06 abril 2022

7 dicas para acertar na hora de alugar uma sala comercial

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7 dicas para acertar na hora de alugar uma sala comercial

Quais são os critérios antes de alugar uma sala comercial? Descubra quais as boas práticas antes de definir o ambiente de trabalho para o seu negócio

Escolher os critérios para alugar uma sala comercial é fundamental para um negócio, independentemente de sua etapa. Se for o início de uma jornada, pode ser o local que vai permitir o seu crescimento; em empresas já estabelecidas, o foco é oferecer o conforto e a comodidade para que os colaboradores desempenhem suas tarefas com criatividade e afinco, em um ambiente agradável.

Além disso, este novo espaço será a “cara” do seu negócio. Os colaboradores e os clientes vão ter suas primeiras impressões sobre a companhia, o que pode ser determinante na hora de firmar as parcerias.

Diante da importância dessa decisão, listamos 7 dicas para acertar na hora de alugar uma sala comercial:

1) Localização

A localização é um ponto fundamental para alugar uma sala comercial, assim como na hora de comprar ou locar uma residência. Delimite a busca nos bairros mais atrativos e liste os empreendimentos comerciais de interesse.

É importante mesclar a localização com o foco do seu negócio: trata-se de uma empresa que depende das pessoas passarem na frente? É um serviço B2B (entre empresas), que pode ficar em salas superiores? A visibilidade é importante? Precisa estar próximo a estações de ônibus? Ter estacionamento importa?

Não há respostas certas ou erradas para essas perguntas. É preciso conhecer o seu negócio, o público-alvo e entender o que eles esperam do seu escritório.

2) Facilidades próximas

Nesse item, é importante ir além de avaliar supermercados, restaurantes e outros serviços próximos no momento de locar uma sala comercial. Vale observar negócios que melhorem o desempenho e simplifiquem o dia a dia da sua empresa. Por exemplo, sua companhia costuma necessitar de impressões de gráficas especializadas e há uma do outro lado da rua do edifício. Cada organização tem as suas necessidades e vale observar as facilidades próximas antes de tomar uma decisão final.

3) Tamanho

Saindo da localização e dos serviços, é importante compreender qual o momento da sua empresa, qual o plano de negócio para os próximos anos e quais as expectativas de futuro. As respostas a essas três perguntas vão auxiliar a definir o espaço ideal, assim como o tamanho de sua atual equipe.

De maneira geral, o ideal é que a sala comercial possa abrigar todos os colaboradores já contratados e contemple os que devem ser absorvidos, ao menos, no médio prazo – em até três anos. Afinal de contas, a mudança de uma sala implica em novos custos.

Outros pontos importantes: seus colaboradores precisam de espaços separados, baias ou seu negócio opta por ambientes abertos? Há necessidade de recepção separada? É essencial que você tenha em mente o que planeja fazer com o espaço, uma vez que decida locar uma sala comercial.

Não esqueça, é claro, de considerar áreas que serão usadas pelos colaboradores: qual o número de banheiros? Há espaço para uma cozinha ou copa?

4) Áreas comuns

Muitas empresas estão optando pela locação de salas comerciais sem espaços específicos para grandes reuniões. Nesse caso, é comum buscar edifícios comerciais que ofereçam áreas comuns que possam ser usadas em necessidades, como salas de reuniões de tamanhos diversos, auditórios, cozinha gourmet para eventos, entre outras possibilidades.

Sua empresa costuma realizar esse tipo de evento? Se sim, ficar atento às áreas comuns pode ser um diferencial no momento da locação. Além disso, é importante considerar outros espaços: elevadores, portaria, catracas de acesso, equipamentos de segurança, acessibilidade, entre outros aspectos da mobilidade dentro do condomínio comercial.

5) Valor mensal aproximado

É importante saber qual o valor disponível a ser gasto com o espaço, mas não colocar ele como uma linha de corte. O valor do aluguel e condomínio precisam estar alinhados à realidade da empresa, mas sempre devem ser considerados outras variantes. 

Por exemplo, se a sua empresa prevê expansão e há uma sala mais interessante com um valor acima do inicialmente estipulado, pode ser mais inteligente garanti-la do que ter que trocar de ambiente em um espaço curto, o que implica em mais custos, atrasos na realização de projetos, entre outras dificuldades.

Ou seja, o valor mensal precisa contemplar todos os custos, mas também levar em conta o planejamento futuro do negócio.

6) Negocie o aluguel os termos do contrato

Ao estudar diversos imóveis, conhecer a região, a situação do edifício e a condição da sala comercial, torna-se mais simples sentar com o proprietário para realizar uma negociação do preço do aluguel. Vale lembrar que nesta discussão é importante que você também esteja disposto a ceder.

Entre as possibilidades, estão uma redução do valor em troca de um ano a mais de contrato? Uma melhoria na sala em vez do desconto? Um período de carência até o início da cobrança? Sempre há possibilidade de se chegar a um meio termo que beneficie a ambos.

Lembre-se de se atentar também a aspectos dos contratos, como o valor da multa rescisória – especialmente em locações de longa duração. Ter o suporte do seu setor jurídico é sempre uma boa pedida na hora de locar uma sala comercial.

7) Fique atento à vistoria

O processo de vistoria vai demonstrar a situação em que a sala foi encontrada no momento da locação. É importante guardar esse documento para que o espaço seja entregue nas mesmas condições ao fim do contrato. É claro que, dependendo da melhoria realizada, o proprietário pode autorizar que a devolução seja feita com outros aspectos.

A Víncere Locações oferece três edifícios com diversas salas comerciais para locação. Conheça os empreendimentos:

Neo Corporate

World Business

JG1698

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(Foto: Sala 201 do Neo Corporate)

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