10 outubro 2023

Saúde mental no trabalho: como tornar esta relação mais saudável?

Gerenciamento de equipes
Saúde mental no trabalho: como tornar esta relação mais saudável?

Locais de trabalho tóxicos podem influenciar negativamente na saúde mental e na produtividade dos colaboradores; veja alguns passos para promover a saúde mental no trabalho

O Setembro Amarelo, mês que destaca a importância da saúde mental e a prevenção ao suicídio mal acabou, mas o alerta pela temática e os cuidados com a mente devem ser sempre lembrados e as ações realizadas continuamente, sobretudo no ambiente de trabalho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos ao ano devido à depressão e à ansiedade, impactando diretamente na economia global e no aumento dos casos de afastamentos, além de doenças mais graves.    

Rotinas estressantes de trabalho, pressão do cargo, acúmulo de funções e ainda assédios, bullying, discriminação social ou racial e violência psicológica são algumas das causas que podem influenciar na saúde mental no ambiente de trabalho. 

Por isso, cuidar da equipe, cultivar um bom relacionamento entre as pessoas e estar atento aos sinais devem ser prioridades dos gestores e das empresas, especialmente o setor de recursos humanos.

O que é a saúde mental

Muito se fala em preservar a saúde mental, mas nem todos têm ciência do que esse termo significa. 

De acordo com a OMS, a saúde mental se trata de um bem-estar físico, mental e social, possibilitando ao indivíduo exercer suas habilidades pessoais, lidar com os estresses, trabalhar de forma produtiva e contribuir com a sociedade.

Em resumo, ter saúde mental é viver bem, sem se desestabilizar com todos os imprevistos da vida.

Saúde mental no trabalho

Promover a saúde mental no trabalho não é uma tarefa complexa. 

O principal objetivo – e talvez mais difícil – seja o de conscientizar as pessoas da importância de pegar mais leve no trabalho, deixar o estresse de lado e tentar viver uma vida mais tranquila, mesmo com as rotinas e as atribuições diárias.

Quer criar um bom ambiente de trabalho? Sete tópicos podem te ajudar, leia em nosso blog!

Veja, abaixo, algumas dicas de como a empresa pode contribuir com os colaboradores em relação a isso:

– Informe e eduque

Use o tema em palestras, rodas de conversa e bate-papo com profissionais, em especial com os da psicologia e de recursos humanos. Crie espaços de acolhimento, nos quais os funcionários podem se abrir sem preconceitos ou julgamentos. 

Realizar parcerias com clínicas especializadas também pode ser uma boa opção a se ofertar aos colaboradores. Algumas empresas têm adotado a telemedicina para fomentar a saúde mental, especialmente por aumentar a privacidade dos colaboradores que procuram esse suporte.

– Treine os líderes

Saber liderar é uma tarefa complexa. Afinal, existem diferentes perfis de liderança e cada um pode lidar de uma forma. 

Ofereça treinamento aos líderes da empresa, principalmente sobre como se relacionar com os liderados, cultivar bons relacionamentos e um ambiente de acolhimento em prol da saúde mental.

– Reveja as remunerações

Ter um funcionário feliz é o sonho de todo patrão. Mas eles dificilmente estarão satisfeitos se os salários estiverem desatualizados. Portanto, reveja a política salarial, as bonificações e identifique onde é possível melhorar. 

Lembre-se de valorizar os seus colaboradores.

– Gostou? Elogie

Por falar em valorização da equipe, enalteça seu time quando ele trouxer resultados ou soluções para os problemas. Não precisa ser necessariamente uma bonificação, mas uma simples palavra pode alegrar o dia de muitos. 

Pode agradar um pouco mais? Que tal um jantar de agradecimento ou um momento só com seu time para celebrar?

– Flexibilidade e sobrecarga

Ser flexível é fundamental em um ambiente de trabalho, já que imprevistos podem acontecer para todos. 

Bom senso e capacidade para analisar as situações também são importantes, e isso deve ser válido para uma mudança, seja no mobiliário que está incômodo ou até mesmo para um pedido para faltar um dia de trabalho.

Ademais, evite as sobrecargas e os acúmulos de funções, pois isso deixa qualquer um fora do eixo. Permita que os colaboradores possam respirar e tenham a mente tranquila para desempenhar suas tarefas.

Parece muita coisa, não é mesmo? Mas, se a empresa puder fazer um pouco e aumentar as ações gradativamente, já é um começo benéfico em prol da saúde mental no trabalho. 

Com isso, manter uma boa comunicação com a equipe, deixar as inseguranças de lado e estar aberto a sempre que possível ouví-los pode melhorar, e muito, a saúde mental no trabalho, diminuindo o absenteísmo e a rotatividade na empresa.

Quer ter qualidade de vida no trabalho e manter a saúde em dia? Conheça as salas e lajes comerciais dos empreendimentos da Víncere Locações, que oferecem áreas comuns completas e equipadas, serviços de Concierge e clube de benefícios aos seus condôminos.

Posts Relacionados

Work-life balance: saiba a importância de se ter
17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas,...

LEIA MAIS Seta
Como será o mercado de trabalho em 2030?
10 junho 2024

Como será o mercado de trabalho em 2030?

Listamos 7 características que devem ser importantes para as profissionais atraírem o olhar das empresas, considerando a evolução da...

LEIA MAIS Seta
Como montar um escritório confortável e eficiente?
03 junho 2024

Como montar um escritório confortável e eficiente?

Um escritório confortável deve ser focado na produtividade e no bom rendimento dos colaboradores, sem deixar de lado a...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.