01 junho 2023

Locações comerciais crescem em 2023

Curiosidades | Tendências
Locações comerciais crescem em 2023

A procura por locações comerciais em Curitiba no primeiro trimestre deste ano foi a mais alta comparada aos últimos anos, de acordo com um estudo do setor

O mercado de locações comerciais em Curitiba está aquecido neste começo de ano e deve seguir assim ao longo de 2023. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), que integra o Sistema Secovi-PR.

De acordo com o levantamento, o aumento foi de 6% comparado ao mesmo período em 2022 e de 4,6% em relação a 2021. Este resultado reflete em uma média de 6,4% do Índice de Locação sobre Oferta (LSO) nos primeiros três meses deste ano, a melhor performance apresentada desde 2015. 

Na análise mensal, o mês de março, além de ter um LSO maior que o de fevereiro, foi superior no crescimento sobre março em comparação aos dois anos anteriores. Com isso, cria-se um sentimento de otimismo no setor. 

Segundo o Inpespar, 2023 teve o melhor início de ano da última década nas locações comerciais. Trata-se de um bom indicativo para quem está pensando em adquirir imóveis tanto para locação quanto para investimento.

Um outro estudo realizado no ano passado já havia deixado a capital paranaense em 10º lugar no valor médio das locações comerciais do Brasil. A pesquisa levou em consideração aspectos econômicos e ambientais, apontando o custo-benefício de investir em uma cidade como a capital paranaense.

Recentemente, listamos alguns motivos que comprovam que alugar um imóvel comercial é mais vantajoso que comprar. Com esse aquecimento do mercado e o bom posicionamento do ranking, fica ainda mais interessante garantir este espaço individual para o seu negócio, não é mesmo?

Boa localização valoriza os imóveis

Um outro ponto de relevância da pesquisa se dá em relação à localização das locações comerciais. Bairros mais centrais e com fácil acesso tendem a ser os mais procurados, devido ao deslocamento mais rápido e às facilidades encontradas no entorno, especialmente o acesso aos mais variados serviços.

Conforme o levantamento, as locações comerciais na região central estão no topo da procura, com mais de 30% de negócios fechados no período analisado.

Conhece a história do Centro Cívico? Coladinho do Centro, o bairro conta com boas opções de salas comerciais e lajes corporativas para aluguel.

Inadimplência baixa

A falta de pagamento em dia entre os imóveis de locação é um dos piores problemas nos condomínios. Os últimos dados, porém, mostraram uma baixa da inadimplência entre os inquilinos da capital paranaense, com uma queda de 1% no primeiro trimestre do ano.

Isso é possível devido ao bom relacionamento entre locadores e locatários, que ficam satisfeitos com o modelo de negócio e o que é oferecido. O dado também reflete a situação econômica do país e um cuidado das empresas que investiram em salas comerciais.

Imóveis disponíveis

Está procurando um bom imóvel para realizar uma locação comercial em Curitiba? 

Conheça os empreendimentos da Víncere Locações, que disponibilizam salas comerciais e lajes corporativas de diferentes metragens e para variadas finalidades, todos em localização privilegiada próxima à região mais central de Curitiba.

World Business
Neo Corporate
JG1698

Posts Relacionados

Empreendedor iniciante? Confira dicas!
05 dezembro 2024

Empreendedor iniciante? Confira dicas!

Está começando um novo negócio? Saiba o que um empreendedor iniciante deve e não deve fazer para conseguir ter...

LEIA MAIS Seta
Boas práticas de ESG em locações comerciais
19 novembro 2024

Boas práticas de ESG em locações comerciais

A busca por iniciativas de sustentabilidade e governança está ganhando corpo entre as empresas que procuram por escritórios comerciais...

LEIA MAIS Seta
Saiba por que empreender em Curitiba é um ótimo negócio
04 novembro 2024

Saiba por que empreender em Curitiba é um ótimo negócio

Não importa qual seja seu ramo de atuação, empreender em Curitiba é um bom negócio.

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.