13 dezembro 2022

Tamanho do seu escritório: como definir a sua sala comercial ou laje corporativa?

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Tamanho do seu escritório: como definir a sua sala comercial ou laje corporativa?

O tamanho do seu escritório é o principal aspecto e interfere diretamente no seu dia a dia. Nesta decisão é preciso ponderar itens como: planos futuros, regime de trabalho (presencial, home ou híbrido), layout e modelo de estações de trabalho

Acertar na locação de um imóvel e no tamanho do escritório nunca foi fácil para as empresas, independentemente do seu porte. Isto se tornou mais desafiador ainda nos últimos tempos em função da adoção de regimes de trabalho híbridos. Este modo de trabalho abre a possibilidade de revezamento entre casas e o escritório, de acordo com a sua necessidade.

Ou seja, há alguns anos, as companhias tinham total ciência do volume de empregados que deveriam acatar em seus espaços. Agora, os números são variáveis, o que torna esse planejamento e coordenação mais complexos. Não à toa, muitas organizações estão definindo regras claras sobre o trabalho híbrido, com dias fixos para permanecer em casa, o que permite organizar com segurança o tamanho do escritório.

Para facilitar este planejamento, vale fazer algumas perguntas sobre a situação atual e as perspectivas futuras do negócio:

– Qual o número de colaboradores atuais?

– Há previsão de novas contratações no médio prazo (entre um e dois anos)?

– As contratações serão para o modelo home office, híbrido ou presencial?

– Há algum tipo de cargo que demanda posto de trabalho maior?

Este tipo de resposta é mais fácil de ser obtida para empresas que estão presentes há algum tempo no mercado e conhecem o seu segmento e seu modo de operação. Por outro lado, as novatas que buscam seu primeiro imóvel comercial ou ainda estão se sedimentando em seus ramos de negócio sofrem um pouco mais para definir o tamanho do negócio.

E, além das questões acima, vale a pena considerar:

– A empresa precisa de uma sala de reunião interna (ou outros ambientes para agregar vários colaboradores) devido ao volume de encontros internos ou com clientes? Se a resposta for sim, uma laje comercial pode ser mais útil. Não é possível cravar que as salas de reunião dos próprios edifícios estarão disponíveis sempre que necessário.

Saber a resposta para essas perguntas otimiza a procura, ainda mais em um momento de aquecimento do mercado de locação comercial.

Como calcular o tamanho do escritório?

Há algumas regras importantes que devem ser usadas para planejar o tamanho de um escritório comercial. O mercado costuma usar algumas equações que facilitam o planejamento e a definição do tamanho do escritório:

– Uma estação de trabalho padrão deve ocupar entre 4 e 6 m2;

– Uma estação de trabalho de supervisor varia de 6 a 10 m2;

– Um escritório tradicional para determinados cargos costuma ter de 10 a 15 m2, dependendo do cargo e função das pessoas;

Estes dados são usados de modo a manter as pessoas em um ambiente confortável e uma distância segura dos demais colaboradores, conforme o aprendizado da última pandemia. Em geral, costuma-se trabalhar de uma maneira que as pessoas, quando sentadas lado a lado, estejam a cerca de 1,20 metro de distância do seu colaborador.

Isso implica em dar às pessoas conforto e garantia de ter a sua privacidade pessoal e social respeitada. Afinal de contas, não queremos construir um ambiente insalubre para os colaboradores, o que interfere diretamente na produtividade.

O layout

Outro ponto fundamental na definição do tamanho de um escritório é o layout que será escolhido. Assim como abordamos em relação à escolha das cores para o escritório, não há caminho totalmente certo ou errado aqui. Cada opção terá seus pontos positivos e negativos, e deve conseguir se relacionar à imagem da marca e à maneira como os próprios colaboradores enxergam a empresa.

Em geral, as empresas estão optando por um dos três modelos abaixo:

– Escritórios totalmente abertos, sem divisória, onde todos se sentam e trabalham juntos. Eles passam um ar de transparência e de que a comunicação é mais fluida. Também diminuem as amarras hierárquicas.

– Escritórios tradicionais, com espaços fechados. Estes ambientes constroem um local mais sóbrio, deixando claras as relações de hierarquia, mas, por outro lado, aumentam a privacidade e o conforto de muitos trabalhadores, especialmente os mais introspectivos.

– Uma combinação entre os dois modelos acima. É possível separar equipes por seu perfil, deixando grupos em ambientes totalmente abertos, enquanto outros atuam em espaços fechados.

Em um contexto de trabalho híbrido, muitas organizações estão apostando em escritórios totalmente abertos e sem postos de trabalho definidos. Dessa forma, as pessoas carregam seus próprios equipamentos profissionais nos dias de trabalho presencial e ocupam as áreas que estiverem disponíveis.

Agora que você já sabe alguns caminhos para definir o tamanho do escritório, que tal conhecer alguns dos espaços disponíveis em nossos empreendimentos?

Neo Corporate

JG1698

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