24 agosto 2023

Marketing digital na empresa: como fazer de forma eficiente

Tendências
Marketing digital na empresa: como fazer de forma eficiente

Saber trabalhar o marketing digital na empresa pode trazer muitos benefícios, favorecendo a imagem da marca, sua divulgação e a captação e a fidelização de novos clientes

O Brasil é um país conectado. Pesquisas mostram que o brasileiro passou, no ano passado, mais de 9 horas por dia online em média. E esse é um dos principais motivos para que as empresas também invistam em garantir uma presença constante na internet.

Mas, para isso, não basta apenas estar na rede. Ter um bom marketing digital pode ser fundamental para que a empresa cresça e se faça presente no online de forma eficiente, atraindo a atenção das pessoas.  

Entre os benefícios de se estar presente na internet, estão a ampla divulgação, seja da sua marca, de ações específicas ou de produtos e, consequentemente, a aquisição de novos clientes, que tomam conhecimento da marca por meio do digital, além de sua fidelização.

Mas como fazer marketing digital?

Em primeiro lugar, entenda o mercado. 

Assim como no offline, no online é preciso entender seu público e o mercado em que você está envolvido. Afinal, o ponto alto é o seu cliente e você precisa saber quem ele é, onde ele está e o que ele espera do seu negócio.

Com essas informações, você determina o tipo de linguagem que vai estabelecer e as plataformas em que precisa estar, assim como a forma de conteúdo a ser desenvolvido.

É importante saber que não é necessário estar em todas as redes sociais, por exemplo. Isso vai depender muito dessa pesquisa prévia do mercado e de seu público prioritário.

Sua empresa está aberta à ciência de dados? Saiba mais sobre o assunto.

Conheça o básico

Ter conhecimento é ser rei. Muitas vezes não é possível saber e conhecer tudo, mas o mínimo que você souber em qualquer área que você esteja envolvido ajuda, e muito. 

Então, se possível, estude sobre o marketing digital e esteja ciente de como ele acontece – ou, pelo menos, o que é tráfego, SEO, CTA, algoritmos e alguns outros termos básicos.

Ter ciência sobre as principais ferramentas também ajuda na hora de escolher as mais apropriadas e eficientes para seu negócio. Veja quais são as plataformas de conteúdo, de gestão de mídias, de e-mail marketing e os recursos do Google e discuta com seu pessoal sobre quais são necessárias.

Falando em discutir com seu pessoal, você pode – e deve – contratar uma empresa especializada ou ter uma equipe exclusiva para trabalhar neste setor, principalmente se esta não for sua área principal de atuação, assim como ocorre com o outsourcing de computadores.

Onde estar presente?

Esta é uma das maiores dúvidas das empresas que entram no digital: em quais plataformas meu negócio deve estar presente? 

Atualmente, são variadas as redes sociais e as plataformas que podem agregar ou te fazer perder tempo e até mesmo queimar sua marca. Por isso, é preciso analisar bem antes de realizar o cadastro em  todas elas.

Como dissemos anteriormente, não é obrigatório (e nem sensato) estar em todas as plataformas sociais. Elas são muito específicas, tanto no formato quanto no público predominante, e podem não fazer muito nexo para sua marca. Por exemplo, ter um espaço instagramável faz sentido para você, sua empresa e o ramo em que atuam?

Algumas empresas focam tanto nas redes sociais e esquecem de outros caminhos do marketing digital que somam para as empresas. Ter um bom site, responsivo (ou seja, que funcione em todos os dispositivos), que contemple todas as informações da empresa e os serviços prestados, é primordial para começar uma vida online.

A partir disso, é possível pensar em um blog, uma newsletter periódica, uma landing page, entre outros. São muitos os caminhos para ficar preso somente às redes sociais.

Conhece o ChatGPT? Veja como utilizá-lo no seu negócio.

Análise de dados e resultados

Não é preciso fazer campanha todo dia, mas ter algumas estratégias de marketing digital pode ser benéfico para colher bons resultados. 

Para isso, saber analisar o desempenho da ação realizada, seja uma postagem em um blog ou em uma rede social, ou um e-mail marketing disparado, vai te guiar e orientar para os próximos passos.

Tenha conhecimento do que é importante, do que funciona e do que não agrega. Muitas vezes, é na tentativa e erro que se encontra a melhor estratégia e o caminho a se seguir.

O trabalho de marketing digital exige tempo, paciência e conhecimento. Investir nessa área pode trazer muito sucesso à empresa.

Procurando por salas comerciais para estabelecer seu negócio? 

Conheça todos os nossos espaços e entre em contato para saber mais.

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.