17 março 2025

Você sabe como calcular as horas trabalhadas?

Gerenciamento de equipes
Você sabe como calcular as horas trabalhadas?

Assunto é de interesse tanto dos empresários quanto dos funcionários; saiba como fazer o cálculo das horas trabalhadas dos colaboradores

Pode parecer uma tarefa chata, porém é fundamental para toda empresa: ter o conhecimento das horas trabalhadas dos funcionários. Sabe por quê? 

Em primeiro lugar, para evitar problemas trabalhistas e legais. Em segundo, para avaliar o rendimento do seu pessoal e fazer a melhor distribuição de cargos e funções. Tudo isso, obviamente, visando o melhor para a companhia e para os trabalhadores.  

Já pareceu mais interessante o assunto, não é mesmo? Fique com a gente ao longo desse texto e entenda melhor como é feito o cálculo das horas trabalhadas.

Quer motivar a sua equipe? Veja aqui algumas dicas.

O que são as horas trabalhadas?

Vamos começar do básico: as horas trabalhadas são os períodos em que o funcionário fica na empresa (ou está à sua disposição, no caso do home office) e o seu cálculo é fundamental para estabelecer o seu salário. 

Independentemente se o colaborador é contratado por sistema CLT ou preste serviço, as horas trabalhadas são calculadas de acordo com a lei ou o contrato firmado entre as partes.

O cálculo correto dessas horas garante que a empresa esteja em conformidade com as legislações trabalhistas, a fim de evitar penalidades ou processos. Ademais, previne que o financeiro pague por horas a mais desnecessariamente.

Quer saber como organizar o financeiro da empresa?

Jornada de trabalho

Uma jornada de trabalho de um funcionário CLT estabelece que ele faça até 44 horas semanais, ou 8 diárias, com carteira assinada. Além desse limite, é possível realizar horas extras limitadas a 2 por dia, com remuneração 50% acima do valor normal.

Há, ainda, a utilização das horas pagas por meio de banco de horas, quando o funcionário recebe folga ao invés de remuneração em valor.

Além do cálculo salarial, o trabalhador CLT tem direito a férias remuneradas, licença maternidade/paternidade, décimo terceiro, seguro-desemprego, entre outros benefícios de acordo com a oferta de cada empresa.

Já ouviu falar na semana de trabalho de 4 dias?

Horas trabalhadas: como calcular

Parece complexo, mas é simples: basta pegar o horário de saída e subtrair o de entrada. Por exemplo, um funcionário que chega às 9h da manhã e sai às 17h, trabalha por 8h. No caso de minutos quebrados, basta dividi-los pelo total de minutos em uma hora, no caso, por 60.

É preciso também considerar os horários de almoço e intervalos, dependendo da extensão da jornada de trabalho total e convenções coletivas.

Trabalho híbrido ou home office

As empresas sempre foram habituadas ao cálculo das horas trabalhadas dos colaboradores presentes na empresa, com o sistema de ponto – seja ele físico ou eletrônico – para o controle das horas de serviço.

Mas como funciona para os funcionários de empresas que adotaram o trabalho híbrido ou remoto? Após a pandemia, diversas empresas mantiveram o sistema, mesmo com um aumento atual do retorno aos escritórios

O cálculo das horas trabalhadas permanece igual, com a diferença de que a empresa precisa estabelecer como realizar o controle e o registro dos horários em que o colaborador esteve à disposição da empresa.

Achou complexo o cálculo das horas trabalhadas? Não fique preocupado. Hoje em dia, sistemas de automação e diversos aplicativos especializados podem ser usados tanto como relógios ponto quanto como calculadoras de horas trabalhadas, inclusive na modalidade híbrida ou home office.

Procura por uma sala comercial em Curitiba para colocar seu negócio? Encontre uma com o modelo e a metragem que você precisa em nosso site!

(Imagem: Freepik)

Posts Relacionados

Os benefícios de ir de bicicleta ao trabalho
29 setembro 2025

Os benefícios de ir de bicicleta ao trabalho

Saúde, economia financeira e de tempo e sustentabilidade estão entre os fatores que mais atraem os adeptos da pedalada...

LEIA MAIS Seta
Projetos comerciais de destaque em Curitiba: como a construção pode alavancar um negócio
22 setembro 2025

Projetos comerciais de destaque em Curitiba: como a construção pode alavancar um negócio

Estética e funcionalidade dos empreendimentos proporcionam experiências positivas a colaboradores e a clientes Cada vez mais empresas enxergam os...

LEIA MAIS Seta
Built to suit: você conhece esse termo?
15 setembro 2025

Built to suit: você conhece esse termo?

Esta modalidade de locação imobiliária vem ganhando o país por ser planejada especificamente para atender às demandas dos locatários...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.