
Sala tradicional ou aberta: qual o melhor layout para escritório?
Além de depender do estilo do escritório, de negócio e da preferência de gestores e proprietários, a escolha do...
LEIA MAISTentar “buscar a melhor versão” sempre pode ser prejudicial à saúde como um todo, inclusive a mental; entenda mais no texto
Nunca se ouviu tanto termos como “encontre a sua melhor versão” ou “invista em você e no seu melhor” principalmente nas redes sociais, que tem o imediatismo e a necessidade do agora como regras. Com isso, profissionais ficam desesperados pelo constante aprimoramento, gerando um aumento de casos de burnout do autoaperfeiçoamento.
O burnout é caracterizado pelo esgotamento físico e mental relacionado ao trabalho e foi recentemente classificado como uma doença ocupacional, com reconhecimento oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Saiba mais sobre a importância da saúde mental no trabalho.
Dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho mostram que cerca de 30% da população do Brasil sofre com o burnout, colocando o país em segundo lugar na incidência da doença no mundo. Entre os principais motivos levantados pelos pesquisadores, estão o trabalho por metas e a busca permanente pela excelência.
O burnout do aperfeiçoamento gera um esgotamento que se torna exaustivo, resultando em fadiga física e mental, cansaço, insatisfação pela falta de realização e frustração. Esses sentimentos, ao médio e longo prazo, podem se transformar em depressão, causar infarto ou mesmo suicídio relacionado ao trabalho.
Outros sintomas comuns são dificuldade de concentração, alterações no sono, irritabilidade, dores de cabeça, tensões musculares, problemas gástricos, entre outros. O desinteresse pelo trabalho e, muitas vezes, pela vida social também são características.
A situação pode surgir de forma lenta e leve, primeiramente como um simples desejo de se tornar melhor ou se aperfeiçoar. Em um segundo momento, essa busca se torna maior, junto da sensação de que poderia dar mais de si próprio, seja com estudos, leitura, cursos ou outras maneiras de aprimorar o conhecimento.
A falta de novas conquistas, de reconhecimento ou de crescimento leva aos sintomas citados acima.
A autoaceitação é um dos principais processos de tratamento do burnout de aperfeiçoamento. Aceitar que, naquele momento, você já está dando o seu melhor é fundamental. Nem sempre é preciso melhorar… Muitas vezes, basta fazer o que já é o habitual da sua melhor maneira.
Isso não quer dizer que é para desistir do crescimento e do aperfeiçoamento. Pelo contrário. Melhorar é sempre positivo, mas tudo no seu tempo, de forma gradual.
Por falar em tempo, estabelecer limites para esse aperfeiçoamento auxilia a evitar o burnout. Nem sempre é preciso estar lendo um livro ou fazendo um curso novo. Relaxar, descansar e ter momentos de lazer e prazer também fazem parte do processo de crescimento e do bem-estar mental.
Para isso, defina metas realistas, que sejam possíveis de serem realizadas, mesmo que no médio ou longo prazo. Faça com que esses propósitos sejam alinhados aos seus valores e ao que você acredita.
E nunca, em hipótese alguma, se compare ao colega, ao famoso de redes sociais ou a qualquer um. Cada pessoa é uma, com seu ritmo, sua vida pessoal, suas escolhas e seu método. A comparação só aumenta a frustração de uma vida, muitas vezes, irreal.
Celebrar as pequenas conquistas e reconhecer os avanços, por menores que eles sejam, já mostra um progresso e um avanço na melhor versão que você pode ser hoje. Comemore sempre!
A vida é um constante equilíbrio: trabalhar, se aperfeiçoar, se divertir, cuidar de si, curtir a família e os amigos. O crescimento, muitas vezes, acontece de forma natural, junto do amadurecimento. Seja flexível com você e com o que você acredita.
(Imagem: Pexels)
Além de depender do estilo do escritório, de negócio e da preferência de gestores e proprietários, a escolha do...
LEIA MAISPraticidade e comodidade estão entre os principais benefícios buscados pelos visitantes Valorizar o comércio de vizinhança virou um hábito...
LEIA MAISEmpresas já contam com inúmeros recursos tecnológicos e automações para auxiliar na rotina do trabalho diário e esses meios...
LEIA MAISUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.