03 junho 2024

Como montar um escritório confortável e eficiente?

Mobiliários
Como montar um escritório confortável e eficiente?

Um escritório confortável deve ser focado na produtividade e no bom rendimento dos colaboradores, sem deixar de lado a ergonomia e o bem-estar como um todo

Montar um escritório confortável e, ao mesmo tempo, eficiente, exige diversos cuidados e pontos de atenção. Isto porque é necessário pensar em inúmeros aspectos, como a disposição do mobiliário no espaço disponível, o melhor material para os móveis, a ergonomia e a dinâmica do dia a dia dos colaboradores, entre outros detalhes que podem ajudar na produtividade e no rendimento do time.

Os estudos confirmam a relação positiva entre o conforto e a produtividade. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que colaboradores felizes são 31% mais produtivos e três vezes mais criativos. Para isso, uma boa estrutura de trabalho, com segurança e conforto, é fundamental para melhorar a performance empresarial.

Planejamento do ambiente

Se o objetivo é montar um escritório confortável, comece pelo planejamento da disposição do mobiliário. A depender do tamanho da sua equipe e da interação necessária entre as pessoas ao longo do dia, é preciso pensar em como montar cada ilha de trabalho, favorecendo a troca de informações e o contato indispensável em prol da dinâmica da equipe.

De acordo com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), o motivo que mais afastou funcionários de suas atividades por mais de 15 dias foram as dores nas costas. Você não quer que colaboradores que precisam conversar durante o dia sentem-se de costas um para o outro, não é mesmo? 

Para evitar o absenteísmo no trabalho, outro fator importante é um mobiliário ergonômico, a começar por uma boa cadeira, que tenha ajuste de altura, apoio para os braços e para a cabeça.

Verifique com cada colaborador a melhor altura entre a cadeira, o monitor e o teclado – o ideal é que os pés possam tocar o chão, os braços fiquem em 90 graus e o monitor esteja na altura dos olhos. Dessa forma, reduz-se a possibilidade de dores e incômodos no escritório.   

E lembre-se de tempos em tempos a incentivar seus funcionários a fazerem uma pausa: se levantar, alongar um pouco os braços, pernas e pescoço. Pode ser no momento de encher a garrafa de água ou pegar um pouco de café. O corpo e a saúde mental agradecem – e, inclusive, os pequenos intervalos no dia a dia também auxiliam a aumentar a produtividade.

Mas não é apenas o mobiliário que garante um escritório confortável. Confira outros dois pontos de atenção abaixo:

Veja 5 dicas para motivar a sua equipe!

Aposte na iluminação

Um escritório bem iluminado é essencial para a boa produtividade e rendimento da equipe. Priorize as luzes naturais, que auxiliam no ciclo circadiano, principalmente se tiver janelas grandes em sua sala ou laje comercial.

Utilize luzes frias e uma iluminação de teto, para evitar sombras e iluminar em uniformidade todo o ambiente. Se necessário, invista em alguns pontos focais espalhados pelo escritório, para deixá-lo ainda mais iluminado.

Climatização do ambiente

Essa é uma questão que sempre traz discórdias nos escritórios, pois um grupo prefere o local mais geladinho, enquanto outros não gostam do frio. Por isso, encontre um meio termo entre um ambiente agradável, que não seja nem tão frio e  nem quente demais.

Ter conforto térmico também é muito importante para a produtividade e o rendimento dos colaboradores. E esse cuidado vale ao longo de todo ano: dos dias mais quentes do verão ao friozinho do inverno. 

Na dúvida se a temperatura está agradável? Pergunte! Os colaboradores passam horas nos escritórios: nada mais justo do que ouvi-los e, na medida do possível, satisfazê-los.

Saiba qual a importância de um feedback na empresa. Procurando uma sala comercial ou uma laje corporativa para colocar o seu negócio? Conheça as opções disponíveis da Víncere Locações!

Posts Relacionados

Work-life balance: saiba a importância de se ter
17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas,...

LEIA MAIS Seta
Como será o mercado de trabalho em 2030?
10 junho 2024

Como será o mercado de trabalho em 2030?

Listamos 7 características que devem ser importantes para as profissionais atraírem o olhar das empresas, considerando a evolução da...

LEIA MAIS Seta
Você sabe por que o feedback na empresa é importante?
27 maio 2024

Você sabe por que o feedback na empresa é importante?

Conhecer a opinião de clientes e de gestores por meio de um feedback constante se reverte em mais produtividade...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.