25 março 2024

O que é a certificação Fitwel?

Curiosidades | Tendências
O que é a certificação Fitwel?

O reconhecimento incentiva os empreendimentos que melhoram a saúde e o bem-estar dos ocupantes: no caso do JG1698, reduz o risco de transmissão de doenças pelo ar e pelo contato em superfícies

Criada pelo Center For Active Design (CfAD) nos Estados Unidos, a Certificação Fitwel tem objetivo distinto da LEED, cujo apelo é principalmente de sustentabilidade, como redução de água e melhor aproveitamento do vento e da iluminação natural. Seu foco está em desenvolver empreendimentos que favoreçam a melhora da saúde e do bem-estar de seus moradores e ocupantes.

Baseada em estudos científicos e evidências, a Certificação Fitwel se preocupa com 7 dimensões de análise, que levam em consideração desde o design até os cuidados operacionais dos empreendimentos. Apesar de avaliar cada aspecto individualmente, o principal propósito é garantir a interconexão entre critérios abaixo, o que gera mais pontos e uma avaliação ainda mais efetiva:

– Gerar impacto positivo na saúde da comunidade, influenciando quem vive, trabalha ou passa próximo ao empreendimento;

– Reduzir a morbidade, a incidência de doenças físicas e mentais e o absenteísmo de pessoas em escritórios, diminuindo as faltas ao trabalho;

– Incentivar a equidade para populações vulneráveis: na prática, a certificação se enquadra no S (Social) do ESG;

– Estimular o bem-estar por meio de estratégias como inclusão, relaxamento e sensação de segurança;

– Facilitar o acesso à comida saudável, que é um dos pilares da saúde física e mental, especialmente o consumo de frutas, vegetais e outras opções nutritivas, além da redução dos alimentos ultraprocessados;

– Promover a tranquilidade de seus ocupantes em relação à segurança pública, proteção a ciclistas e pedestres, entre outros pontos;

– Incentivar a prática de atividade física, seja esportes indoor ou outdoor ou mesmo o deslocamento ao trabalho via bicicleta ou a pé, além de promover o uso das escadas.

Conheça o conceito de edifícios de alta performance e como eles impactam pessoas, empresas e meio ambiente.

Resposta às transmissões virais

No caso do JG1698, o empreendimento conta com a Certificação Fitwel The Viral Responde Module (VRM) – módulo de resposta aos vírus, em tradução livre. Em outras palavras, é um local capaz de mitigar a transmissão de doenças cuja transmissão ocorre pelo ar ou contato de superfícies, como gripe, resfriados e até mesmo a Covid-19.

Para garantir este reconhecimento, o empreendimento atua em três frentes:

– Otimizando o ambiente interno para evitar o contágio de doenças transmissíveis pelo ar ou via contato de superfícies, especialmente com cuidados especiais para a ventilação e troca de ar, filtragem e aspectos de limpeza e desinfecção;

– Encorajando mudanças comportamentais, com protocolos claros para uso de máscara, lavagem de mãos e serviços especializados e de suporte de saúde;

– Aumentando a confiança dos ocupantes, criando protocolos para impedir as transmissões e de continuidade das atividades com segurança, incluindo a colaboração de todos os envolvidos.

É possível checar cada um dos critérios e detalhes da Certificação Fitwel The Viral Responde Module neste documento. Os aspectos adotados neste reconhecimento seguem a orientação de especialistas em saúde e design do governo dos Estados Unidos, estando presente em mais de 180 países.

Ficou interessado em trabalhar em um edifício completo, bem localizado e com serviço de concierge? Conheça nossas unidades para locação!

As vantagens da certificação Fitwel

Como demonstramos neste artigo, a maioria das pessoas passa mais de 90% do seu tempo em ambientes fechados. Por isso, a preocupação com o design e com questões relacionadas à saúde e ao bem-estar dos seus ocupantes devem ser acatadas pelas empresas.

Cuidados com a qualidade do ar, com a iluminação – respeitando o ciclo circadiano e privilegiando a luz do sol -, a garantia de conforto térmico e acústico resultam em diversos benefícios para as empresas. 

Entre eles, é possível citar um aumento da produtividade, afinal de contas, pessoas mais saudáveis trabalham melhor, e uma maior satisfação, já que um escritório adequado, em uma localização privilegiada e com cuidados especiais aumenta a forma como um negócio é visto pelos seus colaboradores.

Além das questões que afetam diretamente os funcionários, a escolha por edifícios com certificação se enquadra nas exigências de ESG buscadas pelas organizações. Em muitos casos, este aporte se reverte positivamente para a empresa no aumento reputacional e na diminuição do risco ao qual as corporações estão expostas.

Por que locar um espaço comercial no JG1698? Explicamos em detalhes neste artigo do blog!

Posts Relacionados

Conheça a história da Víncere Locações
15 abril 2024

Conheça a história da Víncere Locações

Com mais de 120 empresas atendidas, a Víncere Locações já alugou mais de 22 mil m2 de salas comerciais...

LEIA MAIS Seta
Neo Corporate: um marco no mercado de locações
01 abril 2024

Neo Corporate: um marco no mercado de locações

Empreendimento corporativo é uma das três torres do inovador complexo multiuso de Curitiba Um edifício comercial, com dez pavimentos...

LEIA MAIS Seta
World Business: um ícone arquitetônico na capital paranaense
20 março 2024

World Business: um ícone arquitetônico na capital paranaense

Edifício está localizado em uma das melhores regiões comerciais da cidade: o Centro Cívico O World Business, projetado pelos...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.