25 abril 2023

Networking empresarial: você já está fazendo o seu?

Dicas | Tendências
Networking empresarial: você já está fazendo o seu?

Prática é benéfica para empresas e pessoas, que se conectam com outras por afinidade e interesses comerciais

Relacionamentos são importantes em todas as esferas, inclusive na empresarial. Afinal, ninguém trabalha ou cresce sozinho e, em muitos ramos, são necessários parceiros e contatos para prosperar. E nada melhor do que fazer esse networking empresarial no seu local de trabalho, não é mesmo?

Se conectar com outros empresários, saber do andamento de empresas de outras áreas, ampliar o leque de fornecedores, construir uma rede de contatos, tudo isso auxilia no principal objetivo de todo empresário: conquistar novos clientes e prospects. 

A importância do networking empresarial

Além de todos os pontos que citamos acima, o networking empresarial aprimora os conhecimentos que podem ser aplicados em seu negócio. Seja com seus colaboradores e equipe ou com terceiros, o contato com outras pessoas ajuda na forma de se comunicar e transmitir seus ideais e propostas.

Inclusive, é uma excelente oportunidade para traçar novas estratégias e direcionamentos das abordagens aos seus clientes.

Mas para fazer um networking empresarial de sucesso, não basta apenas distribuir centenas de cartões e esperar que o universo conspire a favor. É necessário criar relações de confiança e, para isso, é preciso tomar alguns cuidados, para não se tornar chato ou incômodo. 

Listamos alguns pontos para se ter atenção e tentar fazer contatos que tragam benefícios.

1 – Atualize suas redes e perfis

Antes mesmo de começar qualquer networking empresarial, é preciso atualizar os perfis onde as pessoas podem te encontrar. Ter uma boa presença online ajuda a mostrar seus interesses e aumentar sua visibilidade, com isso, poste frequentemente sobre assuntos pertinentes ao seu ramo de trabalho.

Sua empresa tem perfil em redes sociais? Mantenha todos sempre atualizados para que a empresa tenha presença online e mostre que está ativa. Essa é uma das melhores formas de fazer da sua empresa conhecida e com destaque no mercado, mantendo a sua comunicação ativa e de forma contínua.

2 – Conecte-se às pessoas certas

Determine com quem você quer ou precisa se conectar para manter uma relação profissional de longo prazo. Essa tarefa pode não parecer fácil, mas vai ajudar muito a trilhar quais perfis você deve se aproximar.

Esse relacionamento pode se iniciar tanto online quanto presencialmente, mas é importante fazer as conexões certas para se obter bons resultados.

Quer começar de maneira descomplicada? Observe as empresas que estão locadas no mesmo edifício que o seu negócio e comece conhecendo os vizinhos. Quem sabe você não consegue bons contatos sem precisar sair do condomínio onde trabalha?

Gostaria de melhorar o seu ambiente de trabalho? Veja essas dicas de como criar um bom ambiente de trabalho.

3 – Esteja nos lugares certos

Algumas pessoas não gostam muito dessa vida social de eventos, mas ela faz parte da rotina do empreendedor. Você quer ser visto, apareça. Quer se relacionar? Esteja presente nos principais eventos do seu setor. Essa é a melhor forma para fazer contatos com pessoas que trabalham com as mesmas coisas que sua empresa, conhecer pessoas interessantes e prospectar novos contatos.

Ponto importante nesta parte do networking empresarial: nunca comece um contato solicitando um favor ou ajuda. Lembre-se de que o networking é uma troca, e a reciprocidade é fundamental. Por isso, não espere iniciar seu networking empresarial somente quando precisar de algo.

4 – Qualidade é melhor que quantidade

Uma rede de contatos gigantesca, mas que poucos servem para seu negócio, ou uma rede pequena com contatos qualificados? Tem gente que prefere quantidade à qualidade, mas, neste caso, é preferível ter poucos bons e úteis do que muitos que não te conseguirão ajudar.

Já ouviu falar nos termos hardskills e soft skills? Saiba mais neste link!

5 – Compartilhe conhecimento

Uma boa forma de fazer novos contatos e ampliar seu leque no networking empresarial é compartilhando seu conhecimento em determinado assunto. Mostre que você entende de determinado assunto e se torne referência nele. Assim, isso irá atrair pessoas para seu redor e a troca vai acontecer naturalmente.

Que tal começar a fazer networking empresarial agora?

Conheça as salas disponíveis em nossos empreendimentos:

World Business

Neo Corporate

JG1698

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.