Empreendedor iniciante? Confira dicas!
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LEIA MAISSaber organizar o financeiro da empresa é fundamental para que a companhia tenha rendimentos, cresça e se mantenha ativa por longo tempo
Um dos principais medos dos pequenos empreendedores é em relação a como organizar o financeiro da empresa: muitos gastos e saídas, gestão de entradas, impostos a pagar e a falta de conhecimento no assunto podem fazer com que a empresa não prospere e nem renda da forma desejada.
Por isso, saber manter o financeiro da casa em dia é muito importante. Mas como fazer isso de forma inteligente e organizada para que ela progrida? O ideal é ter controle dos gastos para que a empresa prospere de forma saudável.
Boa organização e planilha financeira são mais que fundamentais para uma empresa estar ciente do quanto entra e do quanto sai por mês.
É necessário anotar tudo, desde as contas grandes e fixas ao pó de café comprado para a cozinha. Tudo o que diz respeito a empresa, deve estar planilhado – e, se possível, separado em diferentes categorias.
Saiba interpretar o que é custo da empresa (produtos, estoque, insumos) e o que é despesa (contas, como a de energia, salários de colaboradores e impostos).
Definir um plano financeiro também é interessante para entender quais as necessidades e os objetivos empresariais. Avaliar as expectativas, em paralelo com as entradas e saídas pode nortear o rumo da empresa e em que ela pode investir.
Conheça algumas tecnologias importantes para aplicar na sua empresa.
Tanto de pagamento quanto de recebimento, esteja sempre atento.
Quite todas as contas fixas sem atraso e realize os pagamentos dentro dos prazos planejados e combinados. Nada mais chato do que atrasar pagamento de colaboradores ou fornecedores.
Tão ruim quanto é deixar de receber. Sendo assim, esteja ligado nas datas e realize as cobranças quando necessário. Afinal, ninguém deve trabalhar de graça, não é mesmo?
Saber precificar um serviço ou um produto não é uma tarefa fácil.
Colocar um valor naquilo que se estudou e dedicou tempo para aprender a fazer pode ser difícil, mas deve acontecer de forma consciente e pé no chão.
Faça uma análise de mercado, para saber quais os valores cobrados na sua região, e do processo de trabalho da sua empresa. Não se deve colocar o preço muito baixo – pois não dará lucro -, nem muito acima para não destoar muito de quanto o mercado cobra e fazer os possíveis clientes buscarem pela concorrência.
Por isso, estabelecer uma média é o ideal e, com o tempo, é possível ajustar da melhor forma.
Trabalha com estoque de produtos?
É fundamental manter esses números planilhados, para melhor controle do que entra, do que sai e do que precisa repor. Ter um bom planejamento nesse setor é importante para não ficar com estoque muito grande e sofrer com possíveis perdas, nem com estoque desfalcado e afastar os clientes.
Lembre-se de considerar as sazonalidades, para dosar bem as quantidades adequadas para cada período do ano. Procure entender o que seus clientes buscam para estabelecer as melhores quantidades e os períodos ideais de reposição.
Percebe-se que muito do que envolve esta área está ligado a processos e a cuidados. No entanto, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesta empreitada.
Um dos aspectos fundamentais é o uso de softwares voltados à gestão financeira, que emitem alertas em caso de irregularidades ou situações que fujam do tradicional.
Além disso, a tecnologia pode ser uma grande aliada para cumprir com todos os requisitos de compliance exigidos por uma empresa, evitando multas ou outras despesas adicionais.
E, por fim, um dos erros mais comuns, principalmente das pequenas empresas, é a não separação do que é gasto pessoal e empresarial. Misturar essas notas pode trazer problemas, principalmente na hora de prestar contas com o Imposto de Renda.
Tenha seu planejamento pessoal separado do empresarial, para evitar quaisquer conflitos.
Com organização e planejamento seguidos à risca, a empresa pode organizar o financeiro da empresa com sucesso, prosperar e ir longe, independentemente do seu porte.
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