27 julho 2023

Como organizar o financeiro da empresa?

Geral
Como organizar o financeiro da empresa?

Saber organizar o financeiro da empresa é fundamental para que a companhia tenha rendimentos, cresça e se mantenha ativa por longo tempo

Um dos principais medos dos pequenos empreendedores é em relação a como organizar o financeiro da empresa: muitos gastos e saídas, gestão de entradas, impostos a pagar e a falta de conhecimento no assunto podem fazer com que a empresa não prospere e nem renda da forma desejada. 

Por isso, saber manter o financeiro da casa em dia é muito importante. Mas como fazer isso de forma inteligente e organizada para que ela progrida? O ideal é ter controle dos gastos para que a empresa prospere de forma saudável.

Planejamento é fundamental

Boa organização e planilha financeira são mais que fundamentais para uma empresa estar ciente do quanto entra e do quanto sai por mês. 

É necessário anotar tudo, desde as contas grandes e fixas ao pó de café comprado para a cozinha. Tudo o que diz respeito a empresa, deve estar planilhado – e, se possível, separado em diferentes categorias.

Saiba interpretar o que é custo da empresa (produtos, estoque, insumos) e o que é despesa (contas, como a de energia, salários de colaboradores e impostos).

Definir um plano financeiro também é interessante para entender quais as necessidades e os objetivos empresariais. Avaliar as expectativas, em paralelo com as entradas e saídas pode nortear o rumo da empresa e em que ela pode investir.

Conheça algumas tecnologias importantes para aplicar na sua empresa.

Atente-se aos prazos

Tanto de pagamento quanto de recebimento, esteja sempre atento. 

Quite todas as contas fixas sem atraso e realize os pagamentos dentro dos prazos planejados e combinados. Nada mais chato do que atrasar pagamento de colaboradores ou fornecedores.

Tão ruim quanto é deixar de receber. Sendo assim, esteja ligado nas datas e realize as cobranças quando necessário. Afinal, ninguém deve trabalhar de graça, não é mesmo?

Valorize-se

Saber precificar um serviço ou um produto não é uma tarefa fácil. 

Colocar um valor naquilo que se estudou e dedicou tempo para aprender a fazer pode ser difícil, mas deve acontecer de forma consciente e pé no chão.

Faça uma análise de mercado, para saber quais os valores cobrados na sua região, e do processo de trabalho da sua empresa. Não se deve colocar o preço muito baixo – pois não dará lucro -, nem muito acima para não destoar muito de quanto o mercado cobra e fazer os possíveis clientes buscarem pela concorrência.

Por isso, estabelecer uma média é o ideal e, com o tempo, é possível ajustar da melhor forma.

Equilíbrio nos estoques

Trabalha com estoque de produtos? 

É fundamental manter esses números planilhados, para melhor controle do que entra, do que sai e do que precisa repor. Ter um bom planejamento nesse setor é importante para não ficar com estoque muito grande e sofrer com possíveis perdas, nem com estoque desfalcado e afastar os clientes. 

Lembre-se de considerar as sazonalidades, para dosar bem as quantidades adequadas para cada período do ano. Procure entender o que seus clientes buscam para estabelecer as melhores quantidades e os períodos ideais de reposição.

Tecnologia ajuda a organizar o financeiro da empresa

Percebe-se que muito do que envolve esta área está ligado a processos e a cuidados. No entanto, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesta empreitada.

Um dos aspectos fundamentais é o uso de softwares voltados à gestão financeira, que emitem alertas em caso de irregularidades ou situações que fujam do tradicional.

Além disso, a tecnologia pode ser uma grande aliada para cumprir com todos os requisitos de compliance exigidos por uma empresa, evitando multas ou outras despesas adicionais.

Pessoal x profissional

E, por fim, um dos erros mais comuns, principalmente das pequenas empresas, é a não separação do que é gasto pessoal e empresarial. Misturar essas notas pode trazer problemas, principalmente na hora de prestar contas com o Imposto de Renda.

Tenha seu planejamento pessoal separado do empresarial, para evitar quaisquer conflitos.

Com organização e planejamento seguidos à risca, a empresa pode organizar o financeiro da empresa com sucesso, prosperar e ir longe, independentemente do seu porte.

Procurando um local para colocar sua empresa? Conheça as nossas salas disponíveis!

World Business
Neo Corporate
JG1698

Posts Relacionados

Work-life balance: saiba a importância de se ter
17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas,...

LEIA MAIS Seta
Como será o mercado de trabalho em 2030?
10 junho 2024

Como será o mercado de trabalho em 2030?

Listamos 7 características que devem ser importantes para as profissionais atraírem o olhar das empresas, considerando a evolução da...

LEIA MAIS Seta
Como montar um escritório confortável e eficiente?
03 junho 2024

Como montar um escritório confortável e eficiente?

Um escritório confortável deve ser focado na produtividade e no bom rendimento dos colaboradores, sem deixar de lado a...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.