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LEIA MAISModelos têm como principal diferença o comprador final do produto ou serviço; saiba mais sobre os negócios b2b e b2c no texto abaixo
Quando se inicia no mundo corporativo, muitas nomenclaturas são estranhas ou de difícil entendimento, especialmente as em inglês – que são a grande maioria. Entender algumas delas ajuda a compreender melhor a dinâmica dos negócios e a encontrar facilidades no dia a dia do trabalho. Por exemplo, você sabe do que se trata ou qual a diferença entre os termos b2b e b2c?
Pode até parecer complexo, mas a resposta é mais simples do que você imagina. Nem todas as relações de negócios são entre empresas e consumidores finais, aqueles que vão à companhia atrás de um produto ou serviço. Algumas vezes, as negociações são realizadas diretamente entre as empresas. E aí está a diferença entre os termos!
Quer entender mais detalhadamente sobre b2b e b2c? Continue acompanhando o artigo!
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As empresas b2b são aquelas que trabalham com foco em outras empresas. Do inglês, b2b significa business to business, isto é, negócios para negócios: a oferta de trabalho, serviço ou mercadoria de uma empresa para outra.
Estima-se, de acordo com o relatório The B2B Future Shopper Report 2023-24, que mais de 60% dos negócios realizados atualmente no Brasil se enquadrem nesta categoria.
São inúmeros os segmentos que atuam neste modelo. Negócios de TI, agências de marketing e produção de conteúdo, telefonia e prestadoras de serviços, consultorias, entre tantas outras, ofertam seus produtos e serviços para outras empresas.
Se falamos anteriormente sobre negócios para negócios, o b2c tem o foco em outro público-alvo: o consumidor! B2c é a sigla para business to consumer, que nada mais é do que negócios voltados aos consumidores.
Apesar de ocupar uma fatia menor no mercado nacional, os b2c podem alcançar todos os perfis de público com mais diversidade de produtos e serviços, além dos processos mais simplificados para fechar negócio quando comparados ao outro modelo.
Empresas b2c são de mais fácil entendimento já que elas estão no nosso dia a dia, como os supermercados, agências de turismo e passagens aéreas, as lojas de departamento e o varejo em geral, que vende diretamente para o consumidor final.
Além da principal diferença de quem adquire o produto ou serviço, algumas outras particularidades mudam quando os negócios são b2b ou b2c. São elas:
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No b2b, a comunicação foca em ensinar os possíveis futuros clientes dos benefícios que aquele serviço ou produto pode oferecer, na tentativa de se tornar uma autoridade no assunto.
Já o marketing b2c é voltado para o imediatismo, para as recomendações de produtos semelhantes que – naquele momento – possam atrair os clientes interessados.
O ticket médio do mercado b2b normalmente é muito superior ao praticado no b2c.
Isso porque o produto ou serviço, quando destinado a empresas, tende a ser mais caro do que para uma pessoa. Ademais, a recorrência do negócio entre b2b é maior e mais regular, geralmente com uma periodicidade já fixa estabelecida.
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As negociações entre b2b são mais voltadas para solucionar um problema ou aumentar a eficiência no negócio. Com isso, tende a ser um comportamento mais racional e estudado, enquanto no b2c elas são movidas às necessidades e ao impulso emocional.
Ambos os modelos possuem vantagens e desvantagens e podem ser lucrativos, sem serem excludentes. Com isso, dependendo do ramo de trabalho, é possível testar os dois e ver qual funciona melhor para sua dinâmica de trabalho.
Por exemplo, uma fábrica de roupas que vende para uma loja de departamento e, ao mesmo tempo, atende o consumidor final. Ela trabalha tanto com b2b quanto com b2c e pode analisar qual mercado é mais interessante.
A mesma lógica se aplica aos serviços: um escritório de arquitetura que elabora projeto tanto para os consumidores finais quanto trabalha em parceria com construtoras e incorporadoras.
Esses são apenas alguns dos negócios disponíveis no mercado, existem outras nomenclaturas, como o inverso c2b, de consumer to business, ou ainda o c2c, de consumer to consumer. Basta avaliar qual atrai e faz mais sentido para seu perfil.
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