18 maio 2023

As aplicações do ChatGPT nos escritórios

Tecnologia | Tendências
As aplicações do ChatGPT nos escritórios

Nova tendência, inteligência artificial pode estar presente em vários segmentos de empresas e escritórios

Quem não ouviu falar no ChatGPT nos últimos meses, seja ligado à tecnologia ou não? 

Divulgado pelos telejornais e sites de notícias, a nova inteligência artificial chegou para revolucionar muitas empresas e a forma como elas atuam. Ela foi desenvolvida pela empresa Open AI (que recebeu investimentos da Microsoft) e, apesar de recente, já conta com concorrentes à altura – como o Bard, desenvolvido pelo Google. 

Basicamente, essas inteligências artificiais conseguem interagir com as pessoas sobre diferentes assuntos por meio de algoritmos. Com isso, são capazes de produzir textos e conteúdo, coletar dados, realizar o atendimento ao público, entre outras funções habitualmente ocupadas por humanos.

Como o sistema está no início de sua aplicação e, até o momento, pode ser utilizado de forma gratuita e experimental, não se sabe muito sobre como o uso desta inteligência pode revolucionar o futuro das empresas. O que se sabe, porém, é que ela já está gerando muitas discussões sobre o tema.

Veja alguns exemplos de como a inteligência artificial do momento pode ser aplicada nas empresas, principalmente nas que usam chatbots ou trabalham com assuntos específicos:

Precisa de uma sala comercial, mas não sabe se seu negócio se encaixa nela? Veja alguns exemplos de negócios em salas comerciais e tire a sua ideia do papel.

Atendimento ao cliente

Muitas empresas já utilizam chatbots para realizar o atendimento ao cliente, softwares que imitam pessoas no contato com clientes, respondendo de forma automática a uma série de perguntas limitadas. 

A diferença para o ChatGPT está no enriquecimento que a nova inteligência artificial pode oferecer, proporcionando um atendimento mais personalizado, eficaz e humanizado, melhorando a experiência do usuário, já que ela aprende com os feedbacks recebidos.

Coleta de dados

Informações de preferências, comportamentais e até mesmo problemas que os clientes tenham com seus produtos podem ser coletados pela inteligência artificial. 

Com isso, é possível direcionar o marketing da companhia, realizar promoções e aumentar as vendas. Esses dados também favorecem a geração de leads, captando possíveis contatos que podem se tornar clientes.

Programadores

Talvez ainda não seja possível desenvolver um produto do zero ou com códigos complexos, mas a inteligência já tem sido utilizada para auxiliar programadores a solucionar problemas ou dar ideias de resolução, já que possui conhecimento para tal.  

– Produção de conteúdo

A tecnologia não só agrupa informações pesquisadas, como também redige textos inteiros se necessário. Precisa escrever um texto em italiano? Ou em alemão? Traduzir um texto já pronto? Reescrevê-lo? 

A inteligência artificial pode fazer tudo isso por você, entregando um texto conforme solicitado. Não à toa, seu uso tem sido questionado em escolas e universidades para a produção de redações e outras atividades acadêmicas, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

– Pesquisadores

Informações exatas sobre os mais diferentes assuntos e temáticas podem auxiliar os pesquisadores a concluírem seus estudos e alavancarem dados em importantes setores, como saúde e educação.  

No caso do ChatGPT, porém, seu banco de dados conta com informações até 2021 – ou seja, ele desconhece os temas mais recentes, como a Guerra da Ucrânia ou que a Argentina se sagrou campeã da Copa do Mundo de 2022.

Turismo e lazer

Trabalha com roteiros, viagens, programação de atividades? O ChatGPT é capaz de criar um cronograma, com planejamento de férias ou de entretenimento para crianças e adultos.

De forma geral, a inteligência artificial é capaz de agregar muito para as empresas, pois existe uma infinidade de outras áreas que ela pode atender e suprir as necessidades, otimizando as tarefas e tornando as equipes mais produtivas. Basta aplicar a sua criatividade!

Porém, é preciso ter cautela no uso, principalmente pelo fato de ser uma tecnologia e que comete uma série de erros ao prestar suas informações, o que vai demandar revisões e ajustes. 

Por isso, faça uma avaliação, utilize em conjunto com outras ferramentas e garanta que sua empresa não cometa equívocos por conta do uso indevido da inteligência artificial – afinal de contas, as soft skills continuam sendo um aspecto importante para o negócio.

Sua empresa está precisando de uma sala comercial? Conheça os espaços disponíveis da Víncere Locações para a sua empresa!

Neo Corporate

JG1698

World Business

Posts Relacionados

O Ikigai e a busca pelo propósito de um negócio
26 fevereiro 2024

O Ikigai e a busca pelo propósito de um negócio

O termo japonês Ikigai significa dar um sentido à vida e é uma estratégia que pode ser, sim, aplicada...

LEIA MAIS Seta
Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.