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LEIA MAISEstá começando um novo negócio? Saiba o que um empreendedor iniciante deve e não deve fazer para conseguir ter sucesso
Empreender não é fácil. Mas, ao mesmo tempo, é o que realiza muitas pessoas. Ter seu próprio negócio, obter uma maior flexibilidade nos horários, buscar a independência financeira e ser o seu chefe é um desejo de muitos. Porém, ser um empreendedor no Brasil não é uma tarefa qualquer, especialmente no início de um negócio.
De acordo com uma pesquisa do Sebrae, a Global Entrepreneurship Monitor de 2023, o país somou 90 milhões de empreendedores ou novos candidatos no setor, sendo que quase 15 milhões se encaixam como microempreendedores individuais (MEI).
Os números são crescentes, mas, devido à falta de conhecimento e suporte, muitos empreendedores iniciantes acabam abandonando o seu sonho por não terem a devida orientação e muitas vezes não saberem como lidar com os desafios de gerir a própria empresa.
Se você está pensando em empreender, encontra-se em dificuldades ou se sentindo um pouco despreparado para iniciar um negócio, este artigo de hoje é para você!
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Como empreendedor, entende-se que você seja conhecedor daquilo que está se propondo a fazer. Com isso, tenha conhecimento suficiente para aplicar na prática para se tornar referência no que faz.
O ideal é se arriscar em uma área que já tenha trabalhado ou formação. Não é preciso já começar sendo o expert. Mas dominar o assunto, o nicho e os concorrentes deste mercado – e como eles trabalham – é essencial.
Para ter esse conhecimento constante, é preciso se manter atualizado.
Por isso, estude com constância, pesquise as tendências sempre e as novidades do que está em volta. Estar de olho nas atualizações do setor é fundamental para se destacar dos demais.
Também é importante fazer a leitura da percepção de como os seus clientes enxergam o seu negócio e o que estão esperando de novidades.
Além do conhecimento no seu nicho, é bom se atentar ao mercado como um todo, os concorrentes e onde os futuros clientes estão. Planilhe quem são seus concorrentes, diretos e indiretos, e fique esperto ao que eles estão fazendo.
Essa observação auxilia a despertar a curiosidade e garantir novas boas ideias que podem te destacar no mercado!
Vai abrir uma empresa? Faça tudo direitinho!
Registre-se, seja como micro, pequeno ou médio empreendedor. É importante manter os cadastros atualizados, as taxas pagas e estar em dia com a formalização da nova empresa.
Afinal de contas, até mesmo para os MEIs, há a exigência de emitir notas fiscais pelo serviço prestado. Sem essa regularização, sua empresa estará fechando as portas a novos clientes.
Essa é uma dica que pega muitos empreendedores iniciantes: misturar as finanças pessoais e as empresariais. Esse é um perigo que pode fazer com que o negócio fracasse em pouquíssimo tempo.
Para evitar a falência e outras dificuldades de gestão, separe os valores e tenha senso na hora de utilizar o dinheiro, seja pessoal ou da empresa.
Mantenha também o fluxo de caixa atualizado, com registros de todas as entradas e saídas para que não haja furos ao fim do mês. Dica extra: essa ação é importante tanto no caixa da empresa quanto na gestão financeira pessoal.
Com esses registros tabelados, é possível analisar o que tem mais saída e é procurado, facilitando na hora de repor estoque ou pensar nos próximos meses.
Um novo negócio merece uma divulgação caprichada e cuidadosa, com destaque para a marca, o que ela faz, quais os pontos fortes e objetivos. Aproveite o momento para dar aquele boom no marketing e na disseminação do seu novo empreendimento.
Empreendedor iniciante precisa estar visível para que as pessoas o conheçam. Quer uma sala comercial para colocar seu novo negócio e impressionar os seus clientes? Procure por espaços em edifícios grandes, com boa localização e variedades de nichos.
Sabe quais são os gastos mensais de uma sala comercial?
Isso facilita na melhor divulgação que existe: boca a boca! Conheça os espaços disponíveis da Víncere Locações, com salas comerciais completas para você começar o seu negócio.
Com essas dicas, é possível se dar bem como empreendedor iniciante, ganhando espaço e destaque no mercado e, quem sabe, se tornando uma referência!
(Imagem: World Business)
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