24 outubro 2022

Como escolher a cor do escritório?

Curiosidades | Dicas | Geral | Gerenciamento de equipes | Tendências
Como escolher a cor do escritório?

Escolher a cor do escritório é importante para o ambiente de trabalho. Cada cor desperta uma sensação ou percepção nas pessoas; mesclá-las de forma inteligente repercute diretamente na produtividade e no
bem-estar

As cores têm impacto em nossa vida. Há, inclusive, um campo de estudo voltado a isso, chamado de Psicologia das Cores, que oferece insights, dados e informações para as empresas em termos de marketing e da influência de cada uma delas em nossa rotina. Isso não é diferente para as organizações, especialmente para decisões sobre logomarcas e também nas áreas internas, com a cor do escritório.

Uma das questões importantes a esse respeito é que cada tom pode ter diferentes reflexos sobre os colaboradores. Cada tonalidade apresenta estímulos específicos, despertando sentimentos e sensações. Quanto mais alinhamento existir entre a escolha de cores, a cultura empresarial e os propósitos de cada equipe, melhor será o resultado.

O propósito desta iniciativa é garantir mais produtividade e bem-estar aos colaboradores, assim como na biofilia. O cuidado com a cor do escritório se relaciona com outros investimentos feitos pelas empresas, como a preocupação com a iluminação circadiana e o isolamento acústico.

Entenda mais sobre os impactos de cada uma das cores:

Branco – Uma cor neutra eassociada à limpeza que pode ser mesclada com basicamente qualquer outra. Sentimentos e percepções despertadas: harmonia, equilíbrio, pureza e impessoalidade.

Preto – Do sério ao moderno, o preto costuma estar presente nos escritórios, seja nas cores ou no mobiliário. Entre os sentimentos despertados, encontram-se autoridade e respeito, além de questões voltadas ao luto e penitência, o que exige cuidado em sua aplicação.

Cinza – Apesar de ser um tom adorado pela facilidade de combinações, o cinza remete ao estresse, à depressão e ao isolamento. Ou seja, é uma cor que precisa ser adotada com parcimônia.

Vermelho – Assim como o cinza, é uma tonalidade que precisa ser muito bem pensada nos escritórios. No meio de alimentação, é bastante recorrente por estar associada à fome e à atenção. Por outro lado, o sentimento de cautela ou advertência pode trazer efeitos diferentes dos inicialmente planejados.

Azul – Quando damos um pouco mais de vida aos ambientes, as percepções também são distintas. No caso do azul, as sensações associadas a ela são confiança, serenidade, paz, confiança, fluidez e tranquilidade.

Amarelo – É difícil não notar o mobiliário ou as paredes amarelas em um escritório. Ela está associada à criatividade, à intelectualidade, à positividade e ao conhecimento. Por isso, costuma estar muito presente em negócios que exigem imaginação, inovação e criação, como agências de publicidade, comunicação, marketing e startups.

Laranja – Tem um perfil semelhante ao amarelo, mas traz algumas sensações distintas, como a coragem e o senso de humor. Ou seja, também está bastante relacionada às áreas que demandam criatividade.

Verde – É um tom que traz duas questões distintas: por estar associado à natureza, costuma se relacionar à consciência e a tomada de decisão, mas também pode trazer sonolência. Caso não opte pelo verde na cor do escritório, é possível ter essa tonalidade nas plantas, trazendo seus benefícios também no conceito de biofilia.

Uma tendência que se tem visto é o uso de vidros para divisórias, dando um ar de amplitude e transparência ao negócio.

Cor do escritório: mesclas inteligentes

Nesse sentido, fazer diferentes mesclas voltadas até mesmo às áreas ou aos setores distintos. O documento “O Impacto do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho”, desenvolvido pelo Human Spaces, traz algumas combinações de cores indicadas para o escritório.

Uma das grandes percepções foi de que a predominância do cinza nos escritórios foi reportada como pouco inspiradora, sendo associada a menores níveis de entusiasmo, criatividade e produtividade. O desafio está em mesclar as cores neutras de forma a criar uma harmonia e trazer o resultado desejado.

Para isso, deve-se considerar o chão, as paredes e o próprio mobiliário, que, juntos, transmitem uma mensagem clara aos colaboradores e clientes.

Cada vez mais, as empresas estão despertando para a necessidade de cuidados em relação ao ambiente de trabalho. A atenção aos detalhes, como a cor do escritório, pode trazer diferenças significativas na forma como as pessoas se relacionam e na maneira como lidam com o seu dia a dia dentro da empresa.

Conheça as salas comerciais e lajes corporativas disponíveis para locação nos edifícios da Víncere Locações, o World Business, o Neo Corporatee o JG1698. Aproveite os espaços e use a criatividade para deixá-los com a cara do seu negócio.

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.