10 janeiro 2023

RH 4.0: o que é e como aplicá-lo?

Geral
RH 4.0: o que é e como aplicá-lo?

A maioria das empresas busca evoluir tecnologicamente em relação ao uso de dados para uma tomada de decisão mais eficiente, justamente um dos propósitos do RH 4.0

O termo 4.0 está relacionado à revolução trazida pelo Big Data. Diversos segmentos ganharam essa conotação: indústria 4.0, agronegócio 4.0, logística 4.0, entre outros. Com a área de recursos humanos, a lógica é semelhante: o RH 4.0 contribui na automação e na facilitação de processos e de rotinas, agilizando tarefas e aperfeiçoando os resultados.

O “4.0” se refere à quarta revolução industrial: a primeira possibilitou a indústria trabalhar com vapor; a segunda estava vinculada aos meios de produção; a terceira é a de automação; e a quarta busca o uso de dados e outras tecnologias para tornar setores mais inteligentes e produtivos.

O que é o RH 4.0? 

Assim como nos outros setores, a ideia por trás do RH 4.0 é clara: aproveitar o grande volume de dados disponível para incrementar o desempenho do setor. Para isso, as organizações contam com inúmeras informações sobre o seu negócio.

Se nas indústrias, agro ou logística, há a necessidade de conectar dispositivos entre si – uma estimativa da IDC aponta que, em 2025, haverá 55,7 bilhões de dispositivos conectados, o equivalente a sete para cada habitante –, o RH já conta com dados digitais que podem ser devidamente analisados.

Essas informações estão disponíveis nos sistemas empresariais nas áreas cobertas pelo setor de recursos humanos, caso de recrutamento e seleção, gestão do departamento pessoal, elaboração de treinamentos e cursos para desenvolvimento, avaliação de remuneração e benefícios.

O RH 4.0 também tem a prerrogativa de auxiliar na tomada de decisões das empresas em diferentes áreas a partir de um uso inteligente da tecnologia, como outsourcing de equipamentos, administração dos espaços físicos em um contexto de trabalho híbrido, elaborar a estrutura de trabalho em home office, entre outros pontos.

Para isso, projeta-se a expansão da inteligência artificial em diversas áreas, incluindo o RH. Essa tecnologia melhora a previsibilidade de estudos e as projeções realizadas. Um estudo da Blueweave Consulting prevê que os investimentos em inteligência artificial devem sair de US$ 5,6 milhões em 2021 para US$ 20,1 milhões em 2028.

Qual a importância do RH 4.0?

Até pouco tempo, o RH se voltava ao desenho dos organogramas de carreira, admissões e demissões e gerenciamento de pagamentos. De repente, assumiu papel de protagonista na estratégia e na perspectiva de futuro das empresas.

Isso é ainda mais relevante na realidade de trabalho híbrido ou home office, no qual a gestão de produtividade não se baseia mais apenas no tempo disponibilizado à empresa – até mesmo pelo fato de muitos colaboradores não estarem no mesmo espaço físico.

A configuração dos escritórios físicos (em regimes híbridos) depende da palavra final do setor e das regras determinadas pelos executivos, área no qual o RH 4.0 tem um papel determinante.

Afinal de contas, todos esses esforços refletem na retenção de talentos e na atratividade de profissionais qualificados, ponto que está se tornando determinante no sucesso das empresas e relacionado ao desenvolvimento de políticas voltadas às pessoas, com preocupações com saúde e bem-estar.

Como aplicar o RH 4.0?

Pode parecer complexo, mas é possível adotar o RH 4.0 em qualquer empresa, basta apenas a vontade em querer evoluir junto com as ferramentas adequadas. Por isso, um passo primordial para aplicar o RH 4.0 é aprimorar a tecnologia adotada em seu negócio.

– Investimento em softwares na nuvem (que podem ser acessados de qualquer local), auxiliando tanto recrutadores quanto os candidatos. Isso também vai permitir aos colaboradores obterem informações pertinentes de qualquer lugar.

– Trabalhar com gestores formas de conseguir obter um melhor desempenho com a tecnologia em suas equipes, especialmente na automação de tarefas repetitivas.

– Disponibilizar holerites, folha de ponto e outros documentos com assinatura digital de forma rápida e imediata.

– Focar no ambiente empresarial, visando que seus colaboradores se sintam bem, felizes e aptos a exercerem suas atividades.

– Investir constantemente na capacitação dos colaboradores, seja na forma como usam as soluções de tecnologia quanto em outras áreas do conhecimento. A aplicação desses recursos retorna para a empresa, além de beneficiar seus colaboradores.

É importante que a organização não tenha pressa para mudar seu formato de operação no RH. Deve-se pesquisar e encontrar os caminhos adequados alinhados às estratégias e propósitos do negócio.

Destaca-se que essa mudança não depende apenas da tecnologia: capacite seus gestores e insira o mindset 4.0 neles, de forma que se sintam capazes de elevar suas equipes em suas tarefas cotidianas.

Dessa forma, seu RH estará preparado para não só conseguir captar o colaborador ideal para cada tarefa como para manter a equipe motivada e sempre apta a cumprir com os propósitos da organização. Assim, o crescimento de seu negócio vai fluir tranquilamente.

Conheça detalhes de nossos empreendimentos:

World Business

Neo Corporate

JG1698

Fique por dentro de outras novidades sobre locação de imóveis comerciais e temas relacionados em nosso blog!

Posts Relacionados

Work-life balance: saiba a importância de se ter
17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas,...

LEIA MAIS Seta
Como será o mercado de trabalho em 2030?
10 junho 2024

Como será o mercado de trabalho em 2030?

Listamos 7 características que devem ser importantes para as profissionais atraírem o olhar das empresas, considerando a evolução da...

LEIA MAIS Seta
Como montar um escritório confortável e eficiente?
03 junho 2024

Como montar um escritório confortável e eficiente?

Um escritório confortável deve ser focado na produtividade e no bom rendimento dos colaboradores, sem deixar de lado a...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.