06 janeiro 2025

Você conhece o calendário fiscal do seu negócio?

Dicas | Geral
Você conhece o calendário fiscal do seu negócio?

Ter o conhecimento de todas as obrigações tributárias auxilia a deixar sua empresa em dia e evita penalidades por atrasos ou não pagamentos

Você sabe o que é um calendário fiscal? 

Nada mais é do que uma espécie de agenda, que engloba todas as obrigações fiscais e tributárias dos empresários ao longo de um ano. Com ele, é possível se manter organizado em relação aos cumprimentos dos prazos de impostos, obrigações acessórias, declarações ou relatórios, evitando as penalidades por falta de pagamentos, multas ou atrasos.

Manter essa estrutura organizacional ativa é imprescindível para as empresas que querem estar em conformidade com as responsabilidades, sejam elas municipais, estaduais ou federais.

Conheça mais sobre o calendário fiscal e deixe a sua empresa com as contas em dia.

Veja aqui quais negócios internacionais estão em alta no país.

Por que preciso ter um calendário fiscal?

Conforme dissemos acima, são muitas as obrigações dos empresários em relação aos tributos. E nada melhor do que ter tudo organizado para saber o que deve ser pago e em que data, pensando em manter tudo em conformidade para evitar as multas e as penalidades por atrasos ou falta de pagamentos.

Mas, além disso, o calendário fiscal tem outros benefícios, como:

– Lista os compromissos do ano, possibilitando uma visualização global de todas as obrigações e a sua distribuição periódica;

– Permite a antecipação de pagamentos ou do envio de documentos, evitando atrasos, esquecimentos ou omissões de dados;

– Possibilita um melhor planejamento financeiro da empresa, considerando também o impacto das questões contábeis sobre a disponibilidade de caixa.

É difícil montar um calendário fiscal?

Um calendário fiscal deve englobar tributos relacionados à empresa e aos seus colaboradores, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), folhas de pagamento, eSocial, escrituração fiscal, DAS, entre tantos outros. Além, é claro, das especificidades relativas ao segmento de atuação de cada empresa.

Entre as principais dificuldades na elaboração de um calendário fiscal completo para uma companhia, estão as constantes alterações legais, que envolvem inclusive mudanças nas datas para entregas e pagamentos.

Com isso, torna-se mais desafiador manter tudo em dia, ainda mais em um sistema tributário tão confuso como é o brasileiro – considerado um dos mais complexos do planeta. Porém, com a elaboração de um calendário fiscal, viabiliza-se o conhecimento de todas as responsabilidades, podendo-se inclusive distribuir entre as equipes e facilitar o seu planejamento e coordenação.

Melhor para os gestores

Apesar de toda a complexidade envolvida, ter um calendário fiscal atualizado e completo é importante tanto para a empresa, que não deixa de cumprir suas obrigações em dia, quanto para os gestores, que podem visualizar todos os compromissos de forma clara, seja por períodos ou de maneira integral.

Dessa forma, ganha-se mais autonomia para fazer provisões para a empresa, considerando todos os recursos e sem comprometer outras verbas.

Mas não se preocupe: o calendário fiscal pode ser feito tanto em planilhas como também por meio de ferramentas digitais, que centralizam todas as tarefas, integram as informações e oferecem outras funcionalidades para otimizar o trabalho. Você já pensou em adotar um sistema especializado para este fim, que faça uso da ciência de dados?

Gostou de saber mais sobre as obrigações empresariais? Conheça as salas comerciais disponíveis para locação em Curitiba.

Posts Relacionados

Tenant Mix: você sabe o que é?
13 janeiro 2025

Tenant Mix: você sabe o que é?

Conceito defende a variedade e a diversificação de lojas em um mall, tornando-se fundamental para a sobrevivência e o...

LEIA MAIS Seta
Quebra de contrato de aluguel: como proceder?
30 dezembro 2024

Quebra de contrato de aluguel: como proceder?

Motivos diversos podem causar uma quebra de contrato de aluguel imediata; saiba o que fazer, independentemente do lado em...

LEIA MAIS Seta
A importância da conciliação bancária para o seu negócio
23 dezembro 2024

A importância da conciliação bancária para o seu negócio

Atividade é fundamental para manter a regularidade e evitar fraudes ou erros relacionados ao financeiro, que podem causar sérios...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.