Empreendedor iniciante? Confira dicas!
Está começando um novo negócio? Saiba o que um empreendedor iniciante deve e não deve fazer para conseguir ter...
LEIA MAISListamos alguns detalhes para se atentar na decoração de uma sala comercial, com algumas das tendências adotadas nos últimos tempos
Agora que você já acertou para alugar uma sala comercial, o próximo passo é fazer com que esse ambiente seja o mais agradável possível. E um dos caminhos para isso é o cuidado com a decoração, atentando-se aos detalhes e cuidados que tragam uma sensação de conforto para as pessoas que passam parte de seus dias nesse espaço.
É importante ter esse pensamento na hora de fazer as escolhas relacionadas à decoração de uma sala comercial: muitos passam mais tempo nos escritórios do que em suas próprias casas. Por esse motivo, não é exagero dizer que cuidados nesse momento podem representar aumento de produtividade e de engajamento dos seus colaboradores.
Veja os principais cuidados:
Cada empresa tem o seu perfil: muitas optam por ambientes abertos, que estimulam a troca de ideias e a interação entre as pessoas. Outras, porém, preferem criar suas baias ou salas com mais privacidade.
É preciso entender o perfil dos seus colaboradores e o segmento de atuação da sua empresa antes de fazer essa escolha. Em um momento de pós-pandemia, muitas pessoas estão em regime híbrido, o que pode sugerir a criação de ambientes para que esses profissionais se sintam acolhidos nos dias em que estiverem no escritório.
Independentemente de o escritório ser aberto ou mais individual, os cabos precisam estar escondidos. No momento de incluir as mesas, garanta que o cabeamento para os computadores – de energia, de rede, de periféricos, entre outros – fiquem omitidos, deixando um ar mais limpo.
Cada vez mais, o mobiliário oferece opções distintas e versáteis, tanto em cores quanto em perfis, pensando justamente em manter a organização.
“Eu me acho na minha bagunça”: é uma frase comum que as pessoas dizem sobre suas casas e até os seus postos de trabalho. Apesar disso, o escritório é um ambiente formal, compartilhado e que requer arrumação.
Uma das dicas é oferecer caixas organizadoras, nichos, prateleiras e outros espaços que permitam ao colaborador ter tudo o que precisa próximo, mas em um arranjo organizado e bem feito. No caso de pessoas que gostam de levar seus pertences pessoais, eles podem ser espalhados nesses suportes.
Quanto mais luminosidade em um ambiente, maior a tendência de influenciar positivamente a produtividade, o humor e a criatividade. Investir em formas de tornar o escritório mais iluminado pode se dar tanto com uma mudança nas janelas quanto com a aplicação de recursos em luz artificial.
Uma das sugestões é apostar em dimmers e luminárias de mesa para que cada pessoa possa controlar a sua intensidade de luz, criando aquela sensação de aconchego e bem-estar.
É preciso solucionar uma equação complexa na escolha do mobiliário: conforto, beleza e custo. Muitas pessoas passam pelo menos oito horas ao dia sentadas nesse ambiente: ou seja, a cadeira e os móveis devem oferecer comodidade para o profissional, afinal de contas estamos falando também de saúde.
Economizar demais pode se reverter negativamente no futuro, mas, ao mesmo tempo, é preciso se manter dentro do orçamento programado e do estilo adotado para o ambiente. E, claro, sem ocupar o escritório de forma exagerada, dando ar de leveza e minimalista.
Sua empresa tem uma identidade visual. É possível brincar com as cores e criar contrastes com a escolha do mobiliário: cadeiras ou suportes coloridos, por exemplo. Outra opção é aproveitar uma área comum – cozinha ou copa – e torná-la menos séria, com cores vivas. O mesmo pode ser adotado em uma sala de reuniões, um ambiente voltado à criação de novas ideias e à busca de soluções.
A decoração de uma sala comercial é também uma afirmação sobre um negócio: os valores e a impressão que ela gostaria de passar. É importante destacar as suas conquistas em quadros e premiações visíveis, que ressaltem as qualidades e atributos do seu time.
As plantas tornam o ambiente mais acolhedor e amigável. É possível criar uma espécie de floreira para fazer a separação entre as abas de trabalho, criando um respiro entre as pessoas.
Distribuir vasos em locais estratégicos, como em prateleiras ou mesclado à decoração do escritório, areja o ambiente.
A decoração de uma sala comercial é um investimento que influencia na forma como os clientes e os próprios colaboradores visualizam a empresa. Tente fazer com que esse ambiente seja agradável, confortável e acolhedor a quem esteja nele.
(Fotos: Banco de Imagens Pexels)
Está começando um novo negócio? Saiba o que um empreendedor iniciante deve e não deve fazer para conseguir ter...
LEIA MAISA busca por iniciativas de sustentabilidade e governança está ganhando corpo entre as empresas que procuram por escritórios comerciais...
LEIA MAISNão importa qual seja seu ramo de atuação, empreender em Curitiba é um bom negócio.
LEIA MAISUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.