01 julho 2024

Biblioteca no trabalho: como fazer?

Dicas | Mobiliários | Tendências
Biblioteca no trabalho: como fazer?

Ter uma parede cheia de livros pode dizer muito sobre um líder, o modelo de gestão e uma empresa; veja como organizar uma biblioteca no local de trabalho

Seja por gosto pessoal ou mesmo devido a aprofundamentos profissionais, a leitura é um importante estímulo intelectual. Os livros trabalham o raciocínio, a interpretação, o vocabulário, a criatividade, a comunicação, entre tantos outros benefícios na era das redes sociais.

E nada mais agradável para quem aprecia uma boa leitura do que tê-las à mostra para seus amigos, clientes, colaboradores e visitas. Saiba, portanto, que montar uma biblioteca no trabalho é tão possível quanto em sua residência.

Quer montar um escritório confortável e eficiente? Veja por onde começar aqui.

Como montar uma biblioteca no trabalho?

Comece tendo uma ideia da quantidade de livros que você deseja levar ao trabalho. 

Esse número vai influenciar na definição do espaço ideal para comportar todos de forma organizada, além da definição do móvel para abrigá-los e da facilidade em mantê-los arrumados.

Seja em espaços pequenos ou em grandes paredes, a biblioteca no trabalho é viável de todas as maneiras e em todo o tipo de locação comercial, seja uma sala comercial ou laje corporativa.

Você conhece a diferença entre uma sala comercial e uma laje corporativa? Explicamos no blog! 

Funcional ou decorativa

Ter livros no ambiente de trabalho pode oferecer várias funcionalidades: utilizá-los para uma consulta rápida ou fazer parte da decoração do ambiente, alinhada ao modelo de gestão, à empresa e o que ela oferece

Ou, ainda, serem utilizados por clientes recorrentes e funcionários que gostam de fazer seu horário de descanso com uma leitura.

Caso eles sejam apenas decorativos, não tem problema se estiverem em locais altos e de difícil acesso. Afinal, estão para dar um charme ao espaço. Outra opção comum são pequenas quantidades espalhadas pela sala comercial, como em cima de mesas de canto ou de centro na recepção, intercalados com peças decorativas.

Porém, se eles forem para uso frequente, é preferível que tenham fácil acesso, para que possam ser pegos e devolvidos de forma tranquila e rápida – sempre mantendo a organização. 

Inclusive, a colocação de sofás ou de poltronas próximas pode deixar o ambiente ainda mais convidativo para uma boa leitura ou consulta rápida.  

Organização é fundamental

Para manter organizado, é necessário ter um bom móvel, com o tamanho adequado para suportar os livros. São poucos exemplares? Algumas prateleiras ou nichos podem ajudar, especialmente em cantos ou paredes pequenas.

Se a quantidade não for pouca, pode ser necessária uma parede inteira. Para isso, estantes grandes ou até móveis sob medida surgem como alternativas viáveis.

Não tem uma parede inteira para comportar todos os livros? Que tal grandes nichos suspensos dando a volta por toda a parede?

Em relação à organização, isso pode ser muito pessoal: algumas pessoas gostam de alinhá-los por gênero, autor ou temática. Outras, que não se importam com isso, não têm problemas caso os livros estejam apenas lado a lado, sem ordem específica. Neste caso, cada um pode escolher a opção de sua preferência.

A presença dos livros já é um importante incentivo para a leitura. Além disso, os temas das obras também podem auxiliar na motivação da equipe, o que pode gerar inúmeros benefícios no ambiente de trabalho.

Interessado em alugar uma sala comercial ou laje corporativa? Veja as opções disponíveis em nosso site e entre em contato!

(Fotos: Pexels)

Posts Relacionados

Quais as principais diferenças entre locação comercial e residencial?
16 julho 2024

Quais as principais diferenças entre locação comercial e residencial?

Falta de distinção entre os alugueis pode até gerar cobranças inesperadas; veja outras diferenças entre locação comercial e residencial...

LEIA MAIS Seta
Como ter sucesso no e-commerce e na loja física?
24 junho 2024

Como ter sucesso no e-commerce e na loja física?

Confira 7 dicas para garantir o sucesso tanto no e-commerce quanto na loja física: o segredo está na integração...

LEIA MAIS Seta
Work-life balance: saiba a importância de se ter
17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas,...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.