Empreendedor iniciante? Confira dicas!
Está começando um novo negócio? Saiba o que um empreendedor iniciante deve e não deve fazer para conseguir ter...
LEIA MAISA maioria das empresas busca evoluir tecnologicamente em relação ao uso de dados para uma tomada de decisão mais eficiente, justamente um dos propósitos do RH 4.0
O termo 4.0 está relacionado à revolução trazida pelo Big Data. Diversos segmentos ganharam essa conotação: indústria 4.0, agronegócio 4.0, logística 4.0, entre outros. Com a área de recursos humanos, a lógica é semelhante: o RH 4.0 contribui na automação e na facilitação de processos e de rotinas, agilizando tarefas e aperfeiçoando os resultados.
O “4.0” se refere à quarta revolução industrial: a primeira possibilitou a indústria trabalhar com vapor; a segunda estava vinculada aos meios de produção; a terceira é a de automação; e a quarta busca o uso de dados e outras tecnologias para tornar setores mais inteligentes e produtivos.
Assim como nos outros setores, a ideia por trás do RH 4.0 é clara: aproveitar o grande volume de dados disponível para incrementar o desempenho do setor. Para isso, as organizações contam com inúmeras informações sobre o seu negócio.
Se nas indústrias, agro ou logística, há a necessidade de conectar dispositivos entre si – uma estimativa da IDC aponta que, em 2025, haverá 55,7 bilhões de dispositivos conectados, o equivalente a sete para cada habitante –, o RH já conta com dados digitais que podem ser devidamente analisados.
Essas informações estão disponíveis nos sistemas empresariais nas áreas cobertas pelo setor de recursos humanos, caso de recrutamento e seleção, gestão do departamento pessoal, elaboração de treinamentos e cursos para desenvolvimento, avaliação de remuneração e benefícios.
O RH 4.0 também tem a prerrogativa de auxiliar na tomada de decisões das empresas em diferentes áreas a partir de um uso inteligente da tecnologia, como outsourcing de equipamentos, administração dos espaços físicos em um contexto de trabalho híbrido, elaborar a estrutura de trabalho em home office, entre outros pontos.
Para isso, projeta-se a expansão da inteligência artificial em diversas áreas, incluindo o RH. Essa tecnologia melhora a previsibilidade de estudos e as projeções realizadas. Um estudo da Blueweave Consulting prevê que os investimentos em inteligência artificial devem sair de US$ 5,6 milhões em 2021 para US$ 20,1 milhões em 2028.
Até pouco tempo, o RH se voltava ao desenho dos organogramas de carreira, admissões e demissões e gerenciamento de pagamentos. De repente, assumiu papel de protagonista na estratégia e na perspectiva de futuro das empresas.
Isso é ainda mais relevante na realidade de trabalho híbrido ou home office, no qual a gestão de produtividade não se baseia mais apenas no tempo disponibilizado à empresa – até mesmo pelo fato de muitos colaboradores não estarem no mesmo espaço físico.
A configuração dos escritórios físicos (em regimes híbridos) depende da palavra final do setor e das regras determinadas pelos executivos, área no qual o RH 4.0 tem um papel determinante.
Afinal de contas, todos esses esforços refletem na retenção de talentos e na atratividade de profissionais qualificados, ponto que está se tornando determinante no sucesso das empresas e relacionado ao desenvolvimento de políticas voltadas às pessoas, com preocupações com saúde e bem-estar.
Pode parecer complexo, mas é possível adotar o RH 4.0 em qualquer empresa, basta apenas a vontade em querer evoluir junto com as ferramentas adequadas. Por isso, um passo primordial para aplicar o RH 4.0 é aprimorar a tecnologia adotada em seu negócio.
– Investimento em softwares na nuvem (que podem ser acessados de qualquer local), auxiliando tanto recrutadores quanto os candidatos. Isso também vai permitir aos colaboradores obterem informações pertinentes de qualquer lugar.
– Trabalhar com gestores formas de conseguir obter um melhor desempenho com a tecnologia em suas equipes, especialmente na automação de tarefas repetitivas.
– Disponibilizar holerites, folha de ponto e outros documentos com assinatura digital de forma rápida e imediata.
– Focar no ambiente empresarial, visando que seus colaboradores se sintam bem, felizes e aptos a exercerem suas atividades.
– Investir constantemente na capacitação dos colaboradores, seja na forma como usam as soluções de tecnologia quanto em outras áreas do conhecimento. A aplicação desses recursos retorna para a empresa, além de beneficiar seus colaboradores.
É importante que a organização não tenha pressa para mudar seu formato de operação no RH. Deve-se pesquisar e encontrar os caminhos adequados alinhados às estratégias e propósitos do negócio.
Destaca-se que essa mudança não depende apenas da tecnologia: capacite seus gestores e insira o mindset 4.0 neles, de forma que se sintam capazes de elevar suas equipes em suas tarefas cotidianas.
Dessa forma, seu RH estará preparado para não só conseguir captar o colaborador ideal para cada tarefa como para manter a equipe motivada e sempre apta a cumprir com os propósitos da organização. Assim, o crescimento de seu negócio vai fluir tranquilamente.
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