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LEIA MAISAtividade é fundamental para manter a regularidade e evitar fraudes ou erros relacionados ao financeiro, que podem causar sérios danos e até mesmo a falência em casos mais graves
A conciliação bancária, também conhecida como conciliação contábil, é extremamente importante para a sobrevivência de uma empresa. Afinal, estamos falando de uma checagem periódica, que analisa as movimentações bancárias empresariais a fim de garantir que tudo esteja em conformidade, sem erros, duplicidades ou fraudes.
Esse processo é essencial para todos os tipos de negócios, independentemente do seu porte. A conciliação bancária deve ser uma atividade de rotina, considerando sua relevância para a continuidade da empresa e para as tomadas de decisão por parte dos gestores, que utilizam dos valores disponíveis para investir em novas frentes.
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A conciliação bancária nada mais é do que uma certificação de que os valores registrados de entradas e saídas conferem com as movimentações realizadas nas contas da empresa. Para isso, é necessário analisar todos os dados de forma criteriosa, seguindo algumas etapas.
Primeiro, a coleta de todos os documentos relacionados ao período, como recibos, comprovantes, extratos. Na sequência, realiza-se a comparação dos dados com as transações bancárias.
Feito isso, passa-se para o próximo passo, de identificação das divergências para a correção dos erros, sejam de pagamentos em duplicidade, lançamentos incorretos, entre outros. Com isso, é possível atualizar os registros, para que eles fiquem com as informações corretas e elaborar um relatório final, com os valores compatíveis.
Todo esse processo pode ser feito de forma manual, a depender do tamanho e porte da empresa, como também pode ser realizado de forma automatizada, por meio de softwares de gestão, válido especialmente para empresas maiores ou com grande volume de entradas e saídas – e, em muitos casos, mais de uma conta bancária.
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É comum que se pense que a conciliação bancária se limita às transações de entradas e saídas da empresa, mas, na verdade, ela vai muito além.
São considerados todos os fluxos e transações comerciais, o que inclui multas, juros, descontos, impostos, comissões, entre outros pormenores que por vezes passam batido na hora da contabilidade.
Entre os erros mais comuns identificados nas conciliações bancárias, então:
– Erros de digitação, duplicidade, valores incorretos ou mesmo esquecimentos de aportes, sobretudo para anotações manuais;
– Descompasso dos dados, que podem ter compensações variadas e muitas vezes não sendo válidas para o mês vigente;
– Falta de padrão, o que pode atrapalhar na leitura e no sequenciamento das informações.
Uma outra dificuldade da conciliação bancária feita de forma manual é na identificação da origem de problemas, pois é necessário rever todos os dados, um a um.
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Além de todas as vantagens já mencionadas, como a identificação de falhas e a realização de correções, a conciliação bancária melhora todo o planejamento orçamentário da empresa, com uma gestão financeira mais equilibrada, dados precisos e confiáveis.
Nesse contexto, as tomadas de decisões são mais certeiras, considerando a situação financeira atualizada e condizente com a realidade. Sendo assim, é possível estipular metas e fazer previsões para o futuro de forma mais concreta.
Sem falar na possibilidade de evitar crises financeiras, prevendo todas as irregularidades de forma antecipada e realizando as devidas alterações, aumentando o compliance em relação aos valores já declarados.
Que tal começar o ano de forma positiva financeiramente? Considere a conciliação bancária para sua empresa!
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