03 fevereiro 2025

Negócios b2b ou b2c: você sabe a diferença?

Curiosidades | Geral
Negócios b2b ou b2c: você sabe a diferença?

Modelos têm como principal diferença o comprador final do produto ou serviço; saiba mais sobre os negócios b2b e b2c no texto abaixo

Quando se inicia no mundo corporativo, muitas nomenclaturas são estranhas ou de difícil entendimento, especialmente as em inglês – que são a grande maioria. Entender algumas delas ajuda a compreender melhor a dinâmica dos negócios e a encontrar facilidades no dia a dia do trabalho. Por exemplo, você sabe do que se trata ou qual a diferença entre os termos b2b e b2c?

Pode até parecer complexo, mas a resposta é mais simples do que você imagina. Nem todas as relações de negócios são entre empresas e consumidores finais, aqueles que vão à companhia atrás de um produto ou serviço. Algumas vezes, as negociações são realizadas diretamente entre as empresas. E aí está a diferença entre os termos!

Quer entender mais detalhadamente sobre b2b e b2c? Continue acompanhando o artigo!

É melhor alugar ou comprar uma sala comercial?

O que são negócios b2b?

As empresas b2b são aquelas que trabalham com foco em outras empresas. Do inglês, b2b significa business to business, isto é, negócios para negócios: a oferta de trabalho, serviço ou mercadoria de uma empresa para outra.

Estima-se, de acordo com o relatório The B2B Future Shopper Report 2023-24, que mais de 60% dos negócios realizados atualmente no Brasil se enquadrem nesta categoria.

Exemplos de empresas que trabalham no b2b:

São inúmeros os segmentos que atuam neste modelo. Negócios de TI, agências de marketing e produção de conteúdo, telefonia e prestadoras de serviços, consultorias, entre tantas outras, ofertam seus produtos e serviços para outras empresas.

E os negócios b2c?

Se falamos anteriormente sobre negócios para negócios, o b2c tem o foco em outro público-alvo: o consumidor! B2c é a sigla para business to consumer, que nada mais é do que negócios voltados aos consumidores.

Apesar de ocupar uma fatia menor no mercado nacional, os b2c podem alcançar todos os perfis de público com mais diversidade de produtos e serviços, além dos processos mais simplificados para fechar negócio quando comparados ao outro modelo.

Exemplos de empresas que trabalham no b2c:

Empresas b2c são de mais fácil entendimento já que elas estão no nosso dia a dia, como os supermercados, agências de turismo e passagens aéreas, as lojas de departamento e o varejo em geral, que vende diretamente para o consumidor final.

Outras distinções entre o mercado b2b e b2c

Além da principal diferença de quem adquire o produto ou serviço, algumas outras particularidades mudam quando os negócios são b2b ou b2c. São elas:

Marketing digital nas empresas: saiba como fazer de forma eficiente.

– As abordagens e estratégias

No b2b, a comunicação foca em ensinar os possíveis futuros clientes dos benefícios que aquele serviço ou produto pode oferecer, na tentativa de se tornar uma autoridade no assunto. 

Já o marketing b2c é voltado para o imediatismo, para as recomendações de produtos semelhantes que – naquele momento – possam atrair os clientes interessados.   

– Recursos disponíveis

O ticket médio do mercado b2b normalmente é muito superior ao praticado no b2c. 

Isso porque o produto ou serviço, quando destinado a empresas, tende a ser mais caro do que para uma pessoa. Ademais, a recorrência do negócio entre b2b é maior e mais regular, geralmente com uma periodicidade já fixa estabelecida.

Quer saber como fidelizar os clientes?

– O comportamento de compra

As negociações entre b2b são mais voltadas para solucionar um problema ou aumentar a eficiência no negócio. Com isso, tende a ser um comportamento mais racional e estudado, enquanto no b2c elas são movidas às necessidades e ao impulso emocional.   

Vale mais a pena investir em qual mercado: b2b ou b2c?

Ambos os modelos possuem vantagens e desvantagens e podem ser lucrativos, sem serem excludentes. Com isso, dependendo do ramo de trabalho, é possível testar os dois e ver qual funciona melhor para sua dinâmica de trabalho.

Por exemplo, uma fábrica de roupas que vende para uma loja de departamento e, ao mesmo tempo, atende o consumidor final. Ela trabalha tanto com b2b quanto com b2c e pode analisar qual mercado é mais interessante.

A mesma lógica se aplica aos serviços: um escritório de arquitetura que elabora projeto tanto para os consumidores finais quanto trabalha em parceria com construtoras e incorporadoras.

Esses são apenas alguns dos negócios disponíveis no mercado, existem outras nomenclaturas, como o inverso c2b, de consumer to business, ou ainda o c2c, de consumer to consumer. Basta avaliar qual atrai e faz mais sentido para seu perfil. 

Interessado em colocar seu negócio em uma sala comercial? Temos algumas disponíveis nos melhores bairros de Curitiba, com ampla oferta de serviços e comodidades. Conheça!

Posts Relacionados

Móveis como serviço (furniture as a service): o modelo chegou no Brasil
16 julho 2025

Móveis como serviço (furniture as a service): o modelo chegou no Brasil

Saiba como o furniture as a service (FaaS) está transformando o mercado de mobiliário no Brasil, com contratos por...

LEIA MAIS Seta
Sala comercial minimalista: otimize os espaços do seu escritório
09 julho 2025

Sala comercial minimalista: otimize os espaços do seu escritório

Veja como uma sala comercial minimalista pode transformar seu ambiente de trabalho, promovendo bem-estar e aumentando a produtividade da...

LEIA MAIS Seta
Por que Curitiba é um laboratório para negócios inovadores?
02 julho 2025

Por que Curitiba é um laboratório para negócios inovadores?

A capital paranaense vem se consolidando como uma cidade-teste, atraindo criativos com negócios inovadores e promissoras tendências Nos últimos...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.