03 abril 2023

Conheça a história do Centro Cívico

Geral
Conheça a história do Centro Cívico

Tombado como conjunto urbano e arquitetônico, o Centro Cívico agrega o cenário político do Paraná e uma boa estrutura para comércios e empresas

Bairro importante devido à localização estratégica e às atividades políticas que se concentram em seu entorno, o Centro Cívico também agrega muitos centros comerciais, escritórios e empresas, sendo uma boa opção para novos investidores e grupos em busca de espaços para a abertura de negócios.

A história do bairro atrai muitas pessoas, das mais diversas áreas. Além de respirar a cidade, ela oferece muita área verde e arborizada, bons parques, shopping center e inúmeros atrativos benéficos para empresários e seus clientes.

Mas você sabe como nasceu o bairro Centro Cívico?

Surge um novo bairro, o Centro Cívico

Nos anos 1940, o urbanista Alfred Agache elaborou o “Plano Agache”, com o objetivo de dar novos ares de progresso para Curitiba. Uma das propostas do projeto foi a concentração dos três poderes do Estado do Paraná (legislativo, executivo e judiciário) em um só local.  

A ideia era de que esse ponto também fosse voltado aos cidadãos da cidade. Como consequência, em 1953, foi inaugurado o Centro Cívico. O governador Bento Munhoz da Rocha escolheu a data de inauguração, coincidindo com a emancipação política do Paraná.

A ideia de colocar os edifícios dos três poderes do estado em um único local inspirou Juscelino Kubitschek, que usou a obra de Curitiba como exemplo para sugerir o modo de construção de Brasília, a capital federal do Brasil. 

Bairro tombado 

Após anos de sua criação e desenvolvimento, em 2011 o Centro Cívico foi tombado como conjunto urbano e arquitetônico. Devido ao título, os edifícios localizados nele passaram a ser protegidos como patrimônio histórico. Entre eles, estão: 

  • O eixo central da Avenida Cândido de Abreu; 
  • A prefeitura de Curitiba
  • O Tribunal da Justiça, de Contas e do Júri; 
  • O Palácio Iguaçu; 
  • Edifício Castelo Branco (anexo ao Museu Oscar Niemeyer);
  • Assembleia Legislativa.

Características do Centro Cívico 

Com o passar dos anos e o crescimento da população, o bairro foi se modernizando. Devido às atividades políticas, como a da Assembleia Legislativa e da Prefeitura de Curitiba, muitas empresas optaram por se mudar para o bairro.  

É comum encontrarmos no bairro edifícios de empresas de diferentes segmentos, como cartórios, clínicas de saúde e estética, lojas de comércio geral, escritórios de pequenos empresários, entre outras inúmeras variedades de negócios.  

Com a proximidade do centro e oferta de vagas de trabalho, muitas famílias passaram a morar no Centro Cívico. Isso fez com que o bairro se transformasse, e hoje ele agrega uma parte residencial, trazendo ainda mais movimentação para a região, principalmente à noite.

Por que escolher o Centro Cívico? 

Se você deseja abrir um negócio ou somente mudar os ares da sua empresa, o Centro Cívico é o local ideal para isso. Atualmente, existem muitos edifícios modernos, com diversos benefícios para você e sua equipe. Há possibilidade de alugar belas salas comerciais, confortáveis e de fácil acesso para seus clientes, como nos edifícios World Business e Neo Corporate!  

Além de todas as comodidades dos condomínios e de suas estruturas completas, os edifícios atraem interessados devido à localização privilegiada: na Avenida Cândido de Abreu, no melhor do Centro Cívico, com fácil acesso por todos os meios de transporte, canaleta de ônibus e próximo das necessidades do dia a dia, como bancos, órgãos públicos e comércios. 

Ainda não sabe por que ter um escritório no Centro Cívico só traz vantagens? Leia esse post e você vai entender!

Posts Relacionados

Locação comercial no Centro Cívico: bairro se destaca em Curitiba
20 maio 2024

Locação comercial no Centro Cívico: bairro se destaca em Curitiba

Pesquisa coloca a região na lista das mais procuradas da cidade para montar um comércio devido ao fácil acesso,...

LEIA MAIS Seta
O que fazer após locar um espaço comercial?
13 maio 2024

O que fazer após locar um espaço comercial?

Listamos 7 dicas importantes para proporcionar uma transição tranquila para a sala comercial ou mesmo para companhias que estão...

LEIA MAIS Seta
Qual a importância de uma loja âncora?
06 maio 2024

Qual a importância de uma loja âncora?

Ocupando um espaço maior que os demais comércios e serviços, a loja âncora é, geralmente, representada por uma marca...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.