17 novembro 2023

Qual o benefício da diversidade no ambiente de trabalho?

Gerenciamento de equipes
Qual o benefício da diversidade no ambiente de trabalho?

Mais engajamento e criatividade, melhores resultados financeiros e ampliação da retenção de talentos são alguns dos benefícios de construir um ambiente diverso em uma organização

As pessoas são o maior ativo das empresas. Esta afirmação pode soar exagerada, especialmente em um mundo no qual a tecnologia evolui tão rapidamente. No entanto, as novidades estão cada vez mais disponíveis e acessíveis para todos os negócios, independentemente do porte. Nesse contexto, a maneira como se aplica a tecnologia é o que gera inovação e pode diferenciar uma empresa em um negócio.

E uma das formas de garantir uma empresa com múltiplas perspectivas a respeito de um tema é investir na diversidade no ambiente de trabalho. Este tópico ganhou mais atenção nos últimos anos, especialmente a partir do momento em que as organizações passaram a reconhecer os benefícios que esta prática pode trazer aos negócios.

Quando se fala de diversidade no ambiente de trabalho, trata-se da presença de indivíduos de diferentes origens, raças, etnias, gêneros, orientações sexuais, idades, habilidades e perspectivas. Quando essa “colcha de retalhos” atua de forma coordenada, reúnem-se diversidade de pensamento e de experiências para buscar soluções para os problemas do dia a dia ou desenvolver novos produtos e serviços.

Uma pesquisa da Cloverpop demonstrou que equipes tomam melhores decisões do que pessoas em 66% dos casos. Isso porque mais gente envolvida aumenta a interpretação de contexto e identifica novas oportunidades. E este índice pode ser ainda melhor, especialmente se incluir pessoas de diversos gêneros, idades e raças – chegando a 87% de melhoria na tomada de decisão.

O raciocínio por trás disso é claro: clientes e consumidores vêm de todas as origens e têm diferentes preferências e necessidades. Ter uma força de trabalho diversificada auxilia as empresas a compreender e atender de forma mais eficaz a esses públicos diversos.

Retenção de talentos

Uma das dificuldades vividas por muitas organizações está na retenção de talentos. Como manter bons colaboradores por mais tempo em um negócio? A resposta pode estar justamente na busca por fomentar a diversidade no ambiente de trabalho.

A lógica é simples: se os colaboradores percebem que a empresa valoriza a diversidade e promove um ambiente inclusivo, há aumento de engajamento e de motivação. Com isso, a empresa economiza tempo e recursos na contratação e treinamento de novos funcionários.

Em um artigo sobre as preferências da Geração Z no ambiente corporativo, a consultoria Deloitte se debruçou sobre os fatores que impactam na permanência dessas pessoas em empresas. Segundo o Ministério do Trabalho, o tempo médio de permanência de um colaborador em uma empresa no Brasil não ultrapassa os dois anos. Se ele tiver entre 18 e 24 anos, a média é de nove meses.

A Deloitte descobriu que a chamada geração Z foca sua energia “em sustentabilidade, diversidade, equidade, inclusão e mudanças climáticas”. Por isso, o desafio está em conseguir mesclar perspectivas e contextos de pessoas tão diversas em prol de um objetivo comum.

O impacto de uma liderança diversa

Uma pesquisa da consultoria McKinsey demonstrou que a diversidade no ambiente de trabalho pode ser um componente chave para ampliar os resultados de uma organização. Empresas mais diversas estão mais aptas a conquistar e reter talentos, solucionar problemas de seus clientes e tomarem decisões mais assertivas, criando um círculo virtuoso de retornos financeiros.

Esse impacto é ainda mais amplo quando a diversidade se estende às lideranças. “Apesar de não se poder afirmar que correlação não significa causabilidade – ou seja, diversidade de idade, gênero e étnica na liderança não significa mais lucro –, a conexão indica que, quando as empresas se comprometem com uma liderança diversa, elas são mais bem-sucedidas”, afirma a pesquisa.

Saiba mais sobre os tipos de liderança empresarial neste artigo!

A habilidade de manter pessoas e de ter uma liderança diversa também se reflete na reputação empresarial. Empresas que demonstram um compromisso com a diversidade são vistas de forma mais positiva pelos clientes, investidores e stakeholders. Isso pode abrir oportunidades de negócios e melhorar a reputação da organização no mercado – além de criar um círculo virtuoso na manutenção de pessoas.

Portanto, as empresas que reconhecem o valor da diversidade e promovem a inclusão estão em uma posição melhor para prosperar e ter sucesso no mundo empresarial altamente competitivo de hoje. Diante dessa realidade, a diversidade no ambiente de trabalho não é apenas uma tendência, mas uma estratégia inteligente para o crescimento, o progresso e a sobrevivência dos negócios.

Conheça as salas e lajes comerciais dos empreendimentos da Víncere Locações, que oferecem áreas comuns completas e equipadas, serviços de Concierge e clube de benefícios aos seus condôminos.

Posts Relacionados

Por que locar em um strip mall?
19 fevereiro 2024

Por que locar em um strip mall?

Listamos, abaixo, 6 benefícios que explicam os motivos para tomar esta decisão: baixa concorrência, facilidade de compra, visibilidade e...

LEIA MAIS Seta
O que é comércio de vizinhança?
12 fevereiro 2024

O que é comércio de vizinhança?

Locais são os queridinhos de quem não tem muito tempo e prioriza a praticidade no dia a dia Os...

LEIA MAIS Seta
A importância da curadoria para um strip mall
05 fevereiro 2024

A importância da curadoria para um strip mall

Mix de lojas e serviços é fundamental para garantir o sucesso deste empreendimento, que mescla o melhor das lojas...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.