17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Gerenciamento de equipes
Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas, sendo fundamental para a saúde de todos e a qualidade das relações

Muitas empresas são focadas somente no trabalho, no rendimento, nas metas e nos prazos, além da busca por conquistas – o que não é totalmente errado. Porém, muitas companhias se esquecem da vida pessoal da equipe, dos cuidados com a saúde – inclusive a mental – e dos prazeres de se viver.

A falta dessa harmonia pode influenciar no que especialistas julgam ser fundamental no ambiente corporativo: o work-life balance. Ou seja, a busca pelo equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.

Como funciona o work-life balance?

Na teoria, ter equilíbrio na vida é excelente. Mas e na prática? Como as empresas podem contribuir para isso, ainda mais em um contexto de home office e trabalho híbrido? 

É necessário que os gestores e os empresários pensem em alternativas para que os funcionários possam conciliar as tarefas do dia a dia com a vida pessoal, sem que nenhuma das áreas seja prejudicada.

E como fazer isso? Veja algumas dicas abaixo:

Flexibilidade no trabalho

Tem colaboradores totalmente presenciais no escritório? Que tal tentar o trabalho híbrido com alguns (ou todos)? 

De acordo com um estudo realizado pela JLL, 9 a cada 10 empresas brasileiras adotaram o modelo híbrido nos últimos anos. A grande maioria estabeleceu o regime de dois dias no escritório e três de forma remota, mas tudo é uma questão de adaptação, de acordo com as necessidades da empresa.  

Com planejamento, é viável até mesmo fazer o revezamento dos postos de trabalho, tornando-se inclusive mais econômico para a empresa.

Saiba mais sobre como gerenciar uma equipe no trabalho híbrido!

Com a possibilidade de trabalhar alguns dias fora da sala comercial, muitos funcionários tornam-se mais produtivos e rendem mais. Em alguns casos, pode ser que seja possível negociar os horários de trabalho e as entregas, promovendo uma flexibilidade agradável, sem afetar a produtividade e o cronograma de trabalho.

Já ouviu falar na semana de trabalho de 4 dias? Clique aqui para saber mais.

– Ferramentas de gestão de tempo

Algumas ferramentas, como Trello ou mesmo o Google Agenda, podem auxiliar no aumento do rendimento dos colaboradores no trabalho, principalmente em relação à gestão das tarefas e das entregas.

Organizadores como esses permitem que os funcionários tenham suas atividades listadas, fazendo com que administrem melhor a relação de produtividade e de tempo.

Esse tipo de aplicativo pode ser utilizado tanto para as tarefas relacionadas ao trabalho quanto para os afazeres pessoais, proporcionando ainda mais um work-life balance na vida.

– Conciliação de horários

Dentro de uma rotina flexível, é possível estabelecer horários nos quais as pessoas devem estar disponíveis para conversar com os outros colaboradores ou setores. Dessa forma, a empresa sempre terá a interação necessária entre os departamentos, mas, ao mesmo tempo, dará flexibilidade para que as pessoas resolvam as suas pendências pessoais.

Benefícios do work-life balance

Citamos alguns exemplos acima de maneiras para aplicar o work-life balance nas empresas com algumas vantagens atreladas, como mais produtividade, rendimento e organização.

Mas existem outros benefícios do estilo, como uma diminuição do estresse e de outras doenças ocupacionais, como ansiedade e burnout, já que o funcionário já não se sente tão pressionado ou preocupado por não conseguir entregar algo. Além disso, tende a haver uma redução em faltas, o conhecido absenteísmo, que gera vantagens no médio e longo prazo.

Uma maior preservação e qualidade da saúde mental, importantíssima em todos os âmbitos, e um bem-estar do colaborador também podem ser observados.

E tudo isso possibilita uma maior retenção dos talentos da equipe, tendo em vista que a empresa foca em produtividade, mas também se preocupa com as pessoas em sua totalidade, obtendo times satisfeitos, harmoniosos e felizes. Afinal de contas, quem é que não rende mais estando de bem com a vida?

E aí, sua empresa já aderiu a busca pelo work-life balance?

(Imagem: Freepik)

Posts Relacionados

Quais as principais diferenças entre locação comercial e residencial?
16 julho 2024

Quais as principais diferenças entre locação comercial e residencial?

Falta de distinção entre os alugueis pode até gerar cobranças inesperadas; veja outras diferenças entre locação comercial e residencial...

LEIA MAIS Seta
Biblioteca no trabalho: como fazer?
01 julho 2024

Biblioteca no trabalho: como fazer?

Ter uma parede cheia de livros pode dizer muito sobre um líder, o modelo de gestão e uma empresa;...

LEIA MAIS Seta
Como ter sucesso no e-commerce e na loja física?
24 junho 2024

Como ter sucesso no e-commerce e na loja física?

Confira 7 dicas para garantir o sucesso tanto no e-commerce quanto na loja física: o segredo está na integração...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.