25 maio 2023

Sala comercial ou coworking?

Tendências
Sala comercial ou coworking?

Veja motivos pelos quais escolher uma sala comercial é mais vantajoso para a sua empresa do que os espaços compartilhados com outros negócios, conhecidos como coworking

Ao procurar um ponto comercial para abrir um negócio, aparecem inúmeros modelos disponíveis para a escolha do locatário: sala comercial inteira, laje corporativa, sala compartilhada – conhecidos como coworkings – são algumas das opções do mercado. Mas qual é a melhor para a sua empresa?

Apesar de todos os espaços terem características semelhantes, isto é, estabelecer seu negócio e sua equipe em um local confortável e otimizado, cada um deles apresenta peculiaridades, principalmente em se tratando de tamanho disponível e privacidade.

Para ajudar na escolha, vamos começar falando rapidamente sobre a principal diferença entre as salas comerciais e os coworkings:

Sala comercial: um espaço – que pode ser de diferentes tamanhos – exclusivo e personalizado para a sua equipe, colaboradores e também no atendimento a clientes.

Coworking: Ambiente compartilhado com outras empresas e empreendedores. Pode ser uma bancada fixa ou rotativa, dependendo do plano escolhido. Neste modelo, todas as despesas comuns, como água, luz, internet, são rateadas entre os locatários. Para o atendimento de clientes, existem salas de reuniões ou espaços específicos.

Vantagens e desvantagens

A principal diferença entre as salas comerciais e os coworkings está no espaço, que pode ser privativo ou compartilhado. E como isso pode influenciar na sua empresa?

Se por um lado um coworking pode parecer mais econômico, afinal você compartilha não só o espaço, mas os custos do negócio também, por outro ele impõe limitações que não existem nas salas comerciais. Por exemplo:

Personalização da empresa

Em uma sala comercial você pode decorar e construir o espaço com a cara do seu negócio, seja na cor, no papel de parede, nas peças de mobiliários, entre outros. Isso é importante para a identificação visual e comunicação do empreendimento.

Já nos coworkings, a possibilidade de personalização é mais restrita, muitas vezes ficando só para alguns detalhes de decoração.

Privacidade

A privacidade é, provavelmente, o principal ponto que coloca as salas comerciais como mais vantajosas em relação ao coworking.

Na sala comercial, todo o espaço é seu, da sua empresa e seus colaboradores, proporcionando mais liberdade aos seus funcionários. 

Isso é muito importante para aqueles que precisam se manter focados constantemente, sem distrações, e também para os que trabalham com números e informações sigilosas. A sala comercial protege esses dados de terceiros que circulam pelo local.

Alguns coworkings oferecem salas privativas, porém não são todos e o custo é mais elevado do que apenas as estações de trabalho – aproximando-se do valor de uma sala comercial. No entanto, caso a sua escolha seja somente a bancada para toda a equipe, você não terá privacidade no espaço.

Silêncio

Para alguns perfis de trabalho, o barulho pode atrapalhar na produtividade e no rendimento da equipe. 

Na sala comercial, o ambiente tende a ser mais silencioso, já que somente a sua equipe circulará no espaço, diferente do coworking, onde diferentes pessoas estarão no mesmo espaço.

Apesar de alguns coworkings contarem com salas de reuniões, é a mesma questão das salas privativas: locá-las com uma frequência alta pode encarecer bastante seu custo mensal, tornando a sala comercial mais conveniente para o seu negócio.

– Atendimento ao cliente

Na sala comercial, o cliente pode ser atendido em qualquer horário, visto que se trata de um espaço exclusivo para o seu negócio. 

No coworking, se houver necessidade de privacidade, é preciso agendar com antecedência, a fim de garantir uma sala de reuniões ou outro espaço que ofereça a privacidade necessária.

– Expansão da empresa

Recentemente, falamos no blog sobre as possibilidades para a expansão do seu negócio. Nesse ponto, a sala comercial leva vantagem, com a opção de locação da sala vizinha ou de ampliar para uma laje corporativa.

Cada um dos espaços tem suas características, não é mesmo? Normalmente, os edifícios que contam com salas comerciais são bem estruturados e oferecem muitos recursos, como salas de reuniões para eventos de maior porte e auditórios, facilitando o dia a dia das empresas.

Os empreendimentos da Víncere Locações dispõem de salas comerciais e lajes corporativas para locação, além de oferecerem serviço de concierge e o Víncere Vantagens, voltado tanto ao seu negócio quanto à equipe.

Venha conhecer os nossos empreendimentos!

Posts Relacionados

Quais as principais diferenças entre locação comercial e residencial?
16 julho 2024

Quais as principais diferenças entre locação comercial e residencial?

Falta de distinção entre os alugueis pode até gerar cobranças inesperadas; veja outras diferenças entre locação comercial e residencial...

LEIA MAIS Seta
Biblioteca no trabalho: como fazer?
01 julho 2024

Biblioteca no trabalho: como fazer?

Ter uma parede cheia de livros pode dizer muito sobre um líder, o modelo de gestão e uma empresa;...

LEIA MAIS Seta
Como ter sucesso no e-commerce e na loja física?
24 junho 2024

Como ter sucesso no e-commerce e na loja física?

Confira 7 dicas para garantir o sucesso tanto no e-commerce quanto na loja física: o segredo está na integração...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.