02 maio 2022

A importância das certificações para empreendimentos corporativos

Tendências
A importância das certificações para empreendimentos corporativos

Certificações para empreendimentos corporativos, como a LEED, oferecem benefícios como redução do consumo de energia e água, controle de resíduos e incremento da produtividade de colaboradores

O Brasil ocupa a 5ª colocação na certificação para empreendimentos corporativos LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), conforme o anuário 2020/2021 do Green Building Council (GBC). São mais de 1,5 mil empreendimentos que obtiveram esse selo – em 2020, 86 novas construções fizeram essa requisição.

Parte da motivação por trás do investimento nesse tipo de melhoria se deve à busca das empresas por melhorias no chamado ESG (Meio ambiente, Social e Governança, na sigla em inglês). Recentemente, a pesquisa “Visão do Mercado Brasileiro sobre aspectos de ESG” mostrou que 93% dos entrevistados acreditam que as boas práticas da área, se devidamente exploradas, resultam em ganhos reais e contribuem para o fortalecimento da marca e de uma cultura de trabalho.

Um edifício com certificação LEED, por exemplo, gera benefícios do ponto de vista ambiental e social. Em seu anuário, o GBC informa que os empreendimentos certificados contam com algumas vantagens: redução média de 25% em energia; queda de 40% a 60% no consumo de água; diminuição de 80% do que é despejado em aterros sanitários; e melhora de 8 a 11% na produtividade dos colaboradores.

Conforme listamos no blog da Víncere Locações, a escolha de um espaço para locar uma sala comercial deve levar em consideração vários critérios. Os espaços com certificações para empreendimentos corporativos representam menor custo mensal e um incremento no bem-estar e na produtividade dos colaboradores.

Outro ponto importante que precisa ser levado em conta é a expectativa e a exigência dos consumidores por empresas interessadas em atividades e produtos considerados sustentáveis – o que inclui o ambiente de trabalho promovido pela corporação.

Os tipos de certificações para empreendimentos corporativos

Para obter o selo LEED, é preciso superar uma série de exigências relacionadas a vários aspectos dos empreendimentos: espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processos e localização e transporte. No caso da certificação LEED, trata-se da mesma regra aplicada em mais de 160 países, criando um critério único. 

Nessas avaliações, é possível somar até 110 pontos: caso obtenha de 40 a 49, o empreendimento recebe a certificação LEED; de 50 a 59, trata-se de uma certificação “LEED silver”; de 60 a 79 pontos, o edifício obtém o selo “LEED gold”; e, acima de 80 pontos, obtém-se o nível “LEED platinum”.

O Neo Corporate e o JG1698, empreendimentos da Víncere Locações, contam com a certificação LEED Gold pelo GBC. Isso significa que os seus projetos garantem redução de consumo de água e de energia, além do uso de materiais e tecnologia com baixo impacto ambiental. Um exemplo do Neo Corporate são os vidros de fachada que permitem a entrada de iluminação natural, mas refletem o calor, reduzindo a necessidade de ar-condicionado. No caso do JG1698, as sacadas e floreiras contam com irrigação automática.

Existe a possibilidade de requisitar a certificação para o projeto em diversas fases do empreendimento, tais como: registro do projeto, auditoria documental do projeto, auditoria documental da obra e o reconhecimento após a conclusão da obra.

O presidente do GBC, Raul Penteado, afirma que as iniciativas atuam em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), considerando temas como mudanças climáticas, saúde, bem-estar e economia circular.

“Nosso planeta não pode esperar. Precisamos agir rápido na inovação de sistemas construtivos, incluindo materiais e processos, e com o apoio valioso de regulamentações e certificações, vamos juntos, acelerar a construção do Brasil que queremos”, diz. A sua empresa pode fazer parte deste movimento ao locar sala em empreendimentos com certificações.

Certificações para empreendimentos corporativos: confira 10 benefícios do selo LEED

1) Diminuição dos custos operacionais e de riscos regulatórios;

2) Valorização do imóvel para revenda ou arrendamento;

3) Aumento na velocidade de ocupação, da retenção e menor obsolescência;

4) Aumento da satisfação e bem estar dos usuários, além de maior conscientização;

5) Estímulo a políticas públicas de fomento a Construção Sustentável;

6) Uso racional e redução da extração dos recursos naturais;

7) Implantação consciente e ordenada;

8) Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas;

9) Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental;

10) Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.

Seu negócio está em busca de empreendimentos alinhados às boas práticas sustentáveis? Nós, da Víncere Locações, temos opções disponíveis para atingir esse propósito. Entre em contato para saber mais sobre as oportunidades em edifícios que respeitam o compliance e as estratégias de ESG.

(Foto: Hall de entrada do Neo Corporate)

Posts Relacionados

Quais as vantagens de locar uma laje corporativa
30 junho 2022

Quais as vantagens de locar uma laje corporativa

Espaços de alto padrão costumam ocupar um andar inteiro ou boa parte dele, dando autonomia para as companhias modificarem...

LEIA MAIS Seta
Certificações de edifícios impactam na estratégia de ESG
21 junho 2022

Certificações de edifícios impactam na estratégia de ESG

Organizações buscam formas para comprovar suas boas práticas: selos de certificação mostram redução no consumo de energia e água,...

LEIA MAIS Seta
Por que investir em isolamento acústico na sala comercial?
14 junho 2022

Por que investir em isolamento acústico na sala comercial?

Ter sucesso nesta empreitada resulta em vantagens para os colaboradores e para os clientes, que não são incomodados com...

LEIA MAIS Seta
Whatsapp

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.