06 dezembro 2022

Qual a importância do descarte correto de lixo no condomínio?

Geral
Qual a importância do descarte correto de lixo no condomínio?

Empresas preocupadas com a sustentabilidade devem garantir o reaproveitamento ou o descarte adequado em seu dia a dia

Ser sustentável é muito mais do que simplesmente colar adesivos em carros e estabelecimentos. Cada vez mais, as empresas precisam comprovar o que estão fazendo em prol do meio ambiente, incluindo o que diz respeito ao descarte de resíduos. Conforme explicamos neste artigo, uma estratégia de ESG (do inglês, Environment, Social and Corporate Governance) deve considerar vários aspectos, agregando também esse cuidado.

Por isso, mais do que simplesmente adotar ações com foco no cuidado com o planeta, caso do descarte de resíduos de forma adequada e o baixo consumo de energia, as organizações precisam planejar de forma inteligente sua atuação nessa área, o que deve contemplar a escolha por um condomínio adequado.

Para ter a garantia de sucesso no seu ponto comercial, o ideal é que o condomínio conte com algum tipo de certificação, como a LEED. Trata-se de uma comprovação de sua estratégia no descarte de resíduos.

Todo o consumo gera resíduos: dos orgânicos aos materiais de escritório. Estimativas da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apontam para a produção de 81,8 milhões de toneladas de rejeitos por ano no país em 2022, o equivalente a 381 kg por habitante ao ano – mais de 1 kg por dia.

Desse total, aproximadamente 76,1 milhões são coletados – o que representa mais de 90% do total. No entanto, apenas 61% recebem destinação adequada, seja para aterros sanitários ou reaproveitamento.

O papel dos condomínios

Uma das iniciativas lançadas por muitas prefeituras foi a de estabelecer regras claras para condomínios, visto que agregam um grande volume de pessoas, tornando-se grandes geradores e obrigando a um planejamento do descarte de resíduos, sejam eles residenciais ou comerciais.

Em Curitiba, por exemplo, a lei 14.596/2015 dispõe sobre “a separação e o descarte dos resíduos sólidos domésticos, limpeza urbana, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço”. Entre as obrigações dos condomínios, estão:

– Separação conforme a sua composição, exceto agrotóxicos; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes; produtos eletroeletrônicos e componentes.

Há, no texto da lei, a possibilidade de aplicação de multa em caso de descumprimento da norma.

Em muitos casos, os condomínios podem até mesmo se enquadrar como grandes geradores de resíduos, a exemplo de hotéis, restaurantes e bares, que precisam contratar empresas especializadas para coletar, transportar e dar destinação adequada, como as associações de coletores. 

Descarte correto de lixo: coleta seletiva

A coleta seletiva é o método de separar lixo seco (reaproveitável), os orgânicos e os rejeitos. É preciso investir em uma estratégia de comunicação e de disseminação de orientações para que todos saibam como agir em relação ao tema. Quanto maior o volume de pessoas circulando, mais informação será necessária para que todos sigam as regras.

Muitos condomínios optam por fazer a separação em cores, conforme o tipo de produto, seguindo um padrão rotineiramente adotado tanto em ambientes públicos quanto privados:  

Azul: papel/papelão

Vermelho: plástico

Verde: vidro

Amarelo: metal

Preto: madeira

Laranja: resíduos perigosos (como pilhas e baterias)

Branco: resíduos de hospitais e serviço de saúde

Roxo: lixo radioativo

A partir dessa separação e classificação dos diferentes tipos de lixo, é possível tornar o processo de reciclagem mais fácil. Dessa forma, torna-se viável separar os resíduos em:

– Recicláveis (latas, plásticos, vidros, papeis); 

– Orgânicos (restos de comida, cascas de ovos, de verduras e frutas); 

– Rejeitos (papel higiênico, guardanapo, lenços, absorventes).

Como implantar a coleta seletiva em condomínios?

Sem dúvidas o primeiro passo para implementar esse modelo de descarte correto de lixo em condomínios é a conscientização. Afinal, essa é uma decisão que deve ser tomada em conjunto por todos os condôminos. Separamos algumas dicas que podem ajudar:

– Apresente conteúdos sobre o assunto: Estabeleça um canal de comunicação para que nele sejam compartilhadas matérias sobre a importância do descarte correto.

– Busque exemplos: Pesquise por exemplos de outros estabelecimentos que já fazem uso da coleta seletiva, como foi o processo. Recentemente, a prefeitura de Curitiba publicou material sobre o tema.

– Encontre fornecedores: No mercado já existem empresas que fornecem lixeiras para descarte correto, de acordo com as cores apresentadas e também respondem pelo transporte e gestão deste material.

– Escolha um bom local: Encontre um local para que os resíduos sejam alocados. Esse ambiente precisa ser de fácil acesso dos condôminos, da equipe de tratamento e de limpeza. Em geral, eles são alocados na garagem.

O descarte de resíduos deve ser uma preocupação de toda empresa, especialmente aquelas mais alinhadas às práticas de ESG. Nesse sentido, a locação de espaços comerciais com certificação LEED é uma garantia de destinação correta, independentemente do seu tipo. Tenha tranquilidade neste aspecto e venha conhecer os dois empreendimentos com certificação LEED da Víncere Locações:

Neo Corporate

JG1698

O World Business conta com uma gestão diária de resíduos, dando tranquilidade aos seus locatários.

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.