12 setembro 2023

Liderança empresarial: qual o tipo na sua empresa?

Gerenciamento de equipes
Liderança empresarial: qual o tipo na sua empresa?

Um líder de uma empresa pode ter várias características, que implicam em como a corporação atua em seu dia a dia; saiba quais os tipos de liderança empresarial existentes

Liderar uma equipe não é uma tarefa para todos: é preciso empatia, capacidade de motivar e de influenciar seus liderados. 

Nesse contexto, a liderança empresarial pode ser de vários tipos, destacando as principais características de quem comanda. Não existe certo ou errado, mas cada tipo de líder vai falar um pouco sobre o desenvolvimento da empresa e como ela lida com as questões no dia a dia.

A liderança empresarial não precisa necessariamente ser realizada pelo proprietário do negócio. Ela pode ser delegada a uma pessoa da equipe que tenha as características necessárias para desempenhar bem esse papel e engaje as pessoas com confiança e determinação.

Trabalhar com RH 4.0 é um avanço que está invadindo as empresas. Saiba mais sobre o assunto neste link.

Características da liderança empresarial

Ter uma boa liderança empresarial é fundamental para o sucesso e o crescimento da companhia. Para ser um bom líder, é preciso que o escolhido:

– Saiba falar e ouvir

Ter uma oratória fluente e clara é importante para que seus funcionários te compreendam, sem contar, é claro, a assertividade nos pedidos por escrito.

Tão importante quanto saber falar é ouvir! Portanto, ter tempo para entender o que se passa na cabeça dos seus colaboradores é imprescindível para um bom líder.

– Oriente e instrua

Defina o papel e as responsabilidades de cada um na empresa e instrua como eles devem agir. Junto a isso, estabeleça metas, forneça informações e os objetivos do trabalho. 

Muitas vezes, o funcionário não sabe qual o seu papel e responsabilidades na empresa e isso pode ser muito desmotivador.

– Tome decisões

É papel do líder tomar as decisões que lhe cabem, sendo ele o dono da empresa ou não. Avalie os prós e contras e busque os melhores caminhos: só não fique em cima do muro.

– Inspire pessoas

Faça com que as pessoas te olhem com admiração, seja por meio de técnicas motivacionais ou pelo seu carisma natural. Engaje e motive sua equipe a superar os desafios do dia a dia.

Você sabe organizar o financeiro da sua empresa? Veja algumas dicas neste post.

Tipos de liderança

Agora que você já sabe quais as principais características de um bom líder, veja alguns dos tipos de liderança empresarial mais comuns de se ver nas empresas:

Democrático x autocrático

Um líder democrático é aquele que estimula e incentiva a participação de todos, levando em consideração suas opiniões e sugestões, além de pensar no bem-estar do ambiente de trabalho e nos seus funcionários.

Por outro lado, na autocrática, o líder centraliza todas as tomadas de decisões, sem partilhar com o restante da equipe e, muito menos, ouvir seus colaboradores. Apesar de ser um tipo de liderança que pode desmotivar a equipe, ela é presente em muitas empresas.

Técnico

Aquele que se baseia em conhecimentos técnicos, utilizando sua experiência e compreensão para guiar seus colaboradores. Pode utilizar também de características comportamentais para liderar sua equipe e atingir os objetivos.

Liberal

Aqui, o líder não toma as decisões sozinho: toda a equipe e colaboradores cooperam e têm liberdade para tomar iniciativas por conta. 

É uma abordagem que favorece a participação e dá autonomia a todos, estimulando o networking empresarial, porém, pode ser um problema caso não seja bem coordenada.

Coaching e motivacional

São dois tipos de liderança empresarial semelhantes, baseados nas habilidades e nas potencialidades de cada um da equipe, proporcionando um ambiente de confiança, de capacitação e de progresso conjunto.

O líder motivacional tem ainda mais proximidade com sua equipe, criando um ambiente de trabalho saudável, com feedbacks construtivos e compartilhamento de experiências.

Situacional

Como o nome já propõe, é uma liderança que se adapta de acordo com a situação da empresa no momento. Neste caso, o líder deve ajustar seu comportamento conforme as conjunturas.

Independentemente do estilo de liderança empresarial, é importante que o líder seja capaz de se adaptar de acordo com a necessidade da organização, desempenhando um papel fundamental para extrair o melhor dos colaboradores, motivando e engajando ainda mais a equipe e potencializando os resultados empresariais.

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.