
Como o presencial no escritório melhora a colaboração da equipe?
O ano começou com uma mudança significativa para muitas empresas no mundo: o retorno ao trabalho presencial, deixando de...
LEIA MAISVolta ao trabalho presencial pode impactar o mercado imobiliário e a procura pelos espaços comerciais
Desde a pandemia de Covid-19, que teve início em 2020, os ambientes de trabalho no Brasil e no mundo sofreram mudanças. Muitas empresas adaptaram os escritórios e ofereceram trabalho híbridos aos funcionários, mesclando entre presencial e home office, enquanto outras optaram por cem porcento no escritório ou em casa.
Cinco anos depois o cenário começa a mudar. Algumas companhias planejam um retorno aos escritórios, propondo que seus colaboradores voltem integralmente ao trabalho presencial.
Entre os motivos para isso, estão um maior rendimento e comprometimento com o trabalho, melhor integração do time e o desenvolvimento profissional.
O início do trabalho do presidente norte-americano Donald Trump em seu mandato de 2025 mostra como o futuro do trabalho deve seguir: uma das suas primeiras medidas foi exigir que os funcionários do governo retornem ao trabalho presencial cinco vezes por semana.
A mesma prática foi seguida por grandes empresas, como Amazon, Dell, AT&T, entre outras, que convocaram determinados colaboradores a retornarem ao presencial integral este ano. E a tendência deve pegar mais pessoas: de acordo com uma pesquisa feita pela KPMG, 83% dos CEOs entrevistados esperam retornar ao presencial nos próximos anos.
Ainda que o trabalho híbrido tenha trazido muitos benefícios, com a possibilidade de ter mais tempo para questões pessoais e cuidados com a saúde, a expectativa é de que nem todos os colaboradores voltem presencialmente de forma integral. E, aos que voltarem, 87% dos entrevistados da pesquisa dizem que recompensarão os funcionários, com aumentos salariais e responsabilidades mais adequadas.
Veja 4 dicas para gerenciar uma equipe em trabalho híbrido!
Se na época do isolamento foram realizadas muitas adaptações para proporcionar aos colaboradores locais confortáveis e bem equipados para o trabalho home office, o mesmo deverá ser feito para o retorno aos escritórios.
A procura por salas comerciais maiores ou mesmo lajes corporativas já mostram um crescimento, segundo dados levantados por consultorias de gestão imobiliária no país. De acordo com a Newmark, 220,5 mil metros quadrados foram locados até o terceiro semestre do ano passado, 55% a mais se comparado ao mesmo período de 2023.
Se para parte das empresas o retorno aos escritórios é a melhor opção, algumas mudanças devem ser realizadas antes de convocar os funcionários. Pensar no espaço disponível para receber os antigos colaboradores – além dos contratados no período pandêmico – pode ser um desafio para os empregadores.
Organizar o escritório de forma atrativa, aproveitar bem o espaço ou mesmo pensar em novos locais para o trabalho são opções a se considerar. Ou, ainda, separar uma parte da equipe para continuar com o trabalho híbrido, possibilitando o revezamento de postos de trabalho.
Um outro motivo para o retorno aos escritórios por parte das empresas, além dos já citados no início do texto, é uma maior integração dos funcionários com a comunidade no entorno do escritório, valorizando a localidade e aumentando o fluxo de pessoas nas ruas e no comércio.
Essa tendência visa estimular e incentivar o retorno por parte dos colaboradores, com uma probabilidade maior de atração e retenção de talentos.
Procurando por um imóvel comercial para dar um bom retorno aos escritórios para seu time? Confira as salas comerciais e lajes corporativas disponíveis e entre em contato para saber mais.
Conheça nossos empreendimento:
– JG1698
– Quadrata Cabral Mall
(Imagem: Freepik)
O ano começou com uma mudança significativa para muitas empresas no mundo: o retorno ao trabalho presencial, deixando de...
LEIA MAISAssunto é de interesse tanto dos empresários quanto dos funcionários; saiba como fazer o cálculo das horas trabalhadas dos...
LEIA MAISJovens profissionais trazem uma visão mais conectada e inovadora para os mercados de trabalho: entenda mais sobre como serão...
LEIA MAISUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.