24 março 2023

Outsourcing de computadores: sua empresa conhece?

Tecnologia | Tendências
Outsourcing de computadores: sua empresa conhece?

Este novo serviço se trata de uma segmentação do tradicional outsourcing de impressões, apresentando diversos benefícios às organizações envolvidas

Quase a metade das empresas globais (48%) estão contratando fornecedores terceirizados, o que se convencionou chamar de outsourcing. Os números foram obtidos de uma pesquisa realizada pelo instituto britânico Yougov. Somente no Reino Unido, o porcentual de empresas que optam por parceiros terceirizados é de 70%.

Os motivos para integrar uma empresa em sua rotina de negócios são variados, mas costumam estar relacionados a alguns dos fatores abaixo:

– Falta de capacidade e de experiência – Seja pela não possibilidade de investimentos constantes na área, pela falta de profissionais especializados ou outros fatores, muitas organizações optam por uma empresa terceirizada. Isso é muito comum sobretudo em áreas não necessariamente relacionadas ao core business do negócio, como o outsourcing de computadores.

– Infraestrutura escassa – Em alguns casos, a organização pode até ter o desejo de solucionar as questões internamente, mas a falta de equipamentos interfere nessa possibilidade. Nesse sentido, é melhor contratar um fornecedor externo do que direcionar recursos que poderiam ser aplicados em áreas mais estratégicas.

A pesquisa ainda cita outros motivos mencionados pelos executivos respondentes, tais como: redução de riscos, diminuição de custos, entrega de melhores resultados, focar em áreas estratégicas de negócio e ser uma opção mais barata.

Nota-se que o outsourcing se dissemina em áreas que estão fora do domínio da organização, necessitando de parceiros familiarizados com o segmento, suas tendências, legislações e inovações. Esta aceleração da transformação digital é uma das tendências para este ano, como demonstramos neste artigo.

A importância do TI

Em nosso último artigo sobre ciência de dados, mostramos como a tecnologia está se tornando ainda mais fundamental para aumentar a competitividade dos negócios. Não à toa, a área de suporte de TI é a com o maior foco de terceirizações (34%), seguido por pagamentos (28%), impressão e contabilidade (ambos com 24%) e desenvolvimento de softwares (21%).

Em uma análise mais profunda, é possível perceber que todas essas terceirizações estão diretamente relacionadas ao ramo da tecnologia: até mesmo pagamentos e contabilidade são operações com ampla dependência.

O outsourcing de computadores

Dentro desse contexto, há um novo tipo de negócio ganhando corpo, o chamado outsourcing de computadores ou de outros dispositivos. É comum que as organizações contratem empresas especializadas para gerenciar as suas impressoras, pagando uma taxa mensal em troca da manutenção e amplo funcionamento destes dispositivos. Muitas empresas enxergam neste mercado uma oportunidade por inúmeros motivos:

– Custos fixos – Com as constantes mudanças e necessidades tecnológicas, as empresas conseguem ter valores acessíveis e fixos – pagos mensalmente – para obter este serviço. Dessa forma, torna-se um custo absorvido pelo negócio e que pode ser planejado no médio e longo prazo.

– Personalização do contrato – Todos os colaboradores de uma empresa têm a mesma necessidade em um equipamento? Não. Pessoas responsáveis pela edição de vídeo, de imagens, programação ou outras áreas mais específicas demandam especificações mais exigentes das máquinas. Isso pode ser estipulado no contrato, fornecendo máquinas diferentes para cada perfil de usuário.

– Esqueça as manutenções – Assim como ocorre com as impressoras, o outsourcing de computadores e de outros dispositivos costuma incluir a manutenção dos dispositivos. Ou seja, há uma garantia de total operação dos equipamentos, sem atrasar ou interferir no desempenho de seus colaboradores.

– Atualizações constantes – Nos contratos, é possível estabelecer os softwares necessários para a operação, garantindo que estejam sempre em sua versão atual.

– Flexibilidade – Sua empresa cresceu? Contratou mais 10 colaboradores? Na parceria com um outsourcing de computadores, é possível estabelecer algumas regras referentes ao tema, garantindo a escalabilidade dentro de padrões formalizados em contrato.

– Para todos os portes – É claro que as empresas do segmento buscam contratos amplos e com grandes empresas. Mas o outsourcing pode ser uma solução acessível para companhias dos portes mais variados, incluindo as pequenas e médias.

Quando se fala em outsourcing de computadores, engloba-se, por óbvio, os notebooks e outros equipamentos móveis. Nesse sentido, um estudo da consultoria McKinsey mostrou que 25% dos colaboradores estão autorizados a trabalhar fora de seus escritórios, tendo mais flexibilidade, em um contexto de trabalho híbrido, inclusive facilitando o seu gerenciamento.

Este tipo de serviço abre portas e permite aos colaboradores serem produtivos – tendo equipamentos à altura e preparados para suas tarefas – independentemente de onde estejam, incluindo em viagens de negócio.

Conheça os espaços disponíveis para locação nos empreendimentos da Víncere Locações:

World Business

Neo Corporate

JG1698

Posts Relacionados

Work-life balance: saiba a importância de se ter
17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas,...

LEIA MAIS Seta
Como será o mercado de trabalho em 2030?
10 junho 2024

Como será o mercado de trabalho em 2030?

Listamos 7 características que devem ser importantes para as profissionais atraírem o olhar das empresas, considerando a evolução da...

LEIA MAIS Seta
Como montar um escritório confortável e eficiente?
03 junho 2024

Como montar um escritório confortável e eficiente?

Um escritório confortável deve ser focado na produtividade e no bom rendimento dos colaboradores, sem deixar de lado a...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.