27 março 2023

7 dicas para criar um bom ambiente de trabalho

Dicas | Geral | Gerenciamento de equipes
7 dicas para criar um bom ambiente de trabalho

Empatia, positividade e reconhecimento são algumas das ações que tornam os locais mais agradáveis; saiba como criar um bom ambiente de trabalho no texto de hoje

Quem não gostaria de trabalhar em um local gostoso, agradável e com uma equipe bacana? Esse é o sonho de todo empregador e empregado, criando um contexto prazeroso para se trabalhar diariamente e influenciando positivamente a produtividade.

Para criar um bom ambiente de trabalho são necessárias algumas ações rotineiras entre os colaboradores, a fim de trazer harmonia, mas sem esquecer dos resultados. 

Mas será que isso é mesmo necessário?

Benefícios do bom ambiente de trabalho

Estar em um bom ambiente de trabalho torna a rotina muito mais leve e agradável, ainda mais se considerarmos que boa parte do dia – e de uma semana – se passa junto aos colegas de trabalho, convivendo entre as demandas da empresa e o contato com clientes.

Diversas pesquisas e estudos apontam que uma convivência harmoniosa faz bem para o desempenho no trabalho, aumenta a produtividade e melhora a relação entre a equipe e em projetos individuais, além de deixar todos mais felizes.

Só pontos positivos, não é mesmo?

Mesmo com esse conhecimento, muitas vezes pode ser complicado criar um bom ambiente de trabalho. Afinal, cada colaborador tem a sua personalidade e o estilo de trabalhar, com diferenças que podem gerar conflitos, principalmente se não forem bem administradas.

Essas situações podem acontecer, é claro, mas, com boa vontade e atitudes simples, é possível controlá-las e mudar o clima do ambiente de trabalho. 

Veja, abaixo, algumas medidas a adotar:  

1. Coloque-se no lugar do outro 

A habilidade de analisar as situações colocando-se no lugar de outra pessoa — a empatia — é uma das características mais importante para uma convivência harmoniosa entre colegas.

Afinal, a maioria das discussões no mundo corporativo surge de defesas de pontos de vista diferentes, não é mesmo? 

Então, mesmo que você e outra pessoa não concordem, é importante se esforçar para entender o motivo pelo qual o outro agiu daquela maneira. Será que, se você estivesse no lugar da pessoa e tivesse a mesma bagagem e responsabilidades, não pensaria da mesma maneira? Reflita!

2. Tenha atitudes positivas 

Todo mundo tem dias bons e dias ruins, mas ninguém gosta de trabalhar com pessoas que são sempre negativas: só fazem críticas aos colegas, enxergam obstáculos em todos os projetos, estão sempre cabisbaixos, de mau-humor, entre outros.

Por isso, é interessante buscar manter atitudes mais positivas no dia a dia do trabalho — de modo que os colaboradores sintam que podem contar uns com os outros para somar.  

3. Valorize a boa comunicação

Saber se comunicar de forma direta e clara é imprescindível em um ambiente de trabalho. E isso contribui para a boa convivência entre todos, já que conecta ideias e histórias.

Vale para a chefia e para os colaboradores: seja qual for a forma que você se sente mais à vontade, na escrita ou na fala, comunique-se de forma objetiva e eficaz, evitando ruídos e ambiguidades. 

Em ambos os casos, saber ouvir também é parte fundamental da comunicação. Aceite bem as críticas e feedbacks e reflita sobre eles.

4. Aposte na diversidade

Quanto mais diversificada for a sua equipe, mais rica será a troca entre os seus colaboradores, mais inclusiva será a sua empresa e mais produtivo pode se tornar o ambiente.

Saber entender e aceitar o próximo é um trabalho que pode agregar de muitas formas nas pessoas que têm essa possibilidade de conviver com alguém que não é do seu costume. Culturas, ideias, conceitos, crenças: quanto maior a diversidade, melhor.    

5. Reconheça os bons colaboradores

É tão bom quando nosso trabalho é reconhecido, não é mesmo? Receber um elogio, um feedback positivo, um mimo pelo mérito ou, quem sabe, uma promoção é a prova de que o caminho está sendo trilhado da maneira certa.

Valorize os bons, incentive os demais. Bons reconhecimentos vão inspirar os colegas a se dedicarem mais a partir desse exemplo.

6. Crie momentos extra entre a equipe 

Manter outros momentos de convivência e troca entre os colaboradores pode contribuir muito para criar um bom ambiente de trabalho. Essas oportunidades podem ocorrer de forma mais descontraída, como em almoços e happy hours.

Ou, ainda, podem ser desenvolvidas ações específicas, como dinâmicas de grupo ou iniciativas voluntárias, que ajudam a criar um vínculo emocional mais forte entre o time. Chamar a equipe para arrecadar alimentos, passar um dia em uma instituição ou ir todos juntos doar sangue são algumas ideias para isso. 

7. Trabalhar em um local agradável 

Por fim, quem não se sente melhor em um ambiente espaçoso, seguro, bem decorado e com boa iluminação? Pois é! 

Muitas empresas se esquecem disso, mas ter um escritório em que sua equipe se sinta confortável é um dos pontos mais importantes para que elas mantenham o bom humor — e, por consequência, criem um bom ambiente de trabalho. 

Edifícios sustentáveis beneficiam a saúde dos funcionários. Você sabia? Leia mais aqui.

Os edifícios da Víncere Locações possuem salas comerciais espaçosas, belas vistas da cidade e ótima luminosidade. Além disso, ficam em localizações privilegiadas, próximas da região central de Curitiba, tornando o dia a dia dos colaboradores muito mais agradável.

Conheça alguns dos espaços disponíveis para locação e proporcione o melhor para sua equipe.

World Business

Neo Corporate

JG1698

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.