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LEIA MAISInvestir no compliance empresarial é uma garantia de deixar tudo em dia conforme determinam as leis, evitando assim possíveis dores de cabeça e problemas
Você certamente já ouviu falar no termo compliance, muito comentado nos últimos anos. A palavra vem do inglês, to comply, e tem como significado submeter-se, agir de acordo, cumprir. Sendo assim, um compliance empresarial é muito benéfico para qualquer companhia, pois comprova que ela atua em conformidade com as leis e regulamentações.
No Brasil, o compliance começou a ganhar destaque por volta dos anos 1990, com a abertura do mercado nacional às empresas estrangeiras e voltou a ter repercussão em 2014, com a Lei Anticorrupção e investigações de lavagem de dinheiro e corrupção.
Mas como implementar o compliance empresarial? Quais normas e regras são fundamentais seguir?
Acompanhe o restante do artigo para saber mais detalhes.
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Como dissemos acima, estar em compliance é estar em conformidade. Por isso, seus objetivos giram em torno das regras e legislações estabelecidas, assegurando uma boa reputação à empresa.
Para isso, é importante:
– Identificar os problemas já existentes na empresa por meio de um mapeamento das vulnerabilidades;
– Criar normas internas e externas;
– Detectar fraudes e desvios (pode ser por meio de auditoria);
– Prevenir possíveis problemas relacionados aos descumprimentos da lei.
O resultado da aplicação do compliance na empresa é uma maior credibilidade no mercado, entre os funcionários e os clientes, sem contar outros benefícios que veremos na continuidade do texto.
Estar em compliance, hoje em dia, não é uma escolha das empresas, é uma obrigação. Afinal, caso a companhia seja pega descumprindo alguma lei, o preço será muito mais alto do que realizar um compliance empresarial eficiente.
Para as organizações, é mais barato se adequar à lei do que ser multada por seu descumprimento – sem contar o valor intangível do reflexo à reputação. Por isso, o compliance pode se voltar a diversas áreas, como a jurídica, a fiscal, a tributária, a trabalhista, a ambiental, entre outras.
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Para implementar o compliance empresarial, é necessário seguir alguns passos.
Comece a jornada estabelecendo um código ético interno da empresa, que deve ser seguido por todos os colaboradores. Ter um plano de ação relacionado às políticas e às diretrizes auxilia para que as normas sejam seguidas. Para isso, é imprescindível que todos estejam cientes e envolvidos.
O mesmo deve ser feito com as principais legislações externas, principalmente as que influenciam diretamente o segmento do negócio. Lembrando que a alta complexidade do sistema tributário brasileiro não é fácil e necessita de estudo, análise e muito compartilhamento de informações.
O processo está demorando a pegar entre a equipe? A realização de auditorias internas com periodicidade faz com que as normas sejam seguidas com mais facilidade. Também conte com canais disponíveis, como as ouvidorias, para que eventuais denúncias possam ser feitas, de forma anônima, para que a empresa possa sanar problemas de forma proativa.
Não esqueça também de sempre manter a comunicação alinhada e clara, com políticas de conscientização e os canais sempre abertos para colaboradores, parceiros e fornecedores.
Estar em dia com todas as obrigações é, sem dúvidas, uma vantagem para as empresas. Afinal, ser malvisto em um mercado tão competitivo é, de certa forma, arruinar o nome ou marca do negócio.
Com um departamento responsável pela fiscalização, é possível se certificar de que a empresa esteja seguindo todas as leis e regras internas e externas, podendo detectar e prevenir possíveis infrações de forma antecipada, minimizando os danos.
Nesse contexto, o mercado vê esse tipo de instituição com bons olhos, classificando-a como um negócio seguro e confiável, comprometido com as boas práticas. Com isso, é possível conquistar:
– Um melhor retorno dos investimentos e melhor relação com investidores;
– Linhas de créditos com taxas mais atrativas;
– Aumento dos lucros.
Outros benefícios para as empresas com compliance empresarial:
– Prevenção de fraudes e erros;
– Conformidade com normas e regulamentos;
– Redução de custos com causas jurídicas ou trabalhistas;
– Mais produtividade e eficiência nas operações, pois a preocupação burocrática se incorpora à rotina e um atendimento com mais qualidade satisfaz os clientes;
– Proteção da reputação da marca, com mais solidez e credibilidade;
– Mais confiança de clientes, investidores e parceiros;
– Aumento da competitividade no mercado.
Seu negócio está em dia com o compliance empresarial? Invista na conformidade para se destacar no mercado nacional e internacional.
(Imagem: Pexels)
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