29 novembro 2022

Sala comercial mais receptiva: 7 dicas para tornar a sua ideal

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Sala comercial mais receptiva: 7 dicas para tornar a sua ideal

Dos cuidados com a recepção à orientação aos colaboradores sobre a organização, confira dicas para garantir uma primeira impressão positiva para clientes, visitantes e futuros colaboradores

“A primeira impressão é a que fica”, diz o ditado popular. Claro que é possível transformar a opinião negativa a respeito de um assunto, seja de uma pessoa ou de um escritório. No entanto, em uma sala comercial, a “primeira impressão” pode trazer percepções positivas e facilitar o fechamento de novos negócios, manter os clientes satisfeitos ou mesmo atrair uma pessoa para trabalhar naquele local.

Convenhamos, é muito mais simples manter uma primeira impressão positiva do que transformá-la posteriormente. Nesse sentido, seja em prol do bem-estar e produtividade dos colaboradores ou para agradar potenciais clientes, investir em meios de tornar uma sala comercial mais receptiva ao primeiro olhar é um aporte de recursos inteligente e de rápido retorno.

Veja, abaixo, 7 dicas para garantir uma sala comercial mais receptiva:

1 – Atenção à recepção

Se a primeira impressão é importante, procure desenhar um modelo de recepção alinhado a esse propósito. O conforto é fundamental para trazer uma experiência positiva para o cliente, futuro colaborador ou visitante. Procure trazer detalhes da sua marca e treinar as pessoas para que consigam deixá-las confortáveis.

2 – Escolha dos móveis

O mobiliário diz muito sobre um escritório, conforme explicamos neste artigo do blog. É importante investir em móveis ergonômicos, que demonstram a preocupação da companhia com o bem-estar das pessoas que frequentam este espaço, sejam colaboradores ou clientes. Outro ponto relevante é conseguir refletir os valores da empresa na escolha dos seus móveis, com a aposta em cores e acessórios alinhados ao seu perfil e imagem.

3 – Posicionamento dos móveis

O perfil, a qualidade e a ergonomia trazem bons indícios sobre um negócio, mas há outro ponto: a sua disposição dentro da sala. Seu posicionamento deve ser inteligente, de forma a permitir o trânsito de pessoas. Os “espaços em branco” são fundamentais para se trazer uma boa impressão, por isso evite amontoar mesas, cadeiras e pessoas, deixando um respiro visual e de organização ao ambiente.

Ambientes mais abertos e sem divisórias costumam transmitir o ar de uma empresa integrada e funcionando de forma coordenada. Na outra ponta, salas específicas trazem um conceito de mais privacidade e controle de informações. Não há um modelo certo aqui, pois depende do perfil empresarial e do seu segmento de atuação.

4 – A importância das cores

Neste artigo, mostramos a importância da psicologia das cores em nossa vida, seja por escolhas conscientes ou não. Em um negócio, nosso objetivo é garantir que o subconsciente do cliente não atue de forma contrária ao que desejamos. Opte por mesclas de cores inteligentes e relacionadas ao segmento de atuação do seu negócio e a sua marca, tentando tirar o melhor proveito da psicologia das cores.

5 – Iluminação

Procure tirar o melhor proveito possível da iluminação natural, seguindo os conceitos de uma iluminação circadiana. Uma boa iluminação torna uma sala comercial mais receptiva a todos, impactando diretamente em sua qualidade de vida e produtividade. Além do sol, procure investir em soluções voltadas à luminosidade dos ambientes nos quais os clientes são recebidos, como as salas de reunião ou de espera.

6 – Aposte nas plantas

A biofilia é o conceito que mostra a necessidade de o homem estar conectado com a natureza. Nem sempre isso é fácil nas grandes cidades ou em ambientes internos, mas a presença de plantas, de itens como pedras e a água costumam ter esse reflexo.

Não se trata de mero achismo, uma pesquisa mostrou que as plantas geram 15% de aumento na sensação de bem-estar, 6% na produtividade e 15% na criatividadevocê pode conferi-la na íntegra. Ou seja, sua presença pode contribuir decisivamente para uma sala comercial mais receptiva, conforme o esperado pelas empresas.

7 – Organização

Ambientes abertos faz com que os visitantes e os clientes possam ver as pessoas em meio à rotina de trabalho. Se, por um lado, isso traz transparência e demonstra a integração corporativa, de outro exige atenção especial à organização. É claro que, no dia a dia, as pessoas fazem uso de documentos e outros utensílios para produzirem, mas é preciso firmar regras claras.

Ao fim do dia, por exemplo, os colaboradores devem guardar documentos e materiais de trabalho em seus gaveteiros para manter a organização e não atrapalhar todo o cuidado feito para se obter uma sala comercial mais receptiva.

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