10 novembro 2023

Black Friday: como aproveitar datas sazonais no seu negócio?

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Black Friday: como aproveitar datas sazonais no seu negócio?

Datas sazonais, como as comemorativas e comerciais, podem ser bons chamarizes para novos clientes e oportunidades; saiba como aproveitar estes momentos

Novembro começou e muitos só conseguem pensar em uma data: a Black Friday, que se popularizou no Brasil nos últimos anos. 

Tradicional nos Estados Unidos, a sexta-feira em que os comércios e instituições aproveitam para realizar ações promocionais e grandes ofertas é sempre posterior ao Dia de Ação de Graças e representa o início das vendas de Natal e mais um grande momento no calendário de datas sazonais do varejo.

Quer saber como seu negócio pode aproveitar este tipo de data para lucrar mais? Continue neste artigo!

Planejamento é essencial

Ter um plano de comunicação é fundamental para alinhar campanhas e pensar em estratégias. Com um planejamento bem feito e alinhado aos objetivos, as ações se tornam mais certeiras – ainda mais quando conectadas com o plano de negócios e a gestão de estoque.

Está muito em cima para a Black Friday? Não tem problema, afinal o ano é repleto de datas sazonais que você pode aproveitar. Já comece o planejamento para o Natal/Ano-novo e as festas de fim de ano em geral.

E já vá pensando no ano que vem, com o carnaval, dia das mães, dos namorados, dos pais, das crianças… data boa é o que não falta, ajustando ao seu público-alvo!

Entenda a data e seu público

Tão importante quanto planejar é compreender. 

Estude o seu público e o que ele procura. Junte isso ao momento, para não realizar ações em datas que não tenham a ver com seus produtos. Seja estratégico!

Veja alguns modelos de negócio que se encaixam nas salas comerciais.

Crie de acordo com seu objetivo

Qual a sua ideia? Impulsionar a marca? Dar mais visibilidade a determinado produto? Atrair mais clientes? Reduzir o estoque? Não queira abraçar o mundo em todos os momentos. 

Tenha determinado qual o objetivo principal da campanha ou da ação e foque nela.

Esteja atento às tendências

Muita gente não gosta do que está na moda, mas, por outro lado, não dá para ignorar o que todos procuram ou curtem. 

Quer chamar a atenção? Invista no que as pessoas procuram, seja um belo espaço instagramável ou no que todos estejam de olho.

Estabeleça prazos e metas

Nada deve durar para sempre. Coloque metas realistas para encerrar a campanha, como um número de vendas, alcance ou mesmo uma data específica. 

Estabelecer esses prazos é bom para ter uma data inicial e final, podendo analisar os resultados ao fim de cada campanha.

Utilize o digital a seu favor

O marketing digital tem inúmeras vantagens: uma das principais é a possibilidade de segmentar o público-alvo. Utilize estratégias de anúncios pagos e de e-mail marketing para atingir mais pessoas. Ao fim disso, é possível mensurar os resultados e realinhar os passos.

Avalie se a criação de um blog, um canal de vídeos ou outras possibilidades de divulgação não podem ser úteis para seus objetivos de comunicação de curto, médio e longo prazos.

Tenha um SAC eficiente

Quer fidelizar seus clientes? Capriche no serviço de atendimento ao consumidor tanto durante quanto no pós-venda. 

Atender bem e solucionar problemas recorrentes e as principais dúvidas pode reter mais de 90% dos seus clientes, de acordo com pesquisas. Nada melhor do que um cliente que volta ao seu estabelecimento e o indica para outras pessoas, não é mesmo?

Garanta sua plataforma

Trabalha com e-commerce? Garanta que a sua plataforma suporte todos os acessos que possam acontecer em um curto período de tempo. 

Tenha as informações claras e sem enrolação, para que o comprador possa realizar a compra de forma tranquila. Proporcionar uma boa experiência de compra do início ao fim é fundamental para satisfazer o cliente.

Comunicação continuada

Acabou a data sazonal da campanha? 

Continue a comunicação com seu cliente, por meio de e-mail marketing ou Whatsapp. Lembre-se do bom pós-venda! Mas cuidado com a quantidade de avisos, para não ser bloqueado.

Que tal um espaço seu para aproveitar todas as datas sazonais e atrair mais clientes e parceiros? Veja as opções de salas comerciais e lajes corporativas em nossos empreendimentos.

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