31 outubro 2023

5 dicas para motivar sua equipe

Gerenciamento de equipes
5 dicas para motivar sua equipe

Funcionários motivados e satisfeitos são mais produtivos e engajados, aumentando o desempenho da empresa; veja como motivar a equipe

Não é uma regra, mas acontece em quase todo lugar: colaboradores mais satisfeitos e felizes são mais produtivos e envolvidos no trabalho, interessados nos acontecimentos da empresa e buscam o crescimento da (e na) companhia.

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia corrobora a afirmação: funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivos. Ou seja, uma equipe motivada e engajada traz benefícios para eles próprios, para o time como um todo e para a empresa.

Quer tornar a relação da saúde mental com o trabalho mais saudável? Dê uma olhadinha neste texto.  

Mas como atingir esses resultados? Não sabe o que fazer para motivar a equipe? 

Listamos 5 dicas para você aplicar no dia a dia do seu negócio, inclusive para seu time que estiver em trabalho híbrido ou totalmente em home office.

Como motivar a equipe

1 – Ofereça um bom ambiente de trabalho

Trabalhar em um lugar em que todos se sentem confortáveis é importante para o desenvolvimento do trabalho e bem-estar dos funcionários. 

Invista em uma boa iluminação, isolamento acústico, ventilação adequada e um mobiliário ergonômico, em sua sala comercial ou laje corporativa.

Não precisa necessariamente oferecer espaços instagramáveis – tudo bem se tiver, dependendo do seu nicho -, mas um pouco de decoração pode fazer com que os colaboradores se sintam mais à vontade e contribuir para motivar a equipe.  

2 – Capriche na comunicação

Seja na forma oral ou escrita, uma comunicação clara faz toda a diferença em uma empresa.

Não deixe sua equipe com dúvidas ou sem saber o que fazer, seja sucinto nas solicitações e claro nos feedbacks. Uma comunicação interna eficaz mantém a equipe alinhada e informada. 

Invista na manutenção de todos os canais de comunicação atualizados e compartilhe tudo que considerar pertinente e motivador, como uma meta alcançada, novos clientes, premiações, projetos bem executados, entre outros..

3 – Integração entre todos

Muitas vezes, é difícil conhecer todas as pessoas da empresa, principalmente nas médias e grandes corporações – ainda mais com a nova dinâmica de trabalho a distância. 

Mas, na medida do possível, incentive a interação entre as equipes, principalmente as que conversam e precisam trocar informações entre si. Isso facilita para os mais tímidos e introvertidos, além de contribuir para novas amizades e mais cooperação.

Caso seja uma opção, promova dinâmicas que estimulem a criatividade: assim você faz com que as pessoas se conheçam e ainda pode extrair novos insights delas.

Nem toda dinâmica, porém, precisa visar aumento de resultados ou da criatividade: a companhia pode promover happy hours e momentos de confraternização para melhorar o relacionamento entre as pessoas.

4 – Escute sua equipe

Se o funcionário é parte da empresa, é necessário fazê-lo falar o que sente. Escute seus colaboradores sempre que eles se direcionarem a você ou sempre que souber de alguma intercorrência.

Há ainda aqueles que não gostam muito de falar, mas apresentam comentários ou sugestões de melhora em relação às suas funções. Tente fazer com que estes também se abram, seja por meio de avaliações periódicas, caixas de sugestões ou mensagens não identificadas. 

Saber ouvir a todos é fundamental no papel de liderança e solucionar problemas pode motivar a equipe cada vez mais.  

5 – Verbalize! Elogie, reconheça e encoraje

Além de tudo o que já foi citado ao longo do artigo, sempre demonstre o quanto a sua equipe é importante e fundamental para os novos negócios e o crescimento da empresa. Mostre que você, líder, se importa. 

Elogie, reconheça e celebre as pequenas e grandes conquistas e saliente que eles são parte de tudo isso.

Sentir-se parte é motivador.  

Veja mais 7 dicas para criar um bom ambiente de trabalho.

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