22 maio 2020

Dicas para manter a produtividade em home office

Geral
Dicas para manter a produtividade em home office

Devido a pandemia de COVID-19 que vem se espalhando pelo mundo cada vez mais empresas têm optado pelo home office. Esse é um modelo de onde as atividades da organização podem ser realizadas sem a necessidade de o colaborador sair de casa. O principal ponto nesse formato é manter a produtividade em home office.

Essa foi uma das formas que estruturas organizacionais entraram para cumprir às determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS).  

Se para muitos o regime de trabalho em home office é um verdadeiro sonho, para outros representa queda de produtividade e estresse constante. Afinal, do dia para a noite foi preciso se adaptar a um novo modelo de trabalho.  

Sabendo que home office não é férias, listamos algumas dicas para você não perder a sua produtividade mesmo trabalhando de casa. Confira! 

Produtividade em home office: 5 dicas para conseguir manter 

Mesmo trabalhando em casa, aumente ou pelo menos mantenha em dia as suas entregas. Para que isso ocorra sem problemas, algumas dicas podem ajudar e muito. Veja mais! 

Estabeleça metas e prazos de entrega 

O trabalho em home office significa apenas que as atividades podem ser realizadas em casa. No entanto, prazos e metas devem ser cumpridos tão religiosamente quanto dentro da empresa.  

Dessa forma, é importante usar ferramentas, aplicativos ou até mesmo uma agenda com as principais atividades do dia ou semana. Sempre contabilizando os momentos de pausa que são ideais para se restabelecer física e emocionalmente. 

Mantenha comunicação com os colegas 

O modelo atual de trabalho dentro uma organização necessita do contato com diversas áreas. Seja para o compartilhamento de informações ou conclusão de tarefas.  

Portanto, ao desenvolver a sua agenda de trabalho do dia ou semana, é interessante compartilhar com as pessoas da sua equipe e superiores. Assim, todo conhecem a ordem de trabalhos, podem até contribuir para sua conclusão.  

Encontre formas de se motivar 

Seja pela situação atual do mundo ou um stress por causa das atividades do trabalho, é normal se cansar. Mas curtir ficar abatido ou focar no que é importante são escolhas.  

Dessa forma, encontrar atividade que proporcionem prazer é essencial para se manter bem durante o período de home office. Abaixo listamos algumas coisas que podem ajudar: 

  • Escolha uma playlist que você gosta 
  • Faça uma listinha de tarefas 
  • Tire momentos de pausa 
  • Brinque com os cachorros
  • Coma uma coisinha gostosa 
  • Respire e conte até 3   

Crie uma rotina pessoal de trabalho 

Sair de casa, pegar o ônibus/carro, chegar na hora, ver a lista de atividades, pegar um cafezinho. Esses e outros passo que você realiza no seu trabalho fazem parte da sua rotina diária.  

Em home office, ela não está preestabelecida o que pode gerar certos conflitos durante a adaptação. Portanto, crie uma rotina própria que ajuda você a estar desperto para realizar o trabalho, assim como realizaria dentro da empresa. Não esqueça de separar hora de trabalho e hora de lazer! 

Você não é um robô 

Lembre-se que você é um ser humano e como tal, tem o direito de se sentir mentalmente cansado, sentir-se ansioso e outras situações que podem ocorrer durante o home office. Quando isso ocorrer, comunique a sua equipe e supervisão. Afinal, prazos podem ser alterados e entregas adiadas. Basta uma boa comunicação. 

Posts Relacionados

Work-life balance: saiba a importância de se ter
17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas,...

LEIA MAIS Seta
Como será o mercado de trabalho em 2030?
10 junho 2024

Como será o mercado de trabalho em 2030?

Listamos 7 características que devem ser importantes para as profissionais atraírem o olhar das empresas, considerando a evolução da...

LEIA MAIS Seta
Como montar um escritório confortável e eficiente?
03 junho 2024

Como montar um escritório confortável e eficiente?

Um escritório confortável deve ser focado na produtividade e no bom rendimento dos colaboradores, sem deixar de lado a...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.