27 janeiro 2023

5 razões por que alugar é melhor do que comprar um imóvel comercial

Dicas | Geral | Tendências
5 razões por que alugar é melhor do que comprar um imóvel comercial

Muitas empresas – especialmente as mais maduras – têm dúvidas sobre o melhor caminho, mas indicamos os motivos pelo qual alugar é melhor do que comprar um imóvel comercial

Muitas empresas não sabem qual é o melhor caminho em relação ao local destinado a abrigar os seus colaboradores: é mais inteligente comprar ou alugar um imóvel comercial?

É claro que essa questão traz várias nuances, e as respostas estão muito relacionadas ao perfil da empresa, sua performance atual e seu planejamento de curto, médio e longo prazo, entre outras variáveis. Também é preciso considerar que existem companhias em diferentes níveis de maturidade do negócio.

Para as iniciantes, a locação é a opção mais sensata, até mesmo pelos aspectos de segurança e viabilidade do negócio. No entanto, as mais estabelecidas e maiores costumam fazer cálculos para descobrir a melhor estratégia para abrigar os seus colaboradores.

A opção pela locação parece ser uma resposta mais eficiente para a maior parte das organizações por diversos motivos, conforme você vai perceber ao longo deste artigo.

1) Menor aplicação de recursos inicial

Não é segredo que adquirir um imóvel é uma operação que demanda muitos recursos. Para muitas organizações, esta verba pode ser aplicada em outras áreas, visando aumentar a sua competitividade, aportar recursos em tecnologia, expandir a operação, entre outros.

Alugar é melhor do que comprar um imóvel comercial, neste caso, pelo fato de a locação ser um custo fixo, enquanto a compra exige a necessidade de um grande aporte financeiro – recurso que muitas empresas nem sequer têm disponível.

É claro que a sala comercial adquirida se torna um ativo do negócio, que pode ser recuperado em uma venda futura. No entanto, a empresa perde a liquidez dos recursos – e, para muitas corporações, faz mais sentido ter a verba livre para ser aplicada em outros locais.

2) Custo que pode ser absorvido

Imagine que a sua empresa precise gastar R$ 1 milhão para adquirir um espaço capaz de abrigar os seus colaboradores. Atualmente, investimentos bancários de renda fixa totalmente seguros conseguem render em torno de 15% ao ano. Isso significa que, em 12 meses, o valor renderia R$ 150 mil.

Dependendo do planejamento financeiro da organização, este rendimento é capaz de suportar a totalidade ou boa parte do aluguel, o que indica que alugar é melhor do que comprar um imóvel comercial.

Além disso, a locação facilita o trabalho de planejamento e definição do tamanho do escritório por parte da corporação. Isso em razão do ponto que vamos explicar no próximo tópico.

3) Flexibilidade e mobilidade

A pandemia foi uma lição vivida pela maioria dos negócios. E um dos grandes aprendizados é estar sempre pronto para se adaptar ao que as circunstâncias exigem.

Nesse quesito, a locação é muito mais simples de ser reajustada do que a compra de um imóvel. Este raciocínio vale tanto para organizações que pensam em operações mais enxutas quanto para aquelas em processo de expansão.

No caso das que buscam reduzir custos, a possibilidade de home office e trabalho híbrido permite a manutenção de um espaço menor. Na outra ponta, o crescimento do negócio permite estender os escritórios para uma laje corporativa.

Por isso, em relação à flexibilidade e mobilidade, alugar é melhor do que comprar um imóvel comercial para boa parte dos negócios.

4) Localização privilegiada mais acessível

Os bairros mais buscados ou com localização mais privilegiada – como o Centro Cívico, em Curitiba – são mais caros tanto do ponto de vista de compra quanto de locação. Ou seja, quanto mais nobre o endereço, maior seria a aplicação de recursos para a compra. É claro que o valor de locação também se valoriza, mas é um custo mais simples de ser absorvido pelo negócio.

5) Menos custos com manutenção

Conforme explicamos neste artigo, embora o locatário assuma os custos da conservação do espaço, qualquer aporte relacionado à manutenção propriamente dita (elétrica, hidráulica e outros danos) é de responsabilidade do proprietário.

Dessa forma, a empresa diminui a necessidade de fazer grandes desencaixes financeiros com essa finalidade, o que seria necessário no caso da compra de um espaço.

Ficou convencido de que alugar é melhor do que comprar um imóvel comercial? Conheça agora os nossos empreendimentos e seus espaços disponíveis para locação:

World Business

Neo Corporate

JG1698

Confira outros temas sobre locação de imóveis comerciais e gestão de empresas em nosso blog!

(Imagem sala 308 – edifício World Business)

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.