14 junho 2022

Por que investir em isolamento acústico na sala comercial?

Dicas | Geral | Tendências
Por que investir em isolamento acústico na sala comercial?

Ter sucesso nesta empreitada resulta em vantagens para os colaboradores e para os clientes, que não são incomodados com ruídos que interferem na produtividade e no bem-estar

O silêncio é algo que dificilmente conseguimos perceber nas grandes cidades. Uma realidade para quase 50% da população do Brasil que habita nas capitais ou regiões metropolitanas. No entanto, nada pior do que ruídos em excesso no ambiente do trabalho, prejudiciais à produtividade dos colaboradores e ao bem-estar de clientes ou visitantes de uma sala comercial.

Para muitas pessoas, o isolamento acústico passa batido antes de se fazer uma locação de sala comercial, mas pode se tornar uma dificuldade no dia a dia. Em um mundo ideal, o isolamento acústico na sala comercial deve ser planejado desde o início do projeto, considerando a compra de materiais que contribuam para o abafamento do som entre andares e entre as salas comerciais vizinhas.

Nesse sentido, é comum a inclusão de espuma, lã, madeira ou até mesmo carpetes para reduzir a disseminação dos ruídos. Ao optar por uma sala comercial, vale a empresa avaliar se o edifício conta com certificações, como a LEED.

Além dos benefícios ambientais (otimização dos recursos naturais, como a água e o vento, que resultam em economia), há ganhos sociais, como a redução dos ruídos, já que há uma preocupação direta com o bem-estar dos usuários, como mostramos no blog.

Outro ponto a ser considerado são as vantagens que os chamados edifícios sustentáveis trazem à saúde de seus usuários. Passamos a maior parte de nossas vidas em espaços fechados e a preocupação com a termoacústica se reflete diretamente em nosso cotidiano, inclusive na rotina das empresas em suas salas comerciais.

Confira algumas vantagens do isolamento acústico na sala comercial:

Simplifica a comunicação – Seja em reuniões ou nas trocas de informações do dia a dia, torna-se mais simples ouvir o que o colega está dizendo.

Mais privacidade – Em ambientes maiores, as divisões para salas de reuniões ou gerências, garantem o sigilo do que está sendo conversado nesses espaços. Essa privacidade é fundamental para o desempenho da organização. A mesma lógica se aplica em espaços destinados para coworking, que são compartilhados entre diversas empresas.

Melhoria da experiência – Em uma sala comercial que recebe clientes, a experiência está diretamente ligada ao volume de ruídos. Em muitos casos, o incômodo com os sons não é perceptível em um primeiro momento, mas interfere no bem-estar dos consumidores e dos visitantes (além, é claro, dos próprios colaboradores).

Melhoria da produtividade – Nada pior do que estar concentrado em sua atividade e ser interrompido por um ruído, seja de obras no edifício, fora dele ou dos sons da rua (buzinas, ambulâncias e etc). Garantir uma boa dose de silêncio pode reverberar diretamente na performance dos colaboradores, impulsionando o desempenho empresarial como um todo.

Diante desses benefícios, vale entender um pouco mais sobre a preocupação com o isolamento acústico durante o processo construtivo do edifício escolhido.

O que fazer em caso de excesso de ruídos?

Como mencionamos, nem sempre as obras se preocuparam com o isolamento acústico na sala comercial. Nesses casos, existem soluções que podem ser incorporadas para reduzir o volume de ruídos:

Instalação de vidros duplos – Pode ser preciso negociar com o proprietário, mas é um caminho interessante para garantir o conforto termoacústico. Não esquecer de fazer a devida vedação com borracha para evitar o incômodo das vibrações e assovios em dias com ventos mais fortes.

Inclusão de painéis acústicos – São painéis de isolamento com materiais como espuma: eles podem ser colocados em espaços estratégicos, inclusive sendo usados na decoração dos ambientes.

Cortinas – Mais um elemento que serve para a decoração, controlar a intensidade da entrada de luz e também contribui para o isolamento acústico. Vale a regra: quanto mais denso o tecido escolhido, maior será a absorção dos sons externos.

Pisos flutuantes ou carpetes – Além de evitar o “toc-toc” das caminhadas do ambiente superior, também contribuem para absorver sons do dia a dia dos ambientes corporativos, como o telefone, arrasto de cadeiras e diálogos mais altos.

Paredes verdes – A presença de plantas no escritório é algo que beneficia diretamente os colaboradores, conforme demonstra a pesquisa “O impacto do design biofílico no ambiente de trabalho”. Além de promover o bem-estar, as plantas também atuam com isolamento acústico, tornando-se ainda mais efetivas. Abordamos este tema neste artigo do blog.

Na hora de optar pela locação de uma sala comercial em Curitiba, a Víncere Locações conta com três edifícios:

Neo Corporate – Os vidros da fachada têm a função de permitir a entrada da iluminação natural e contribuir para o conforto termoacústico, ideal em uma cidade como Curitiba, com grandes variações térmicas ao longo do dia.

World Business – São 27 andares de uma obra pensada para permitir o melhor desempenho de seus ocupantes.

JG1698 – A presença das floreiras em sacadas auxilia na redução dos ruídos, além de resultar em uma sensação de bem-estar por parte dos colaboradores.

Entre em contato com a Víncere Locações para garantir a locação da sala comercial do jeito que sempre sonhou e que não tenha aqueles ruídos incômodos que atrapalham todo mundo!

(Imagens: Pexels)

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.