31 maio 2022

Biofilia na arquitetura: mais produtividade e bem-estar

Curiosidades | Tendências
Biofilia na arquitetura: mais produtividade e bem-estar

Permitir a presença da natureza em escritórios e salas comerciais resulta em inúmeros benefícios para os colaboradores, conforme demonstram diversos estudos

Uma tendência atual da arquitetura e do design é tentar agregar a natureza em espaços fechados. Isso passa pela constatação de que passamos 90% da vida em ambientes fechados – normalmente, circulando entre trabalho e residência. Nesse sentido, a biofilia na arquitetura visa conectar a necessidade do homem de estar em contato com a natureza em ambientes fechados.

A presença da natureza gera vantagens claras para as empresas, tais como: 15% de aumento na sensação de bem-estar, 6% na produtividade e 15% na criatividade. Esses dados são resultados de um estudo conduzido com 7,6 mil funcionários de empresas de 16 países, com o propósito de mostrar a importância dos ambientes de escritórios no bem-estar dos colaboradores.

Chamado de “O Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho”, a pesquisa ouviu pessoas de 16 nações, incluindo o Brasil. A maior parte delas (58%) tinha entre 25 e 44 anos e passava de 40 a 49 horas por semana nos escritórios. Entre as principais conclusões do estudo, destaque para:

– Um terço (33%) dos trabalhadores de escritório diz que o design afetaria sua decisão de trabalhar em uma empresa;

– Pouco mais de 10% dos funcionários de escritório relatam que eles não têm vista para a janela na sua mesa. Apenas 42% afirmam ter plantas vivas no escritório e alarmantes 47% reportaram não ter nenhuma luz natural.

– Dois terços (67%) dos entrevistados relataram sentir felicidade ao andar em ambientes do escritório iluminados acentuados com as cores verde, amarelo ou azul;

–  24% dos entrevistados dizem que seu local de trabalho não fornece uma sensação de iluminação e espaço e 28% afirmaram não ter um espaço tranquilo para trabalhar;

Essas são algumas das conclusões do estudo que vão na direção das atenções a serem adotadas em escritórios e salas comerciais. Os cuidados com a biofilia na arquitetura são benéficos para as empresas sob todos os pontos de vista: da saúde global de colaboradores passando pelo aumento de produtividade e criatividade, além de uma natural redução de estresse e melhoria do trabalho em equipe.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada US$ 1 destinado ao tratamento de questões psicológicas (como a depressão) resultam em um retorno de US$ 4 em saúde e produtividade. Como a biofilia na arquitetura contribui no bem-estar dos colaboradores, o aporte de recursos deve ser observado como um investimento por parte das organizações.

Quais fatores contribuem para a biofilia na arquitetura

Como já se sabe, a ideia da biofilia na arquitetura é de trazer a natureza mais próxima das pessoas em um ambiente fechado. Com esse raciocínio em mente, há alguns fatores que precisam ser incorporados no momento de planejar um escritório ou sala comercial:

– Luz Natural  

A presença da luz natural é um fator fundamental para a sensação de bem-estar das pessoas, conforme demonstramos no artigo sobre iluminação circadiana. Um dos caminhos é buscar edifícios corporativos com certificações, como o selo LEED, que indicam um melhor uso de recursos naturais, como a luz, a água e o vento, reduzindo os custos e aumentando o bem-estar das pessoas.

– Espaços de convivência 

Cozinha, copa e até mesmo jardins externos… Esses ambientes permitem que as pessoas interajam entre si, melhorando a dinâmica de trabalho. Além das preocupações com a biofilia na arquitetura, é importante considerar a interação entre os colaboradores. Pessoas de diferentes setores podem contribuir para a solução de problemas corporativos, além de melhorar os relacionamentos.

– Espaços ao ar livre 

Seu escritório conta com uma varanda? Faça com que ela se torne parte do espaço, mesmo que para momentos de descanso e respiro. Se não há espaço para jardins externos, as plantas devem fazer parte do ambiente – e não apenas elas, mas outros elementos que remetam à natureza.

– Formas da natureza 

A biofilia na arquitetura pressupõe o uso de materiais naturais, como a madeira, pedras e o bambu, por exemplo. Há um tipo de conexão visual entre as pessoas com esses elementos, o que contribui para a redução do estresse. Uma das opções é construir um jardim vertical, que pode ter uma mistura de plantas e desses elementos.

– Cores 

A opção de cores que lembrem objetos da natureza, como o verde das árvores ou folhas secas, ou o azul, do oceano ou rios, contribuem no estímulo à criatividade e favorecem a sensação de bem-estar. Nas pinturas, é possível pensar em elementos que se relacionem com a natureza.

– Fuja das linhas retas na decoração 

Outra dica a ser usada é buscar estabelecer relações entre luz, sombra e os elementos do design biofílico. As linhas retas são uma tendência das construções humanas, enquanto os projetos biofílicos costumam seguir os padrões naturais, que dificilmente seguem as linhas retas.

Não à toa, a pesquisa sobre o impacto do design biofílico listou os 5 elementos mais desejados no trabalho. São eles: luz natural (44%), plantas (20%), ambiente de trabalho silencioso (19%), vista para o mar (17%) e cores vibrantes (15%). Ficou curioso por mais informações sobre a biofilia na arquitetura? Confira esse documentário que aborda o tema!

A Víncere Locações oferece três edifícios comerciais com diversas salas comerciais para locação. Conheça os empreendimentos:

Neo Corporate, que conta com o selo LEED Gold

World Business

JG1698, que conta com o selo LEED Gold

Entre em contato conosco para conhecer a disponibilidade de nossos espaços!

(Fotos: Divulgação Casa Cor Rio de Janeiro/2022)

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.