Empreendedor iniciante? Confira dicas!
Está começando um novo negócio? Saiba o que um empreendedor iniciante deve e não deve fazer para conseguir ter...
LEIA MAISO reconhecimento incentiva os empreendimentos que melhoram a saúde e o bem-estar dos ocupantes: no caso do JG1698, reduz o risco de transmissão de doenças pelo ar e pelo contato em superfícies
Criada pelo Center For Active Design (CfAD) nos Estados Unidos, a Certificação Fitwel tem objetivo distinto da LEED, cujo apelo é principalmente de sustentabilidade, como redução de água e melhor aproveitamento do vento e da iluminação natural. Seu foco está em desenvolver empreendimentos que favoreçam a melhora da saúde e do bem-estar de seus moradores e ocupantes.
Baseada em estudos científicos e evidências, a Certificação Fitwel se preocupa com 7 dimensões de análise, que levam em consideração desde o design até os cuidados operacionais dos empreendimentos. Apesar de avaliar cada aspecto individualmente, o principal propósito é garantir a interconexão entre critérios abaixo, o que gera mais pontos e uma avaliação ainda mais efetiva:
– Gerar impacto positivo na saúde da comunidade, influenciando quem vive, trabalha ou passa próximo ao empreendimento;
– Reduzir a morbidade, a incidência de doenças físicas e mentais e o absenteísmo de pessoas em escritórios, diminuindo as faltas ao trabalho;
– Incentivar a equidade para populações vulneráveis: na prática, a certificação se enquadra no S (Social) do ESG;
– Estimular o bem-estar por meio de estratégias como inclusão, relaxamento e sensação de segurança;
– Facilitar o acesso à comida saudável, que é um dos pilares da saúde física e mental, especialmente o consumo de frutas, vegetais e outras opções nutritivas, além da redução dos alimentos ultraprocessados;
– Promover a tranquilidade de seus ocupantes em relação à segurança pública, proteção a ciclistas e pedestres, entre outros pontos;
– Incentivar a prática de atividade física, seja esportes indoor ou outdoor ou mesmo o deslocamento ao trabalho via bicicleta ou a pé, além de promover o uso das escadas.
No caso do JG1698, o empreendimento conta com a Certificação Fitwel The Viral Responde Module (VRM) – módulo de resposta aos vírus, em tradução livre. Em outras palavras, é um local capaz de mitigar a transmissão de doenças cuja transmissão ocorre pelo ar ou contato de superfícies, como gripe, resfriados e até mesmo a Covid-19.
Para garantir este reconhecimento, o empreendimento atua em três frentes:
– Otimizando o ambiente interno para evitar o contágio de doenças transmissíveis pelo ar ou via contato de superfícies, especialmente com cuidados especiais para a ventilação e troca de ar, filtragem e aspectos de limpeza e desinfecção;
– Encorajando mudanças comportamentais, com protocolos claros para uso de máscara, lavagem de mãos e serviços especializados e de suporte de saúde;
– Aumentando a confiança dos ocupantes, criando protocolos para impedir as transmissões e de continuidade das atividades com segurança, incluindo a colaboração de todos os envolvidos.
É possível checar cada um dos critérios e detalhes da Certificação Fitwel The Viral Responde Module neste documento. Os aspectos adotados neste reconhecimento seguem a orientação de especialistas em saúde e design do governo dos Estados Unidos, estando presente em mais de 180 países.
Como demonstramos neste artigo, a maioria das pessoas passa mais de 90% do seu tempo em ambientes fechados. Por isso, a preocupação com o design e com questões relacionadas à saúde e ao bem-estar dos seus ocupantes devem ser acatadas pelas empresas.
Cuidados com a qualidade do ar, com a iluminação – respeitando o ciclo circadiano e privilegiando a luz do sol -, a garantia de conforto térmico e acústico resultam em diversos benefícios para as empresas.
Entre eles, é possível citar um aumento da produtividade, afinal de contas, pessoas mais saudáveis trabalham melhor, e uma maior satisfação, já que um escritório adequado, em uma localização privilegiada e com cuidados especiais aumenta a forma como um negócio é visto pelos seus colaboradores.
Além das questões que afetam diretamente os funcionários, a escolha por edifícios com certificação se enquadra nas exigências de ESG buscadas pelas organizações. Em muitos casos, este aporte se reverte positivamente para a empresa no aumento reputacional e na diminuição do risco ao qual as corporações estão expostas.
Por que locar um espaço comercial no JG1698? Explicamos em detalhes neste artigo do blog!
Está começando um novo negócio? Saiba o que um empreendedor iniciante deve e não deve fazer para conseguir ter...
LEIA MAISA busca por iniciativas de sustentabilidade e governança está ganhando corpo entre as empresas que procuram por escritórios comerciais...
LEIA MAISNão importa qual seja seu ramo de atuação, empreender em Curitiba é um bom negócio.
LEIA MAISUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.