05 setembro 2022

Como salas comerciais apoiam o trabalho híbrido?

Gerenciamento de equipes
Como salas comerciais apoiam o trabalho híbrido?

Dos treinamentos, adaptação a sistemas, melhoria da experiência do consumidor e realização de reuniões, os escritórios físicos são de grande valia para o trabalho híbrido

Desde o início da pandemia, o universo do trabalho vem passando por uma série de modificações. Do ponto de vista da rotina e da organização, o home office e o trabalho híbrido foram cogitados e inseridos por diversas empresas. Muitas delas, inclusive, optaram por permitir aos trabalhadores não voltarem aos escritórios presencialmente, reduzindo gastos em locação, mas enfrentando outras dificuldades.

A maioria das empresas esperava oferecer a possibilidade de trabalho híbrido, como demonstrou pesquisa realizada pela PWC. Mais de 8 a cada dez empresários (83%) apostavam em alternar home office e dias nos escritórios antes mesmo da vacinação em massa, uma tendência que foi adotada por muitas empresas.

Parte da explicação está na tentativa de inserir a cultura empresarial nas pessoas, o que muitos empregadores consideram difícil sem visitas regulares aos escritórios. Conforme o estudo da PWC, somente 5% deles defendiam que a ausência ajudaria a manter uma cultura forte. Para isso, havia a necessidade de frequentar os escritórios físicos em determinadas regularidades:

– 6% estimavam em uma a três vezes por mês;

– 5% uma vez na semana;

– 15% duas vezes na semana;

– 29% três vezes na semana;

– 18% quatro vezes na semana;

– Para 21%, o trabalho híbrido ou home office impediam a criação de uma cultura empresarial, obrigando a frequentar o escritório todos os dias.

Em muitos casos, as organizações estão optando por locar em edifícios com certificações ambientais, o que impacta diretamente nas exigências de ESG, conforme explicamos neste artigo.

Melhoria da experiência e atendimento virtual

Uma das questões fundamentais para as empresas em relação ao trabalho híbrido é a possibilidade de acompanhar a performance de seus colaboradores e a forma como lidam com os problemas.

Uma grande preocupação está na melhoria da experiência dos clientes por meio de atendimento virtual. O investimento em aplicativos e soluções se tornou fundamental para atender múltiplos usuários em um universo multicanal, que tem contado com o apoio dos chatbots.

Em muitas situações, há a necessidade de realizar treinamentos e capacitações para que os colaboradores possam se familiarizar com a tecnologia, entender quais devem ser as prioridades de atendimento e quando devem intervir. Por isso, liberar as pessoas para trabalharem remotamente pode exigir um período de experiência e de treinamento, o que aumenta a importância de espaços comerciais próprios.

Na prática, esse modelo beneficia as empresas, que podem estruturar os seus escritórios para receberem um volume de pessoas determinado, diminuindo as locações de grandes lajes corporativas. No entanto, ter um espaço adequado é importante para que as pessoas possam se integrar à cultura empresarial, passarem por treinamentos e melhorarem o seu desempenho.

As melhorias de atendimento virtual

No caso de chatbots, uma pesquisa da Forrester mostrou que a tecnologia contribui para a redução do custo operacional (69%), aumento da produtividade dos agentes humanos (62%) e expansão da satisfação do consumidor e engajamento com a marca (55%). Isso não quer dizer, porém, que a tecnologia possa ser melhorada, exigindo menor intervenção humana.

– Uma das situações que mais irrita os consumidores é a empresa não resgatar o seu histórico de interações. Embora 95% das empresas considere fundamental, só 55% dos chatbots conseguem executar.

– 93% das empresas gostariam de dar respostas personalizadas para os seus clientes, mas só 69% das aplicações têm sucesso nesta estratégia.

– Para 91% dos negócios, respostas automatizadas seguindo o diálogo com o cliente seria importante, mas apenas pouco mais da metade dos chatbots (52%) o fazem.

Ou seja, apesar das vantagens, as pessoas que operam o atendimento virtual ainda são muito demandadas. Por isso, contar com um espaço próprio no qual seja possível treinar, acompanhar e monitorar a atuação das pessoas em períodos específicos ainda tem validade.

Reuniões online e videoconferências

Além dos treinamentos e orientações, uma sala comercial própria é muito prática para a realização de reuniões online e videoconferências com clientes, pois muitas pessoas se sentem mais confortáveis nestes espaços do que no home office. Por isso, os escritórios podem contar com espaços planejados para essa finalidade, com sistemas de videoconferência adequados ao volume de colaboradores.

Esse sistema representa um conjunto de equipamentos fixos, portáteis e modulados que permitam o contato audiovisual entre pessoas em diferentes localidades, como:

– Webcam de alta qualidade;

– Sistema de som potente e microfones que consigam comportar mais que um falante;

– Softwares de videoconferência;

– Ferramentas que alinhem as capacidades de som e vídeo.

Além disso, é preciso que as máquinas contem com softwares que proporcionem as reuniões online, de forma simples e eficiente. 

Para muitos colaboradores, a possibilidade de se organizar para frequentar os escritórios durante a semana é uma possibilidade celebrada, dando equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que favorece a retenção de talentos.

Conheça os empreendimentos da Víncere Locações e seus espaços disponíveis para locação nos links abaixo:

World Business

Neo Corporate

JG1698

(Imagens: Pexels)

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