21 agosto 2020

Como serão os eventos pós-crise?

Geral
Como serão os eventos pós-crise?

Não é novidade que o setor de eventos foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19 e a subsequente necessidade de isolamento social para contenção do vírus: milhares de eventos — esportivos, culturais, corporativos, entre outros — foram cancelados, em todo o país. De uma só vez, em uma situação sem precedentes, o setor inteiro precisou parar, gerando prejuízos ainda incalculáveis — tanto por conta do cancelamento dos eventos, quanto pelos negócios que deixaram de ser feitos por isso. 

Porém, sabemos que uma hora os eventos precisarão retornar, seja voltando ao que era antes ou adaptando-se ao que está sendo chamado de “novo normal”. Afinal, as pessoas sentem falta de sair de casa e encontrar os amigos, em eventos culturais e, de maneira semelhante, os eventos corporativos fazem falta para a geração de negócios e para girar a economia. A demanda vai voltar a existir e os eventos vão voltar a existir. A questão é quando e como isso vai acontecer. Que mudanças acontecerão nos eventos pós-crise? 

Uma grande ajuda da tecnologia 

Enquanto as pessoas precisam permanecer em casa, muitos eventos migraram para o meio digital, aproveitando as câmeras, microfones e internet que a maioria das pessoas possui hoje em dia, em suas casas. Mas, quando os eventos presenciais voltarem a acontecer, a tecnologia também será muito importante, em especial para a segurança.  

Scanners para aferição de temperatura automática, câmeras que reconhecem se as pessoas estão usando máscara e controles de acesso para que apenas as pessoas que cumprem os protocolos de segurança possam entrar no evento são apenas algumas das soluções que já estão disponíveis no mercado e que podem ajudar na realização dos primeiros eventos pós-crise.  

Além disso, acredita-se que a preocupação com a higiene, tão presente durante a pandemia, continuará nos eventos pós-crise. Mas esse é outro aspecto que a tecnologia pode tornar mais simples, com dispensers automáticos de álcool em gel ativados por sensores e outras soluções.  

Eventos com mais qualidade 

Após tanto tempo sem frequentar eventos presenciais, acredita-se que o público se tornará mais exigente sobre os locais que frequentam. Dessa maneira, os produtores precisarão investir em eventos com ainda mais qualidade, com organização impecável. Isso vai desde a programação dos eventos até aspectos mais práticos, como o cuidado com o espaço. 

Nesse sentido, tudo indica que o público irá prezar por espaços mais amplos, que permitam manter algum nível de distanciamento. Em palestras, por exemplo, será interessante manter um espaço maior entre as poltronas, para que as pessoas se sintam mais seguras em confortáveis. Dessa maneira, é sensato dizer que os produtores precisarão ter ainda mais cuidado na escolha das sedes para seus eventos, antes de assinar qualquer contrato de locação.  

No mais, ainda é cedo para fazer apostas mais específicas. Afinal, nos próximos dias e meses, a situação pode mudar bastante (como já vimos mudar recentemente, diga-se de passagem). Contudo, uma coisa é certa: os eventos vão voltar a acontecer, em algum momento, e os organizadores precisam ficar de olho nas notícias e se manter preparados para os desafios que vem por aí.  

Posts Relacionados

Work-life balance: saiba a importância de se ter
17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas,...

LEIA MAIS Seta
Como será o mercado de trabalho em 2030?
10 junho 2024

Como será o mercado de trabalho em 2030?

Listamos 7 características que devem ser importantes para as profissionais atraírem o olhar das empresas, considerando a evolução da...

LEIA MAIS Seta
Como montar um escritório confortável e eficiente?
03 junho 2024

Como montar um escritório confortável e eficiente?

Um escritório confortável deve ser focado na produtividade e no bom rendimento dos colaboradores, sem deixar de lado a...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.