05 maio 2025

Terceirização de serviços: saiba quando é válido para sua empresa

Gerenciamento de equipes
Terceirização de serviços: saiba quando é válido para sua empresa

Prática é adotada por companhias de diversos segmentos e portes, visando uma redução de custos e um melhor aproveitamento do time em atividades estratégicas

Manter uma empresa ativa, com serviços de excelência e bom atendimento não é fácil. Aumento na demanda dos clientes, problemas com fornecedores ou com os colaboradores fazem com que as prioridades, muitas vezes, sejam esquecidas. São por esses e outros motivos que a terceirização de serviços está cada vez mais em alta.

Não é preciso abraçar o mundo quando se pode delegar. E, se o time já está saturado – tome cuidado com o burnout de aperfeiçoamento dos colaboradores –, por que não terceirizar? 

Com isso, é possível colocar as energias em outras prioridades e questões mais estratégicas e organizar melhor o trabalho e as tarefas de seus colaboradores. Quer saber os prós e contras da terceirização? Continue acompanhando o texto!

Por que usar a terceirização de serviço?

No Brasil, dados do IBGE apontam que mais de 4 milhões de pessoas atuam de maneira terceirizada. Ou seja, são contratadas por uma empresa, mas prestam serviço em outras.

A terceirização de serviço é usada principalmente quando a equipe contratada não consegue absorver todas as demandas solicitadas, ou ainda quando a qualidade da entrega cai, há necessidade de mais especialização e percebe-se que uma ajuda pode ser positiva.

A promulgação da Lei nº 13.429/2017 – a Lei da Terceirização – permitiu até mesmo a subcontratação de serviços para as atividades-fim. Ou seja, uma construtora pode contratar profissionais terceirizados para executar obras. Anteriormente, a legislação permitia apenas a terceirização das atividades-meio, como limpeza, segurança, manutenção e TI, por exemplo.

Apesar dessa possibilidade, não é preciso terceirizar todos os serviços que a empresa oferece. Mas é recomendado fazer uma análise em relação aos pontos mais deficientes ou muito especializados, que podem receber essa ajuda externa.

Isso pode não só melhorar o desempenho da equipe, que terá mais tempo para se focar em atividades consideradas essenciais ou estratégicas, como agregar o networking com novos parceiros profissionais.

Mas contratar novos funcionários não seria melhor?

Bom, para aumentar a equipe fixa você deve calcular o custo do salário, seja ele CLT ou PJ, acrescido de infraestrutura para esse profissional trabalhar. Isso sem considerar um treinamento ou capacitação, dependendo do serviço a ser realizado.

É preciso colocar na ponta do lápis e identificar qual é mais vantajoso, levando em consideração também o grau de especialização da tarefa e o tempo necessário para aquele serviço.

Você sabe calcular as horas trabalhadas dos funcionários?

Quais profissionais são mais procurados?

São inúmeros os segmentos que podem ser terceirizados, como os projetos com profissionais de TI, redatores e publicitários, designers, contadores, entre tantos outros.

Mas, antes de sair buscando por terceiros, certifique-se sobre quais são os gargalos da empresa, seus objetivos de curto, médio e longo prazo e em que áreas ela precisa mais de uma mãozinha externa.

Pontos negativos da terceirização de serviços

É claro que nem tudo são flores! 

A terceirização de serviços da empresa exige um controle maior para que as tarefas não se percam, sejam entregues nos prazos e de acordo com o que foi solicitado.

É necessário um cuidado também em relação à confidencialidade de dados internos, afinal, são trabalhadores que prestam serviços à empresa, mas não são seus contratados diretos. Caso eles precisem lidar com esse tipo de informação, esteja certo da idoneidade dos terceirizados.

Confiança é a base de qualquer relação, não é mesmo?

Tendências para a terceirização de serviços

Com o aumento do uso da tecnologia e de serviços automatizados, uma das principais tendências de alguns serviços terceirizados é o uso da inteligência artificial e outras estratégias para otimizar as entregas. A integração de várias tecnologias pode ser utilizada para aprimorar ainda mais os serviços.

Mas lembre-se de que a terceirização não é indicada ou eficiente para todos os tipos de negócios – e perfis de empregadores. Empresas tradicionais, com muitas restrições ou não abertas às mudanças podem sofrer com a terceirização de serviços.

Para se ter sucesso, é fundamental uma boa comunicação com outras companhias, não deixar de monitorar as entregas, os resultados obtidos e o cumprimento de prazos e, especialmente, fechar com parceiros confiáveis e íntegros.

Que tal conhecer nossas salas comerciais disponíveis e trazer a sua empresa para nossos empreendimentos?

World Business
Neo Corporate
JG1698
Quadrata Cabral Mall

(Imagem: Pexels)

Posts Relacionados

Edifício boutique: conheça mais sobre o conceito nos condomínios comerciais
28 abril 2025

Edifício boutique: conheça mais sobre o conceito nos condomínios comerciais

Localização privilegiada, sofisticação e serviços agregados exclusivos estão entre as características desse modelo de empreendimento Os edifícios boutique estão...

LEIA MAIS Seta
Sala tradicional ou aberta: qual o melhor layout para escritório?
22 abril 2025

Sala tradicional ou aberta: qual o melhor layout para escritório?

Além de depender do estilo do escritório, de negócio e da preferência de gestores e proprietários, a escolha do...

LEIA MAIS Seta
Compras no strip mall: como o comércio de bairro agrega para uma região
14 abril 2025

Compras no strip mall: como o comércio de bairro agrega para uma região

Praticidade e comodidade estão entre os principais benefícios buscados pelos visitantes  Valorizar o comércio de vizinhança virou um hábito...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.