16 novembro 2022

Mercado de locação comercial curitibano supera pandemia

Geral
Mercado de locação comercial curitibano supera pandemia

Diversos índices apontam que o mercado de locação comercial teve uma retomada econômica, refletindo uma realidade sentida em todo o país após o isolamento social forçado pela pandemia

O mercado de locação comercial curitibano está apresentando resultados que indicam uma plena recuperação após a pandemia. Esta percepção se dá ao analisar um critério conhecido como Índice de Velocidade de Locação (IVL) e o de Locação Sobre Oferta (LSO).

Em setembro deste ano, o IVL para lojas comerciais foi de 170 dias. A título de comparação, em 2017 e em 2018, os números foram de 214 e 188 dias, respectivamente. Quanto menor o tempo estimado pelo IVL mais aquecido estão as locações comerciais.

No caso de conjuntos comerciais, o intervalo entre as locações era de 214 dias, contra 261 dias e 279 dias em 2018 e 2017. Para as casas comerciais, enquanto 2017 e 2018 registraram, respectivamente, 199 e 205 dias, a avaliação do IVL em setembro de 2022 foi de 153 dias.

Os dados são do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), que integra o Sindicato de Habitação e Condomínios (Secovi-PR)

“O cenário é bem positivo para as locações comerciais, e a mesma tendência tem sido verificada em relação a conjuntos e casas comerciais. Com a retomada completa das atividades comerciais e a vida social da população, vários empresários que já atuavam têm buscado espaços diferenciados para os seus negócios, assim como muitos estão empreendendo”, afirmou Leonardo Baggio, do Secovi-PR, em entrevista à rádio CBN Curitiba.

Saiba como funciona uma locação comercial em nosso blog!

Índice de Locação Sobre Oferta

Os dados de setembro apresentam uma tendência que vinha sendo percebida desde o primeiro semestre.

O Inpespar estimava que, em maio deste ano, o Índice de Locação Sobre Oferta (LSO) atingisse 7,9%, tornando-se a maior taxa registrada em dois anos e meio – justamente o período vivido na pandemia. Em abril, o índice já tinha sido de 7,5%, o que é considerado positivo. Entre janeiro e setembro, o resultado foi de 7,1%.

Quando se compara o resultado de maio de 2022 com o mesmo período do ano passado, a taxa cresceu 1,6 ponto percentual. Em relação a 2020, o aumento foi de 5,1 ponto. Na contabilização dos primeiros cinco meses de 2022, o resultado foi de 6,7% frente a 4,9% do mesmo período do ano passado.

Os dois índices – IVL e LSO – estão acompanhados de outro bom indicador: a baixa inadimplência (registrado quando há atraso de pagamento superior a 30 dias). Este dado, em maio de 2022, era de 1,4% contra 1,6% e 2,2%, respectivamente, em 2021 e 2020.

Não à toa, imóveis localizados em regiões com boa infraestrutura e prontos para serem ocupados de imediato são locados mais rapidamente. A localização também é um ponto crucial, já que a maior parte dos contratos são fechados no centro de Curitiba ou em bairros próximos, como o Centro Cívico.

Atualmente, os três imóveis da Víncere Locações contam com alguns espaços disponíveis. É possível conferir as salas comerciais e lajes corporativas disponíveis abaixo:

World Business

Neo Corporate

JG1698

Além de espaços prontos para serem ocupados, a locação nesses locais oferece o serviço de concierge, além de um clube de benefícios, o Víncere Vantagem.

Um reflexo da economia

A economia não é uma ciência exata, pois envolve pessoas. Há, porém, diversos fatores que indicam momentos de retomada ou de queda. Parte dessa explicação está na confiança de investidores. Isso resulta na abertura de novos pontos comerciais, o que diminui a disponibilidade de espaços a serem ocupados.

Por isso, a subida do mercado de locação comercial curitibano – que segue uma realidade vivida em todo o Brasil – é um indicativo de melhora dos níveis econômicos. 

Outro ponto importante sobre a locação de salas comerciais e o aquecimento do mercado de locação curitibano é a percepção das empresas de que muitos negócios precisam de um espaço físico para apoiar uma estrutura de trabalho híbrido, como explicamos neste artigo do blog.

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.