24 maio 2022

Quais as vantagens da iluminação circadiana?

Curiosidades | Tendências
Quais as vantagens da iluminação circadiana?

Da produtividade à qualidade do sono, a iluminação circadiana deve ser uma preocupação das empresas em seus escritórios e das pessoas em suas casas

A iluminação circadiana é uma forma de adaptar os ambientes fechados ao chamado ritmo ou ciclo circadiano. Trata-se da atuação do relógio biológico do corpo, que opera em diferentes áreas, como metabolismo, sono e vigília, sendo influenciado pela maneira como somos expostos à iluminação durante o dia.

A nossa forma de vida atual nos faz permanecer por cerca de 90% do tempo em espaços fechados, o que amplia a preocupação com cuidados e com a qualidade desses ambientes. Os edifícios sustentáveis são exemplos que ganharam corpo nos últimos anos em busca de oferecer mais qualidade de vida às pessoas.

Com essa preocupação e cuidado em mente, o investimento em iluminação circadiana resulta em benefícios para as empresas, que podem ter seus colaboradores mais alertas ao longo do dia, e deve ser levado para casa, pensando na qualidade do sono.

As características globais

A iluminação em ambientes fechados deveria seguir o sol: se mantém ativa ao longo do dia até mesmo por aspectos hormonais. A iluminação circadiana estimula a produção de dopamina de dia, assim como a luz solar contribui para o efeito de se manter alerta. Na medida em que a luz do sol vai perdendo força, o corpo passa a produzir a melatonina, o hormônio responsável por regular e dar a sensação de sono.

Antes da iluminação artificial, a tendência do ser humano seria dormir até a volta dos primeiros raios solares. Com a energia elétrica, esse hábito já não é mais seguido há décadas, mas, ao menos, é possível atentar para que a iluminação circadiana já nos prepare para o momento de dormir. Esse cuidado garante profissionais mais produtivos, criativos, descansados e menos estressados.

Uma mudança de preocupação: como garantir a iluminação circadiana?

Há alguns anos, a preocupação em relação à iluminação estava em sua eficiência: quanto mais claro, melhor para a maioria dos projetos. Atualmente, houve uma mudança, já que se considera o impacto nas pessoas, exatamente o foco da iluminação circadiana. Já se sabe que o organismo responde de maneira diferente às variações, inclusive nos aspectos hormonais e de concentração.

Por isso, houve aumento da busca por este tipo de iluminação, que pode influenciar na produtividade, no humor e na criatividade dos colaboradores. Existem alguns fatores preponderantes para ter sucesso nesta empreitada:

– Janelas

A iluminação natural deve fazer parte dos ambientes fechados ao longo do dia e garantir um controle na noite, quando deve ser mais amena. A presença de janelas evita que os ambientes tenham apenas a iluminação artificial, contribuindo para a produção de dopamina e melatonina, seguindo o relógio biológico.

– Temperatura das luzes 

Não se trata do calor emitido pelas lâmpadas, mas de sua tonalidade. As frias são estimulantes, ideais para ambientes voltados à produtividade e ao aumento da concentração. Por outro lado, as iluminações quentes estimulam o relaxamento e o descanso, indicada para ambientes com esse perfil. Nos escritórios, é comum que se opte pelas mais frias.

– Quantidade 

Além da temperatura, a quantidade de luz recebida é fundamental. Em empresas, o ideal é permitir a entrada do sol associada ao uso das luzes frias. Nas residências, é possível instalar um controlador de intensidade de luz (dimmer), reduzindo a luminosidade pouco a pouco no período noturno, facilitando a produção da melatonina.

– Geometria e direcionalidade 

A iluminação será dirigida para algum local ou será geral? É possível que a decoração adotada nas salas comerciais também contemple a direcionalidade: com luminárias ou ambientes em que ela venha de baixo para cima, por exemplo.

Recomendação de leitura

Em um dos livros mais interessantes a respeito do estudo do sono, o neurocientista Matthew Walker mostra em “Por Que Nós Dormimos: A Nova Ciência do Sono e do Sonho” a importância de se preocupar com a qualidade do sono para o bem-estar global da saúde.

Esse cuidado resulta em benefícios globais na qualidade de vida, como a melhora do aprendizado, do humor e dos níveis de energia, regulação de hormônios, prevenção de câncer, Alzheimer e diabetes, retardo dos efeitos do envelhecimento e aumento da longevidade.

“Uma excelente análise da importância do sono e dos sonhos, a obra examina transtornos como a insônia e os malefícios do uso de remédios para dormir, além de oferecer alternativas não medicamentosas para a falta de sono e valiosas dicas práticas para dormirmos bem todas as noites”, incluindo o cuidado com a iluminação circadiana. O texto é da Editora Intrínseca, responsável por lançar a obra no Brasil.

“Após a primeira noite sem dormir, os lapsos de concentração aumentam em mais de 400%. A surpresa é que essas deficiências continuam crescendo após uma segunda e terceira noite de total privação do sono”, explica ao longo do livro. Segundo Walker, as pesquisas mostram que, “após ficar acordado por cerca de 19 horas, pessoas com privação de sono estão com uma deficiência cognitiva semelhante àqueles considerados legalmente bêbados”.

Já está preparado para fazer um projeto de iluminação circadiana em seu negócio? A Víncere Locações oferece três edifícios com diversas salas comerciais para locação. Conheça os nossos empreendimentos:

Neo Corporate

World Business

JG1698

(Fotos: Unsplash e Pixabay.)

Posts Relacionados

O Ikigai e a busca pelo propósito de um negócio
26 fevereiro 2024

O Ikigai e a busca pelo propósito de um negócio

O termo japonês Ikigai significa dar um sentido à vida e é uma estratégia que pode ser, sim, aplicada...

LEIA MAIS Seta
Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.