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LEIA MAISIdentificar os concorrentes diretos e indiretos do seu negócio pode ajudar a pensar melhor nas estratégias e oportunidades de crescimento e otimizar a tomada de decisão
O estudo de concorrência é fundamental em uma empresa. Por meio dele, é possível analisar como o mercado se posiciona e traçar estratégias essenciais para o crescimento do seu negócio.
É preciso levar em consideração tanto os concorrentes diretos quanto os indiretos, para que a análise seja efetiva e toda concorrência seja considerada. O estudo engloba a análise dos pontos fortes e fracos dos rivais, as estratégias de marketing, a precificação, a participação no mercado e outros dados relevantes.
Mas como fazer esse estudo de concorrência e identificar quem são os concorrentes diretos ou indiretos? Acompanhe o texto de hoje para ficar por dentro!
Em um primeiro momento, é necessário identificar quem são os concorrentes.
Os concorrentes diretos são aqueles que trabalham exatamente no mesmo ramo que o seu ou com produtos e serviços muito similares para um mesmo público-alvo. Com isso, vocês estão em um mesmo segmento, competindo por uma mesma faixa de mercado.
Já os concorrentes indiretos atuam com a oferta de produtos e serviços que não precisam ser idênticos ao seu, mas que atendem às mesmas necessidades. Mesmo não estando necessariamente no mesmo segmento, eles competem de alguma forma com o seu negócio e público. É preciso identificar o seu impacto também.
Esse conhecimento dos concorrentes facilita para acompanhar de forma recorrente o que eles estão fazendo, lançando de produtos e serviços ou fazendo em momentos de crise ou expansão.
Saber o que motiva seu estudo de concorrência pode aumentar a eficiência do resultado desejado. Por exemplo, você quer acompanhar os preços do concorrente? Ou as estratégias de marketing por meio das campanhas de e-mail marketing disparadas?
Definir os principais objetivos proporciona um estudo mais direcionado e certeiro, aumentando a assertividade da estratégia. Afinal, não adianta ter vários dados coletados e não saber o que fazer, não é mesmo?
Identificar, coletar, organizar e analisar todas as informações dos concorrentes são tarefas que demandam uma estratégia inteligente. Existem inúmeros aplicativos e softwares que atuam no estudo de concorrência de forma eficiente, basta verificar qual o melhor para seu negócio.
Uma metodologia muito usada pelas empresas é a análise SWOT, sigla em inglês que determina as forças (strengths) e fraquezas (weaknesses) da marca e as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) do mercado. A técnica também é conhecida como matriz FOFA, na tradução em português.
A metodologia deve estar de acordo com os objetivos do estudo, para definir como coletar informações, seja de e-commerce, de redes sociais ou de outros meios de comunicação digital dos concorrentes ou ainda realizar visitas às lojas físicas. Os dados disponíveis também podem ser encontrados em diversas fontes, incluindo as públicas.
Todas as informações devem ser repassadas às equipes responsáveis para a distribuição e a análise dos dados, que serão a base para a realização do estudo e consequente desenvolvimento de novas estratégias.
Sua empresa está aberta à ciência de dados?
Estudo de concorrência na mão, análises feitas, qual o próximo passo? Identifique se sua empresa já faz o básico para ter um bom posicionamento no mercado:
– Conhecer o público-alvo e o que ele procura em relação ao seu produto ou serviço: idade, gênero, nível socioeconômico, hobbies, atividades que praticam, entre outros. Ter ciência também dos diferenciais do seu produto ou serviço e o que pode ser implementado em prol de uma melhoria esperada por esse mercado.
– Se comunicar de forma direta e clara: ter um bom atendimento é fundamental em todo e qualquer negócio. Faça um atendimento exclusivo e omnichannel, contando com a ajuda de suportes via chats e fidelizando quem consome do seu produto ou da sua marca. Lembre-se de que o pós-venda é imprescindível para fazer com que seus clientes voltem.
– Manter os preços atrativos e diversificar as formas de pagamento: o estudo de concorrência vai ajudar, e muito, na parte de precificação. Não basta ter um bom serviço, se ele estiver totalmente fora dos valores aplicados no mercado e suas vantagens não criarem um diferencial percebido pelo cliente.
– Criar boas campanhas: seja nas redes sociais ou no ambiente físico, as campanhas sazonais funcionam para a maior parte dos segmentos. Aproveite datas festivas, momentos relevantes para o seu negócio e explore essa comunicação e vínculo com seu público.
Que tal aplicar o estudo de concorrência e todos os passos para se tornar referência no que faz?
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(Imagem: Pexels)
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