23 dezembro 2024

A importância da conciliação bancária para o seu negócio

Dicas
A importância da conciliação bancária para o seu negócio

Atividade é fundamental para manter a regularidade e evitar fraudes ou erros relacionados ao financeiro, que podem causar sérios danos e até mesmo a falência em casos mais graves

A conciliação bancária, também conhecida como conciliação contábil, é extremamente importante para a sobrevivência de uma empresa. Afinal, estamos falando de uma checagem periódica, que analisa as movimentações bancárias empresariais a fim de garantir que tudo esteja em conformidade, sem erros, duplicidades ou fraudes.

Esse processo é essencial para todos os tipos de negócios, independentemente do seu porte. A conciliação bancária deve ser uma atividade de rotina, considerando sua relevância para a continuidade da empresa e para as tomadas de decisão por parte dos gestores, que utilizam dos valores disponíveis para investir em novas frentes.

É iniciante no empreendedorismo? A gente te ajuda!

Como é feita a conciliação bancária

A conciliação bancária nada mais é do que uma certificação de que os valores registrados de entradas e saídas conferem com as movimentações realizadas nas contas da empresa. Para isso, é necessário analisar todos os dados de forma criteriosa, seguindo algumas etapas.

Primeiro, a coleta de todos os documentos relacionados ao período, como recibos, comprovantes, extratos. Na sequência, realiza-se a comparação dos dados com as transações bancárias.

Feito isso, passa-se para o próximo passo, de identificação das divergências para a correção dos erros, sejam de pagamentos em duplicidade, lançamentos incorretos, entre outros. Com isso, é possível atualizar os registros, para que eles fiquem com as informações corretas e elaborar um relatório final, com os valores compatíveis.

Todo esse processo pode ser feito de forma manual, a depender do tamanho e porte da empresa, como também pode ser realizado de forma automatizada, por meio de softwares de gestão, válido especialmente para empresas maiores ou com grande volume de entradas e saídas – e, em muitos casos, mais de uma conta bancária.    

Quer saber como organizar o financeiro da empresa? Dê uma olhadinha aqui nesse post!

Muito além das entradas e saídas

É comum que se pense que a conciliação bancária se limita às transações de entradas e saídas da empresa, mas, na verdade, ela vai muito além.

São considerados todos os fluxos e transações comerciais, o que inclui multas, juros, descontos, impostos, comissões, entre outros pormenores que por vezes passam batido na hora da contabilidade.

Erros comuns

Entre os erros mais comuns identificados nas conciliações bancárias, então:

– Erros de digitação, duplicidade, valores incorretos ou mesmo esquecimentos de aportes, sobretudo para anotações manuais;

– Descompasso dos dados, que podem ter compensações variadas e muitas vezes não sendo válidas para o mês vigente;

– Falta de padrão, o que pode atrapalhar na leitura e no sequenciamento das informações.

Uma outra dificuldade da conciliação bancária feita de forma manual é na identificação da origem de problemas, pois é necessário rever todos os dados, um a um.

Você sabe quais são os gastos mensais de uma sala comercial? Confira aqui.

Por que a conciliação bancária é boa para empresas?

Além de todas as vantagens já mencionadas, como a identificação de falhas e a realização de correções, a conciliação bancária melhora todo o planejamento orçamentário da empresa, com uma gestão financeira mais equilibrada, dados precisos e confiáveis.

Nesse contexto, as tomadas de decisões são mais certeiras, considerando a situação financeira atualizada e condizente com a realidade. Sendo assim, é possível estipular metas e fazer previsões para o futuro de forma mais concreta.   

Sem falar na possibilidade de evitar crises financeiras, prevendo todas as irregularidades de forma antecipada e realizando as devidas alterações, aumentando o compliance em relação aos valores já declarados.

Que tal começar o ano de forma positiva financeiramente? Considere a conciliação bancária para sua empresa!

Posts Relacionados

Tenant Mix: você sabe o que é?
13 janeiro 2025

Tenant Mix: você sabe o que é?

Conceito defende a variedade e a diversificação de lojas em um mall, tornando-se fundamental para a sobrevivência e o...

LEIA MAIS Seta
Você conhece o calendário fiscal do seu negócio?
06 janeiro 2025

Você conhece o calendário fiscal do seu negócio?

Ter o conhecimento de todas as obrigações tributárias auxilia a deixar sua empresa em dia e evita penalidades por...

LEIA MAIS Seta
Quebra de contrato de aluguel: como proceder?
30 dezembro 2024

Quebra de contrato de aluguel: como proceder?

Motivos diversos podem causar uma quebra de contrato de aluguel imediata; saiba o que fazer, independentemente do lado em...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.