25 junho 2025

Por que investir em um mobiliário ergonômico?

Mobiliários
Por que investir em um mobiliário ergonômico?

Entenda a importância do mobiliário ergonômico para a saúde dos colaboradores e para o sucesso da empresa

Montar ou transferir um negócio para uma nova sala comercial envolve muitas decisões e uma das mais estratégicas, embora pouco discutida, é a ergonomia no ambiente de trabalho. Aplicar a NR-17 – a norma que regulamenta as condições ergonômicas no Brasil – e investir em um mobiliário ergonômico vai muito além do cumprimento de regras legais: é uma forma de cuidar da saúde dos colaboradores e garantir o bom desempenho corporativo.

Se você está na fase da escolha de um espaço comercial, este é o momento ideal para planejar um ambiente que seja confortável, seguro e produtivo para todos.

O que diz a NR-17?

A NR-17 (Norma Regulamentadora nº 17) foi criada para assegurar condições de trabalho adequadas à saúde física e mental dos colaboradores. Ela orienta empresas sobre como organizar o ambiente de forma a reduzir riscos relacionados a esforços repetitivos, posturas inadequadas, má iluminação, entre outros fatores.

Mas, na prática, isso significa pensar com cuidado em aspectos como o tipo de mesa, a cadeira usada, a altura da tela do computador, a iluminação do local e a forma como as tarefas são organizadas.

Por que investir em mobiliário ergonômico?

A escolha de um mobiliário ergonômico vai além do cumprimento das exigências da NR-17. Trata-se de um investimento com retorno comprovado em vários níveis: redução de afastamentos por saúde, aumento da produtividade e valorização do capital humano.

De acordo com um compilado de pesquisas na área de saúde ocupacional, um mobiliário ergonômico pode proporcionar:

– Queda de 75% no absenteísmo (faltas ao trabalho);

– Redução de 68% nas compensações pagas a colaboradores;

– Diminuição de 53% de colaboradores com limitações funcionais;

– Aumento de 25% na produtividade geral.

Conforto, segurança e eficiência: o impacto na produtividade

Quem passa horas sentado em cadeiras desconfortáveis ou curvado sobre uma mesa mal posicionada sabe o quanto isso afeta o rendimento. Dores nas costas, fadiga, lesões e até afastamentos médicos podem surgir de posturas inadequadas.

O uso de cadeiras com apoio lombar, mesas com altura regulável e suportes para tela ajudam a manter uma postura correta e reduzem o cansaço, além de proporcionar um escritório confortável e eficiente.

Ademais, ambientes ergonômicos são mais seguros, diminuem o risco de acidentes e mostram um compromisso concreto da empresa com o bem-estar da equipe. Esse tipo de flexibilidade não apenas melhora a postura, mas também estimula a criatividade, o foco, a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Reconhecer as necessidades individuais é essencial

Cada colaborador é único, e o espaço de trabalho precisa refletir isso. 

Algumas funções exigem mais telas, outras precisam de espaço extra para equipamentos. Um mobiliário ergonômico permite esse tipo de personalização, atendendo a diferentes necessidades e ajudando cada profissional a trabalhar com mais conforto e eficiência.

E um mobiliário diz muito sobre o escritório, por isso, eles precisam ser versáteis. Móveis com rodinhas, mesas ajustáveis e acessórios que permitem mudanças rápidas de layout contribuem para um ambiente dinâmico, que se adapta às diferentes funções, estilos de trabalho e demandas de projetos.

O ambiente também conta

Além da parte do mobiliário, é preciso estar atento ao espaço locado, pois isso também favorece ao bom rendimento da equipe.

O que observar ao alugar uma sala comercial?

Se o local apresenta boa iluminação natural e elétrica; se permite adaptação de layout; se dispõe de infraestrutura adequada para a rede elétrica e de dados; se comporta os móveis necessários com circulação livre; se oferece facilidade para ventilação e climatização.

Negociar pequenos ajustes pode facilitar a implantação de um mobiliário ergonômico no futuro ambiente de trabalho.

Mobiliário ergonômico: um investimento inteligente

Em um mercado competitivo, investir em conforto e bem-estar é uma estratégia que diferencia.

Mais do que apenas cumprir a NR-17, oferecer um ambiente ergonômico é uma maneira concreta de mostrar que a empresa valoriza o time — e colaboradores engajados produzem mais, faltam menos e permanecem por mais tempo nas organizações.

Dê o melhor ao seu time. Confira as salas e lajes disponíveis da Víncere Locações, invista em um mobiliário ergonômico e eficiente e sinta o aumento da produtividade em seu negócio.

Visite os empreendimentos e confira!

World Business
Neo Corporate
JG1698

Posts Relacionados

Móveis como serviço (furniture as a service): o modelo chegou no Brasil
16 julho 2025

Móveis como serviço (furniture as a service): o modelo chegou no Brasil

Saiba como o furniture as a service (FaaS) está transformando o mercado de mobiliário no Brasil, com contratos por...

LEIA MAIS Seta
Sala comercial minimalista: otimize os espaços do seu escritório
09 julho 2025

Sala comercial minimalista: otimize os espaços do seu escritório

Veja como uma sala comercial minimalista pode transformar seu ambiente de trabalho, promovendo bem-estar e aumentando a produtividade da...

LEIA MAIS Seta
Por que Curitiba é um laboratório para negócios inovadores?
02 julho 2025

Por que Curitiba é um laboratório para negócios inovadores?

A capital paranaense vem se consolidando como uma cidade-teste, atraindo criativos com negócios inovadores e promissoras tendências Nos últimos...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.