatam que eles não têm vista para a janela na sua mesa. Apenas 42% afirmam ter plantas vivas no escritório e alarmantes 47% reportaram não ter nenhuma luz natural.
– Dois terços (67%) dos entrevistados relataram sentir felicidade ao andar em ambientes do escritório iluminados acentuados com as cores verde, amarelo ou azul;
– 24% dos entrevistados dizem que seu local de trabalho não fornece uma sensação de iluminação e espaço e 28% afirmaram não ter um espaço tranquilo para trabalhar;
Essas são algumas das conclusões do estudo que vão na direção das atenções a serem adotadas em escritórios e salas comerciais. Os cuidados com a biofilia na arquitetura são benéficos para as empresas sob todos os pontos de vista: da saúde global de colaboradores passando pelo aumento de produtividade e criatividade, além de uma natural redução de estresse e melhoria do trabalho em equipe.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada US$ 1 destinado ao tratamento de questões psicológicas (como a depressão) resultam em um retorno de US$ 4 em saúde e produtividade. Como a biofilia na arquitetura contribui no bem-estar dos colaboradores, o aporte de recursos deve ser observado como um investimento por parte das organizações.
Como já se sabe, a ideia da biofilia na arquitetura é de trazer a natureza mais próxima das pessoas em um ambiente fechado. Com esse raciocínio em mente, há alguns fatores que precisam ser incorporados no momento de planejar um escritório ou sala comercial:
A presença da luz natural é um fator fundamental para a sensação de bem-estar das pessoas, conforme demonstramos no artigo sobre iluminação circadiana. Um dos caminhos é buscar edifícios corporativos com certificações, como o selo LEED, que indicam um melhor uso de recursos naturais, como a luz, a água e o vento, reduzindo os custos e aumentando o bem-estar das pessoas.
Cozinha, copa e até mesmo jardins externos… Esses ambientes permitem que as pessoas interajam entre si, melhorando a dinâmica de trabalho. Além das preocupações com a biofilia na arquitetura, é importante considerar a interação entre os colaboradores. Pessoas de diferentes setores podem contribuir para a solução de problemas corporativos, além de melhorar os relacionamentos.
Seu escritório conta com uma varanda? Faça com que ela se torne parte do espaço, mesmo que para momentos de descanso e respiro. Se não há espaço para jardins externos, as plantas devem fazer parte do ambiente – e não apenas elas, mas outros elementos que remetam à natureza.
A biofilia na arquitetura pressupõe o uso de materiais naturais, como a madeira, pedras e o bambu, por exemplo. Há um tipo de conexão visual entre as pessoas com esses elementos, o que contribui para a redução do estresse. Uma das opções é construir um jardim vertical, que pode ter uma mistura de plantas e desses elementos.
A opção de cores que lembrem objetos da natureza, como o verde das árvores ou folhas secas, ou o azul, do oceano ou rios, contribuem no estímulo à criatividade e favorecem a sensação de bem-estar. Nas pinturas, é possível pensar em elementos que se relacionem com a natureza.
Outra dica a ser usada é buscar estabelecer relações entre luz, sombra e os elementos do design biofílico. As linhas retas são uma tendência das construções humanas, enquanto os projetos biofílicos costumam seguir os padrões naturais, que dificilmente seguem as linhas retas.
Não à toa, a pesquisa sobre o impacto do design biofílico listou os 5 elementos mais desejados no trabalho. São eles: luz natural (44%), plantas (20%), ambiente de trabalho silencioso (19%), vista para o mar (17%) e cores vibrantes (15%). Ficou curioso por mais informações sobre a biofilia na arquitetura? Confira esse documentário que aborda o tema!
A Víncere Locações oferece três edifícios comerciais com diversas salas comerciais para locação. Conheça os empreendimentos:
– Neo Corporate, que conta com o selo LEED Gold
– JG1698, que conta com o selo LEED Gold
Entre em contato conosco para conhecer a disponibilidade de nossos espaços!
(Fotos: Divulgação Casa Cor Rio de Janeiro/2022)
Local deve ser organizado e versátil, para atender a todas as demandas; veja como otimizar o espaço da sala...
LEIA MAISÉ preciso se atentar a pontos imprescindíveis, mas que podem passar despercebidos antes de fechar o contrato de locação...
LEIA MAISO mais novo empreendimento comercial do Cabral está 80% comercializado: não perca a oportunidade de investir em uma loja...
LEIA MAISUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.