26 dezembro 2023

7 livros para empreendedores

Dicas | Gerenciamento de equipes
7 livros para empreendedores

O hábito da leitura pode trazer insights para os negócios: veja uma lista de livros para empreendedores, para tornar o seu negócio mais inteligente e efetivo em 2024

Uma das promessas recorrentes nos fins de ano é de estudar e ler mais. Muitos empresários gostam de unir o útil ao agradável e há diversos livros para empreendedores que podem ajudar na administração e na tomada de decisão dos negócios.

Neste artigo, vamos dar sugestões de livros para empreendedores para incluir na sua lista para 2024.

1. O Poder do Hábito, Charles Duhigg

No livro, o autor menciona que cerca de 40% das ações que as pessoas tomam em seus dias não são decisões, mas hábitos. Mas como esses costumes são criados? Esse é justamente o tema do livro, que serve tanto para compreender mais a fundo os hábitos dos consumidores quanto a entender os processos no dia a dia corporativo.

2. Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, Ed Catmull

Você certamente assistiu a algum filme de sucesso da Pixar. Toy Story? Monstros S.A? Procurando Nemo? Wall-E? Nesta obra, Catmull explica como a Pixar incentiva o processo de criatividade em seu negócio, que gerou filmes campeões de bilheteria e que ficaram guardados na mente de crianças e adultos.

Ele também aborda várias dinâmicas realizadas na Pixar e como histórias de filmes famosos foram totalmente transformadas com a participação de mais pessoas.

Você sabe o que é gestão da inovação? Explicamos em nosso blog!

3. Por que nós dormimos, Matthew Walker

Você já deve ter ouvido o lema: “Trabalhe/Estude enquanto eles dormem”. Depois de terminar este livro, você nunca mais vai falar desta forma. É provável que diga: “Durma enquanto eles trabalham/estudam”.

Walker se aprofunda na ciência do sono, explicando o porquê dar atenção a esse hábito é fundamental para a qualidade de vida – e muito mais importante para crianças e jovens.

Não é de se duvidar que, após terminar a leitura, você resolva tirar um cochilo depois do almoço ou criar um espaço para que os seus colaboradores possam descansar antes de voltarem no período da tarde.

4. O Poder dos Quietos: Como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar, Susan Cain

Qual colaborador deve ser valorizado em um negócio: aquele que se expressa o tempo todo ou os considerados tímidos? Os introvertidos, muitas vezes, são mal-entendidos no ambiente corporativo, apesar das qualidades de escuta e de serem considerados bons líderes.

Neste livro, a autora se foca em como os introvertidos, muitas vezes, podem ser potencializados em um mundo que não para de falar. E, além disso, incentivar a diversidade no ambiente de trabalho é um ponto positivo para as empresas.

5. Essencialismo, a disciplinada busca por menos, Greg McKeown

Em um mundo recheado de possibilidades, McKeown aborda a importância de se ter um estilo de vida calcado no essencial. Mas o que é essencial? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida tanto para o mundo dos negócios quanto na vida pessoal.

“Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidirmos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas – chefes, colegas, clientes e até a família – decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo”, diz o autor.

Já pensou o poder da sua empresa focado no essencial?

6. Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas, David Epstein

“As pessoas que melhor resolvem problemas são as mais capazes de determinar sua estrutura profunda antes de determinar uma estratégia de resolução”, afirma Epstein no capítulo 5 do livro. Ou seja, quanto mais uma pessoa se especializa, menor a possibilidade de compreender o todo.

E, ao contrário do que o autor sugere, o mundo é cada vez mais especializado: da formação médica às nossas atribuições no trabalho. É claro que há setores e temas que demandam mão de obra extremamente personalizada, mas contar com pessoas com capacidade de contextualizar temas e resolver problemas pode se tornar um grande diferencial.

7. Negocie como se sua vida dependesse disso: Um ex-agente do FBI revela as técnicas da agência para convencer as pessoas, Chris Voss

A vida é uma sucessão de negociações: de determinar o local das férias a comprar um novo carro. A obra foca em demonstrar as táticas usadas pelos negociadores do FBI e como elas podem ser replicadas em situações do mundo real, incluindo no universo corporativo.

Do colaborador que precisa negociar um novo salário com o chefe, passando por uma reunião com o cliente, o livro oferece insights e formas de reagir nesses momentos de maneira inteligente, usando a empatia e as técnicas em prol do convencimento.

Além dos livros para empreendedores, que tal acompanhar alguns podcasts sobre o mundo do empreendedorismo? Veja a lista neste artigo!

Conheça as opções de salas comerciais e lajes corporativas disponíveis para locação em nossos empreendimentos.

Posts Relacionados

Work-life balance: saiba a importância de se ter
17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas,...

LEIA MAIS Seta
Como será o mercado de trabalho em 2030?
10 junho 2024

Como será o mercado de trabalho em 2030?

Listamos 7 características que devem ser importantes para as profissionais atraírem o olhar das empresas, considerando a evolução da...

LEIA MAIS Seta
Como montar um escritório confortável e eficiente?
03 junho 2024

Como montar um escritório confortável e eficiente?

Um escritório confortável deve ser focado na produtividade e no bom rendimento dos colaboradores, sem deixar de lado a...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.