Como aproveitar o espaço da sala comercial
Local deve ser organizado e versátil, para atender a todas as demandas; veja como otimizar o espaço da sala...
LEIA MAISEm um mundo com cada vez mais distrações, garantir o foco dos colaboradores no trabalho pode se tornar um diferencial para o seu negócio
Um dos grandes desafios do mundo moderno corporativo é o volume de situações que tiram a atenção e o foco durante a nossa jornada de trabalho. E-mails surgindo em sua caixa de entrada, mensagens no Whatsapp, a dúvida de um colega, aquela passada de olho nas redes sociais… É difícil estar com a atenção plena em uma atividade apenas.
E isso gera um impacto em nossa produtividade, especialmente para aqueles com maior dificuldade para recuperar o foco no que estava fazendo. E é esse o principal objetivo do mindfulness, uma técnica budista que pode transformar a relação das pessoas com o trabalho – e com a vida em geral.
O termo inglês mindfulness pode ser traduzido por atenção plena – voltado a pessoas de qualquer idade e sem relação com crenças ou religião.
Há teorias complexas a respeito do mindfulness, mas, de forma sucinta, é possível estabelecer três princípios fundamentais:
– Presenteísmo, o que representa o ato de viver o momento atual, sem preocupações com o passado ou o futuro.
– Aceitação, compreendendo que cada prática e atividade leva ao surgimento de pensamentos e sentimentos, deixando que eles fluam livremente, sem julgamentos.
– Não-reação, talvez seja um dos aspectos mais complexos do mindfulness. Receber estas informações e sinais e não reagir de imediato.
Estar presente naquele momento resulta em uma melhora na performance dos colaboradores em diferentes áreas, como demonstram alguns estudos:
– Uma meditação de 15 minutos pode ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais inteligentes.
– Aprender estas práticas e técnicas impacta diretamente na criatividade.
– Aumento da capacidade de resolver problemas, com momentos de insights.
– Amplia a atenção: foi o que mostrou um estudo conduzido com pessoas entre 55 e 75 anos.
Não à toa, ao longo dos últimos anos, a prática do mindfulness passou a ser cada vez mais estudada, inclusive em relação à aplicação no mundo corporativo.
Isso porque, se for bem-sucedida, pode gerar resultados interessantes, como:
Contribui para desenvolver a capacidade de foco, especialmente em um mundo que apresenta inúmeras distrações. Um foco mais restrito pode ser o caminho para encontrar soluções criativas para problemas.
Os princípios de aceitação e de não-reação contribuem para que as pessoas aprendam a lidar com estresse, expectativas e ansiedade.
O ato de não reagir instintivamente leva as pessoas a aprofundarem sua visão sobre determinados temas antes de tomarem decisões. Com isso, passam a ter um entendimento mais objetivo da situação.
Muitas pessoas não conseguem estabelecer limites entre a vida pessoal e a profissional. O mindfulness ajuda a controlar a rotina de modo a separar os momentos, mesmo em home office, reduzindo ansiedade e a depressão e diminuindo afastamentos de ordem mental.
Estamos falando de pessoas mais focadas, menos estressadas e com uma capacidade de tomada de decisão mais inteligente, analisando antes de reagir de forma abrupta.
Ao analisar as vantagens desta prática, as organizações podem auxiliar os colaboradores na busca pela adoção dessas práticas no dia a dia. É possível separar isso em dois momentos.
Inicialmente, as empresas precisam ensinar as principais práticas de mindfulness, o que pode ser feito em cursos e capacitações específicas dessa soft skill. Estas orientações podem ocorrer tanto via online quanto presenciais, dando condições para que as pessoas possam se desenvolver.
Nesses cursos, estarão dicas simples para simplificar o mindfulness, como:
– Técnicas de respiração, que podem ser adotadas ao longo do dia ou em momentos de maior estresse;
– Organização para o foco, que considerem lidar com o celular e fechar aplicativos e outros programas que tirem o foco e a concentração;
– Planejamento do dia, que pode ser separado em momentos de foco total, com aqueles para responder as pessoas (em e-mails ou whatsapp) e incluir pequenas pausas, que ajudam a reduzir o cansaço e a fadiga;
– Aumento da autoconsciência, o que pode ser obtido com práticas como meditação, atividades físicas e até a leitura.
Em um segundo momento, o papel das empresas é criar um bom ambiente de trabalho e dar condições para que essas práticas sejam executadas, sobretudo por parte dos líderes.
De nada adianta promover um curso, se um colaborador acumula tarefas e não tem tempo para planejar o seu dia ou fazer pequenas pausas. Saber técnicas de respiração não vai resolver o seu problema, certo?
Portanto, o mindfulness é uma prática que pode ser muito benéfica para as pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Ao cultivar a atenção plena, é possível aumentar a produtividade, melhorar a saúde mental e a qualidade de vida.
Local deve ser organizado e versátil, para atender a todas as demandas; veja como otimizar o espaço da sala...
LEIA MAISÉ preciso se atentar a pontos imprescindíveis, mas que podem passar despercebidos antes de fechar o contrato de locação...
LEIA MAISO mais novo empreendimento comercial do Cabral está 80% comercializado: não perca a oportunidade de investir em uma loja...
LEIA MAISUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.