01 janeiro 2021

4 práticas para uma comunicação mais assertiva com a sua equipe

Geral
4 práticas para uma comunicação mais assertiva com a sua equipe

A boa comunicação é uma das habilidades mais buscadas pelas empresas em seus
colaboradores. Um líder de qualidade sabe se comunicar de forma a influenciar sua equipe e conseguir motivá-la para a realização de um excelente trabalho.
Mas, conseguir saber se comunicar bem demanda treinamento e não ocorre simplesmente de conquistar essa qualidade de um dia para o outro. Por isso, reunimos 4 práticas que podem ajudar a sua comunicação de modo a ficar mais assertiva em relação a sua equipe.


Primeiro, o que é uma comunicação assertiva?


Basicamente, uma comunicação assertiva é saber falar com equilíbrio. Em que da mesma maneira em que você é franco a respeito de sua opinião, também é justo e empático.
A base da comunicação assertiva é como conseguir equilibrar seus desejos e
necessidades, respeitando o direito e sentimentos dos outros. Agora vamos as práticas para conseguir conquistar essa comunicação:


1) Saiba seus direitos, defeitos e valorize suas qualidades


Para começar, seja honesto consigo mesmo analise quais são seus defeitos na hora de
falar com outras pessoas. Ter a opinião de alguém próximo, como um bom amigo pode
auxiliar nessa hora de se auto analisar.
Veja seus defeitos, reconheça-os e pense de que forma pode melhorá-los, depois tenha em mente seus direitos e suas qualidades no ambiente de trabalho e as valorize.

2) Treine seu tom de fala


Um fator que causa muitos desentendimentos entre as pessoas é o tom de fala. Por
exemplo, talvez para você ao pedir algo pode soar como uma coisa simples, mas para o
outro a maneira em que usa seu tom de voz, mais grave em volume alto, pode parecer que você está exigindo e não pedindo gentilmente.


Por isso, uma boa dica é treinar em frente ao espelho como você fala. Também é um
opção utilizar a câmera do celular e se gravar, assim é possível ter uma melhor visão de
como seu tom de voz se altera, além dos gestos que você costuma usar ao se comunicar para corrigi-los.

3) Seja sincero e esteja aberto a críticas e elogios


A sinceridade pode ser uma qualidade ou defeito, dependendo da maneira em que você se expressa. Após treinar seu tom de voz, isso vai ajudar muito na maneira de expressar sua sinceridade.


Quando for falar com sua equipe, procure ser sempre sincero em relação a suas metas eobjetivos em equipe. Quando a sinceridade é expressada de modo sutil e leve, as pessoas onseguem ter empatia e auxiliar na busca pela conquista dos objetivos em comum.


4) Entenda que você não pode controlar tudo, muito menos o
comportamento dos outros

É importante ter consciência que por mais que você tente manter o equilíbrio em sua fala,você não vai conseguir controlar o comportamento das outras pessoas.
Pode ser que sua sinceridade, tom de voz ou palavras utilizadas sejam interpretada de
outra forma pelos seus colaboradores.
Se mesmo tendo trabalhado toda sua comunicação acontecer de ser mal interpretado, oideal é questionar se todos concordam com você, se têm algo a comentar ou deixe claroque eles podem reivindicar livremente a sua opinião.
Mostre-se sempre aberto a opinião e ao julgamento das outras pessoas do seu time, issofaz o relacionamento entre equipe amadurecer.

Para ter uma comunicação assertiva é necessário prática e treinamento, como comentamosno início do texto. Mas conforme você desenvolver as habilidades necessárias, veráquantas portas podem ser abertas pela forma em que você se comunica. Por isso, nãodeixe de praticar até chegar lá!

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