24 fevereiro 2025

Retorno aos escritórios e o futuro dos imóveis comerciais

Gerenciamento de equipes | Tendências
Retorno aos escritórios e o futuro dos imóveis comerciais

Volta ao trabalho presencial pode impactar o mercado imobiliário e a procura pelos espaços comerciais

Desde a pandemia de Covid-19, que teve início em 2020, os ambientes de trabalho no Brasil e no mundo sofreram mudanças. Muitas empresas adaptaram os escritórios e ofereceram trabalho híbridos aos funcionários, mesclando entre presencial e home office, enquanto outras optaram por cem porcento no escritório ou em casa.

Cinco anos depois o cenário começa a mudar. Algumas companhias planejam um retorno aos escritórios, propondo que seus colaboradores voltem integralmente ao trabalho presencial.

Entre os motivos para isso, estão um maior rendimento e comprometimento com o trabalho, melhor integração do time e o desenvolvimento profissional.

Desejo dos principais CEOs

O início do trabalho do presidente norte-americano Donald Trump em seu mandato de 2025 mostra como o futuro do trabalho deve seguir: uma das suas primeiras medidas foi exigir que os funcionários do governo retornem ao trabalho presencial cinco vezes por semana.

A mesma prática foi seguida por grandes empresas, como Amazon, Dell, AT&T, entre outras, que convocaram determinados colaboradores a retornarem ao presencial integral este ano. E a tendência deve pegar mais pessoas: de acordo com uma pesquisa feita pela KPMG, 83% dos CEOs entrevistados esperam retornar ao presencial nos próximos anos.   

Ainda que o trabalho híbrido tenha trazido muitos benefícios, com a possibilidade de ter mais tempo para questões pessoais e cuidados com a saúde, a expectativa é de que nem todos os colaboradores voltem presencialmente de forma integral. E, aos que voltarem, 87% dos entrevistados da pesquisa dizem que recompensarão os funcionários, com aumentos salariais e responsabilidades mais adequadas.

Veja 4 dicas para gerenciar uma equipe em trabalho híbrido!

Como ficam os escritórios?

Se na época do isolamento foram realizadas muitas adaptações para proporcionar aos colaboradores locais confortáveis e bem equipados para o trabalho home office, o mesmo deverá ser feito para o retorno aos escritórios.

A procura por salas comerciais maiores ou mesmo lajes corporativas já mostram um crescimento, segundo dados levantados por consultorias de gestão imobiliária no país. De acordo com a Newmark, 220,5 mil metros quadrados foram locados até o terceiro semestre do ano passado, 55% a mais se comparado ao mesmo período de 2023.

Mudanças necessárias

Se para parte das empresas o retorno aos escritórios é a melhor opção, algumas mudanças devem ser realizadas antes de convocar os funcionários. Pensar no espaço disponível para receber os antigos colaboradores – além dos contratados no período pandêmico – pode ser um desafio para os empregadores.

Organizar o escritório de forma atrativa, aproveitar bem o espaço ou mesmo pensar em novos locais para o trabalho são opções a se considerar. Ou, ainda, separar uma parte da equipe para continuar com o trabalho híbrido, possibilitando o revezamento de postos de trabalho.

Crescimento empresarial e da região

Um outro motivo para o retorno aos escritórios por parte das empresas, além dos já citados no início do texto, é uma maior integração dos funcionários com a comunidade no entorno do escritório, valorizando a localidade e aumentando o fluxo de pessoas nas ruas e no comércio.

Essa tendência visa estimular e incentivar o retorno por parte dos colaboradores, com uma probabilidade maior de atração e retenção de talentos.  

Procurando por um imóvel comercial para dar um bom retorno aos escritórios para seu time? Confira as salas comerciais e lajes corporativas disponíveis e entre em contato para saber mais.

Conheça nossos empreendimento:

World Business

Neo Corporate

JG1698

Quadrata Cabral Mall

(Imagem: Freepik)

Posts Relacionados

Móveis como serviço (furniture as a service): o modelo chegou no Brasil
16 julho 2025

Móveis como serviço (furniture as a service): o modelo chegou no Brasil

Saiba como o furniture as a service (FaaS) está transformando o mercado de mobiliário no Brasil, com contratos por...

LEIA MAIS Seta
Sala comercial minimalista: otimize os espaços do seu escritório
09 julho 2025

Sala comercial minimalista: otimize os espaços do seu escritório

Veja como uma sala comercial minimalista pode transformar seu ambiente de trabalho, promovendo bem-estar e aumentando a produtividade da...

LEIA MAIS Seta
Por que Curitiba é um laboratório para negócios inovadores?
02 julho 2025

Por que Curitiba é um laboratório para negócios inovadores?

A capital paranaense vem se consolidando como uma cidade-teste, atraindo criativos com negócios inovadores e promissoras tendências Nos últimos...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.