17 janeiro 2023

7 tendências para empresas em 2023

Geral
7 tendências para empresas em 2023

Confira 7 movimentos que devem seguir se intensificando em 2023 e não fique para trás

O RH 4.0 se tornou a busca incessante de muitas empresas em um mundo cada vez mais governado pelos dados, conforme mostramos neste artigo. No entanto, além do investimento em tecnologia, processos e pessoas relacionados ao big data, há um caminho para se manter atualizado e competitivo no mercado.

Diante desse contexto, listamos algumas das tendências para empresas em 2023. Conheça as principais:

1 – Transformação digital acelerada

Sim, nós estamos vindo de um ano de 2022 no qual o fantasma da pandemia ficou para trás, e o mundo parece seguir dentro de uma normalidade. Entretanto, os aprendizados deixados também estão relacionados ao uso da tecnologia de uma maneira mais inteligente dentro das empresas.

Big data, inteligência artificial, machine learning, internet das coisas (IoT), computação em nuvem, conexões super rápidas via 5G… Tudo isso são transformações que estão acontecendo e, cada vez mais, será difícil encontrar os limites e as separações entre esses processos.

Ou seja, manter-se atualizado e conseguir acelerar o processo de transformação digital é uma das tendências para empresas em 2023.

2 – O talento e as soft skills em destaque

Na medida em que a tecnologia evolui, é comum que as empresas passem a procurar mais talento. Basta observar o passado para entender esta prática: as novas soluções parecem complexas, mas, aos poucos, vão se integrando à rotina das pessoas e das organizações.

O que as companhias realmente procuram não são pessoas que apenas saibam tirar proveito dessas tecnologias, mas que tenham talento para encontrar inovações e diferenciais competitivos. Além disso, que tenham habilidades comportamentais (as chamadas soft skills) para lidar com a complexidade dos negócios.

As pessoas com formações e experiências em diversas áreas do conhecimento, capazes de apresentar novas visões, serão muito mais valorizadas pelos negócios. Da mesma forma, muitas empresas vão ter que investir em mecanismos para melhorar a retenção dos seus próprios talentos.

3 – Trabalho remoto

Seguindo o contexto do tópico anterior, o trabalho remoto ou híbrido segue como uma das tendências para empresas em 2023. Muitas pessoas experimentaram grande melhoria na qualidade de vida ao conseguir um melhor equilíbrio de suas vidas profissional e pessoal com o home office ou trabalho híbrido.

Por isso, é natural que a flexibilização e horários, a melhoria dos ambientes de trabalho, integração dos times (mesmo operando à distância) estejam no radar das companhias – até mesmo para contribuir na retenção de talentos.

4 – Saúde mental em destaque

Se houve um grupo de pessoas que se sentiu confortável trabalhando de casa, existem outras que sofreram com o isolamento forçado. Elas tiveram dificuldades em estabelecer limites nos momentos de trabalho e de lazer, além de outras questões.

Por isso, o investimento em maneiras de melhorar a saúde mental das pessoas se tornará um diferencial e uma preocupação para muitas pessoas na hora de optarem pelo trabalho. Desde janeiro de 2022, a Síndrome de Burnout foi considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença ocupacional.

Cabe às organizações usarem até mesmo da tecnologia – como a telemedicina – para contribuir com a saúde mental da sua equipe, algo que é esperado pelos colaboradores e clientes.

5. Mais autonomia para os colaboradores

A implementação de formatos de trabalho 100% remotos ou híbridos, a busca por reter talentos e pessoas importantes e a preocupação com a saúde mental refletem em uma maior autonomia para as pessoas no desenvolvimento de suas tarefas.

Esse ponto é importante para os negócios, especialmente se houver boas estratégias para valorizar a disciplina e o bom gerenciamento do tempo, o que melhora a qualidade das entregas, seguindo um ritmo próprio de trabalho.

6 – Foco nas locações

Com todas essas alterações na forma como vivemos, muitas empresas estão abrindo mão do interesse em comprar um espaço pelas locações comerciais. Os executivos já perceberam que a redução de custos e a praticidade tornam o aluguel uma escolha mais inteligente.

Ter negócios em salas comerciais alugadas é muito mais prático e com menos custos do que começar um imóvel do zero. Muitos negócios optam pelo custo fixo do aluguel em detrimento de um grande aporte para a compra de espaços.

Até mesmo companhias de grande porte estão seguindo nesse caminho, optando pelas lajes corporativas.

7 – A busca (ainda maior) pela sustentabilidade

As organizações estão buscando mitigar ou eliminar os seus impactos no meio ambiente. Por isso, é cada vez mais comum a procura pela locação de imóveis com certificações. Eles contribuem em uma estratégia de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na sigla em inglês), com garantia de benefícios ambientais e sociais, conforme explicamos neste artigo.

Nesse sentido, a busca por fontes de energia mais sustentáveis também é importante, assim como outros cuidados que devem integrar as políticas empresariais.

Conheça nossos empreendimentos e seus espaços disponíveis para locação:

World Business

Neo Corporate

JG1698

Confira outros temas sobre locação de imóveis comerciais e gestão de empresas em nosso blog!

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.